TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais

Monografias: Sistemas Operacionais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 5

1- O que é um sistema computacional? Pensando no usuário final por que o Sistema Operacional precisa fazer parte do sistema computacional?

Sistema computacional é a união entre hardware, software e usuário. Devido a complexidade do hardware é necessário o sistema operacional no sistema computacional, pois ele gerencia o hardware permitindo a interação entre usuário e hardware de forma facilitada e simplificada.

2 – Quais as duas principais funções de um Sistema Operacional?

Gerenciar os recursos de hardware e simplificar e facilitar a interação entre usuário e hardware.

3 – Explique por que um Sistema Operacional ao ser projetado precisa levar em consideração o projeto do Sistema Computacional em que ele vai rodar/funcionar?

Porque o SO gerencia o hardware, assim levando em consideração todos os recursos de hardware o SO consegue utilizar todos os recursos do hardware, formando um sistema computacional eficiente.

4 – Quais foram as principais evoluções de software e hardware em cada geração dos Sistemas Operacionais? Quais foram as principais contribuições para o mundo dos S.O?

1ª geração: os computadores utilizavam na maioria válvulas, todos os computadores eram muito primitivos e demoravam segundos para executar cálculos simples. Ainda não existiam Sistemas Operacionais.

2ª geração: houve a introdução dos transistores nos computadores. Eles tornaram-se confiáveis para ser fabricados e comercializados. O Sistema operacional era um programa especial , anterior ao que temos hoje, que lia tarefas armazenadas em fitas magnéticas. O SO carregava o compilador Fortran a partir das fitas, executava e concluía a tarefa.

3ª geração: Surgiram computadores com circuitos integrados, que tinham um custo-benefício melhor que os de transistores individuais. Os Sistemas Operacionais podiam executar técnicas como a multiprogramação e spooling. Surgiu o SO UNIX que baseado no mesmo surgiria uma versão menor denominada MINIX que depois deu origem ao LINUX.

4ª geração: Foram desenvolvidos chips com milhares de transistores em um centímetro quadrado de silício, surgiu a era dos computadores pessoais. Surgiram os SOs, MS-Dos ,que mais tarde evoluiria para o Windows 95, o Macintosh da Apple. Surgiu também a interface gráfica GUI, uma interface amigável para o usuário. Em meados de 1980 houve o desenvolvimento de redes de computadores pessoais executando sistemas operacionais de rede e sistemas operacionais distribuídos.

Devido a essa evolução, os SOs agora podem ser instalados em máquinas com hardwares diferentes, além de tornar o SOs como um facilitador da interação máquina x usuário.

5 – Diferencie sistemas operacionais Batch de Sistemas Operacionais On-line.

Nos sistemas operacionais Batch, é feita a operação, as informações são agrupadas em lotes ara somente depois serem processadas. Nos sistemas operacionais On-line, o processamento ocorre junto a operação, o processamento é feito na hora

6- Informe os nomes correspondentes a cada camada e descreva o conceito de cada camada.

1ª camada, programas de aplicações ou aplicativos: são programas escritos pelos usuários para resolver problemas específicos ou adquiridos de terceiros.

2ª camada, programas de sistema: são programas que podem ser fornecidos pelo fabricante, mas não fazem parte do sistema operacional, como compiladores, editores, etc.

3ª camada, sistema operacional: gerencia a interface entre o hardware e os programas de usuário.

4ª camada, linguagem de máquina: composta por um conjunto de 50 a 300 instruções, a maioria das quais movimenta dados dentro da máquina, realiza operações aritméticas e compara valores.

Microcódigo: é um interpretador que busca as instruções de máquina na memória principal, gerando um conjunto de sinais de controle necessários a execução de instruções pelo hardware.

Dispositivos físicos : chips, circuitos integrados, fios, fontes de alimentação, tubos d e raios, enfim todos os dispositivos que “formam” um computador.

7 – Dentro da 3ª geração (1965-1980) Qual o principal fator que levou o preço dos computadores a cair e consequentemente levou o projeto Multics ao fracasso? Explique.

O MULTICS trazia um conceito de computador utilitário, onde poderia suportar diversos usuários em uma só máquina, mas devido ao alto custo de fornecer computadores com uma arquitetura que suportasse essa tarefa, o MULTICS acabou fracassando.

8 - Explique qual foi a principal contribuição (técnica) do projeto OS/360 da IBM, que suportava computação científica e comercial, para os Sistemas Operacionais Modernos.

Foi justamente o fato de suportar tanto a computação científica quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com