TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais

Artigos Científicos: Sistemas Operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  816 Visualizações

Página 1 de 2

SESI/SENAI Maracanã

Curso Técnico de Informática

Matéria: Sistemas Operacionais

Professor: Wanderley Fonseca

Aluno: _____________________________________________________________

Turma: ________________

Data: ___ / ___ / _____

Exercício sobre Gerência de Memória

1. Quais as funções básicas da gerência de memória?

2. Considere um sistema computacional com 40Kb de memória principal e que utilize um S.O. de 10Kb que implemente alocação contígua de memória. Qual a taxa de subutilização da memória principal para um programa que ocupe 20Kb de memória?

3. Suponha um sistema computacional com 64Kb de memória principal e que utilize um S.O. de 14Kb que implemente alocação contígua de memória. Considere também um programa de 80Kb, formado por um módulo principal de 20Kb e três módulos independentes, cada um com 10Kb, 20Kb e 30Kb. Como o programa poderia ser executado utilizando-se a técnica de overlay?

4. Considerando o exercício anterior, se o módulo de 30Kb tivesse seu tamanho aumentado para 40Kb, seria possível executar o programa? Caso não, como o problema poderia ser contornado?

5. Suponha um sistema computacional com 128Kb de memória principal e que utilize um sistema operacional de 64Kb que implementa alocação particionada estática relocável. Considere também que o sistema foi inicializado com três partições: P1 (8KB), P2(24Kb) e P3(32Kb). Calcule a fragmentaçao interna da memória principal após a carga de três programas: PA, PB e PC.

a) P1 PA(6Kb); P2 PB(20Kb); P3 PC(28Kb)

b) P1 PA(4Kb); P2 PB(16Kb); P3 PC(26Kb)

c) P1 PA(8Kb); P2 PB(24Kb); P3 PC(32Kb)

6. Considerando o exercício anterior, seria possível executar quatro programas concorrentemente utilizando apenas a técnica de alocação particionada estática relocável? Se for possível, como? Considerando ainda o mesmo exercício, seria possível executar um programa de 36Kb? Se for possível, como?

7. Qual a limitação da alocação particionada estática absoluta em relação à alocação estática relocável?

8. Considerando as estratégias para escolha da partição dinamicamente, conceitue as estratégias best-fit, worst-fit e first-fit especificando prós e contras de cada uma.

9. Considere um sistema que possua as seguintes áreas livres na memória principal, ordenadas crescentemente: 10Kb, 4Kb, 20Kb, 18Kb, 7Kb, 9Kb, 12Kb e 15Kb. Para cada programa a seguir, qual seria a partição alocada utilizando-se as estratégias first-fit, best-fit e worst-fit?

a) 12Kb

b) 10Kb

c) 9Kb

10. Um sistema utiliza alocação particionada dinâmica como mecanismo de gerência de memória. O S.O. aloca uma área de memória total de 50Kb e possui, inicialmente, os programas da tabela a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com