TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais

Ensaios: Sistemas Operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2013  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 3

1) Qual o conceito de Tempo de Resposta de um sistema? Por que os sistemas que processam em tempo real exigem atenção especial para o tempo de resposta?

Tempo de resposta é o tempo que uma informação leva para ser processada. Nos sistemas que processam em tempo real tem uma atenção especial ao tempo de resposta por trabalharem com um tempo de resposta pré-definido, o chamado prazo de tarefa. O não cumprimento da tarefa dentro do prazo caracteriza uma falha no sistema.

2) Como funciona o processamento do tipo Time Sharing?

Time Sharing (tempo compartilhado) é um sistema de divisão de tempo do processador, nesse conceito cada programa na memória utiliza o processador em pequenos intervalos de tempo. A CPU executa vários jobs alternando entre eles (multiprogramação), mas as trocas ocorrem com tanta frequência que o usuário pode interagir com seu programa como se tivesse uma máquina exclusiva para ele. Assim se permite a comunicação direta entre o usuário e o sistema.

3) Qual a finalidade e a importância do escalonador de tarefas no sistema operacional?

Tem como finalidade selecionar uma tarefa, de um conjunto de tarefas aptas para execução, que será a próxima a ser executada pela CPU. É de grande importância para o funcionamento de sistemas operacionais Time Sharing, pois é essencial para selecionar as tarefas a serem executadas pela CPU e aquelas que devem aguardar para serem executadas, selecionando as tarefas com maior prioridade.

4) Explique o mecanismo de funcionamento das interrupções.

O mecanismo de interrupções consiste no tratamento de eventos dos programas. Durante a execução de um programa podem ocorrer eventos inesperados interrompendo o fluxo normal de execução, quando isso ocorre o SO é chamado para executar uma rotina de tratamento apropriada. Ele salva o estado do processo interrompido antes de realizar o desvio, assim o processo ao ser executado novamente continua de onde parou. Também faz o tratamento de término de operações interrompendo o programa e o controle é desviado para a rotina responsável por tratar o evento. Ocorre da seguinte maneira: quando ocorre uma exceção o mecanismo salva o conteúdo dos registradores na pilha de controle, identifica a origem do evento, obtém o endereço da rotina de tratamento e restaura o conteúdo dos registradores.

5) Quando a memória RAM de um PC não é suficiente para executar todos os processos que o usuário necessita, o que o Sistema Operacional pode fazer?

Quando existem processos demais para a quantidade de memória, quando não existe espaço de endereçamento suficiente para todos os processos o Sistema Operacional gerencia as trocas de dados entre a memória e o HD, ou seja, uma memória virtual no disco que se torna uma extensão da memória principal.

6) Quais as responsabilidades do gerenciador de processos? Quais as responsabilidades do gerenciador de entrada e saída?

Gerenciador de Processos: Criar e excluir processos de usuário e de sistema; suspender e retomar processos; fornecer mecanismos para a sincronização de processos; fornecer mecanismos para a comunicação de processos; e fornecer mecanismos para o tratamento de deadlocks.

Gerenciador de Entrada e Saída:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com