TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais

Trabalho Escolar: Sistemas Operacionais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 4

1. O que é Software Livre?

Software Livre, ou Free Software é o software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído livremente é sendo acompanhado por uma licença de software livre (como a GPL ou a BSD), e com a disponibilização do seu código-fonte. Para um software ser totalmente livre ele precisa ter As 4 liberdades básicas que são A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito,

A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades, A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo, e A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie.

Um programa é software livre se os usuários tem todas essas liberdades

2. Quais informações encontramos no arquivo messages encontrado na pasta /var/log?

/var/log/syslog: log do sistema;

/var/log/message: sistema de mensagens de registro geral;

/var/log/auth.log: autenticação log;

/var/log/kern.log: log do kernel;

/var/log/cron.log: log crond;

/var/log/maillog: log do servidor de correio;

/var/log/qmail/: log Qmail;

/var/log/httpd/: log de erro e acesso ao Apache;

/var/log/lighttpd: log de erro e acesso a Lighttpd;

/var/log/boot.log: registro de inicialização do sistema;

/var/log/mysqld.log: registro de banco de dados MySQL;

/var/log/secure: autenticação log;

/var/log/utmp ou /var/log/wtmp: registro de logins.

Em /var/log é armazenada todos os logs do sistema, no entanto, alguns aplicativos, como o httpd, incluem um subdiretório específico onde guardam seus próprios arquivos de log.

3. O que é BIOS? Quais configurações podemos realizar nele?

BIOS

Basic Input/Output System): é um software gravado em um chip da placa-mãe, onde se encontram as informações básicas para que o sistema entre em funcionamento (boot). Ele roda uma série de rotinas, que testam rapidamente cada item do sistema, como memória, placa de vídeo, teclado, drives, etc. O software do Bios é feito sob medida para sua placa-mãe e chipset, para que possa realmente controlar o boot da máquina e possa rodar todos os testes.

A BIOS é justamente o programa que nos permite configurar A velocidade de operação das memórias, o modo de funcionamento dos discos rígidos, e em muitos casos até mesmo a velocidade do processador, são configuráveis através do Setup.

4. Qual a função do bootloader?

O bootloader, ou gerenciador de boot, é um programa simples com a função de acessar o disco do computador e carregar o sistema operacional na memória para assumir o controle do equipamento. Ele pode ser apenas um único programa ou múltiplos encadeados, desde que um deles execute o carregamento do sistema operacional. Conforme for a utilização do bootloader, nem sempre ele será visualizado na inicialização, na maioria das vezes, ele estará completamente invisível para o usuário.

5. Quais informações contém o arquivo iniitab?

/etc/inittab, que é o responsável por definir o nível de execução (runlevel) que o Linux vai iniciar e a sequência de scripts que serão executados para inicializar os serviços.

id:2:initdefault:

Essa linha, pessoas indica qual o runlevel padrão o sistema vai iniciar! Então, se quero trocar o nível, é aqui que vou mexer! Só por favor não incluam ai o nível 0 ou 6… rs senão o sistema vai ligar e desligar eternamente!

si::sysinit:/etc/init.d/rcS

A linha acima, chama o script que irá iniciar todos scripts que iniciam em ‘S’ no /etc/rcS.d.

~~:S:wait:/sbin/sulogin

Essa linha, chama o comando sulogin, que é utilizado pelo sistema para entrar em modo monousuário (single). Quando o sulogin é invocado, o seguinte prompt é exibido:

l0:0:wait:/etc/init.d/rc 0

l1:1:wait:/etc/init.d/rc 1

l2:2:wait:/etc/init.d/rc 2

l3:3:wait:/etc/init.d/rc 3

l4:4:wait:/etc/init.d/rc 4

l5:5:wait:/etc/init.d/rc 5

l6:6:wait:/etc/init.d/rc

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com