TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais Modernos

Artigo: Sistemas Operacionais Modernos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  4.965 Visualizações

Página 1 de 3

1) O que é multiprogramação?

É o mecanismo de trocas rápidas de processos pela CPU, que permite que vários processos sejam executados sequencialmente. Com a multiprogramação, vários programas podem estar na memória ao mesmo tempo, cada um aguardando seu momento para ser executado.

2) O que é a técnica de spooling? Você acha que computadores pessoais avançados terão spooling como uma característica padrão no futuro?

É o processo de transferencia de dados utilizando uma área de trabalho temporária para que um outro programa possa acessá-lo posteriormente. Enquanto impressoras e periféricos não apresentarem um buffer mais robustos, o computadores pessoais terão que manter a técnica do spooling.

3) Nos primeiros computadores, todo byte de dados lido ou escrito era tratado pela CPU (isto é, não havia DMA). Quais as implicações disso na multiprogramação?

A ausencia ou não utilização da DMA causa lentidão a CPU, pois, o controlador vai ler um bloco do dispositivo, bit a bit, até que todo o bloco esteja no buffer interno do controlador. Depois, o controlador calcula a soma de verificação para verificar se não ocorreu nenhum erro de leitura, então, o controlador causa uma interrupção.

4) A ideia da família de computadores foi introduzida nos anos 60 com os computadores de grande porte IBM System/360. Esta ideia esta morta e sepultada ou ainda vive?

Verifica-se que os fabricantes de computadores ainda trabalham com o conceito de família, permitindo a eles, apresentar várias configurações de hardware e software ao consumidor numa mesma série, ou família, de computadores.

5) Das instruções a seguir, quais só podem ser executadas em modo núcleo?

(a) Desabilite todas as interrupções

(b) Leia o horário do relógio

(c) Altere o horário do relógio

(d) Altere o mapa de memória

(A) e (D). Devido estes serem execuções muito importantes para a memória do núcleo.

6) O que é uma instrução trap. Explique seu uso em sistemas operacionais.

É uma chamada ao sistema operacional gerada pelo programa em execução. A execução da instrução TRAP serve em situações em que o programa não teria como prosseguir, por exemplo, em operações aritméticas.

7) Qual é a diferença fundamental entre um trap e uma interrupção?

Um TRAP empilha as instruções para serem executadas posteriormente. A interrupção é gerada por algum dispositivo externo à CPU e ocorrem independentemente das instruções que a CPU está executando.

8) Qual é a finalidade de uma chamada de sistema em um sistema operacional?

Requisitar um serviço do sistema operacional, ou mais especificamente, do núcleo do sistema operacional. Ao realizar a chamada de sistema, o programa que o invocou é interrompido e a informação necessária para continuar a execução é salva.

9) Há várias metas de projeto na construção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com