TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Urbanos de Água e Esgoto

Por:   •  6/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: NATHALIA LINS BENIELLI

Disciplina: Sistemas Urbanos de Água e Esgoto

ATIVIDADE 01

consumo médio per capita de água (cpq) é o consumo médio diário por indivíduo de uma cidade ou população, satisfazendo os consumos domésticos, comercial, público e industrial. Esse valor é usado para o dimensionamento de sistemas de abastecimento de água, ampliações e atividades operacionais.  

Veja o seguinte texto do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) sobre o cpq da Cidade de Rio de Janeiro. 

"[...] chama a atenção o consumo médio per capita de água no estado do Rio de Janeiro, sempre bastante elevado quando comparado com as demais Unidades da Federação. Com 254,9 l/hab./dia em 2018, o estado apresenta valor 39,6% acima da média da macrorregião Sudeste e 64,6% acima da média do país. Assim como nos anos anteriores, em 2018, o valor do estado é fortemente influenciado pelo consumo médio per capita da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE/RJ), igual a 281,9 l/hab./dia" (BRASIL, 2019, p. 74-75). 

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Regional. Secretaria Nacional de Saneamento. Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento: 24º Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos - 2018. Brasília: SNS/MDR, 2019. Disponível em: http://www.snis.gov.br/downloads/diagnosticos/ae/2018/Diagnostico_AE2018.pdf. Acesso em: 15 abr. 2020. 

  

Com a situação apresentada sobre o alto consumo per capita da cidade de Rio de Janeiro, disserte como o estado de conservação do sistema de abastecimento, a idade das construções e o tipo de atividades econômicas podem estar relacionados a essa situação. 

  

RESPOSTA:

  A cidade do Rio de Janeiro é conhecida por ser um local extremamente quente, na maioria no ano, fazendo com que muitas vezes se faça uma utilização excessiva da água seja para fatores pessoais, como banho ou por atividades econômicas típicas de locais com calor expressivo.

  Outro fator que não podemos negar é que maior parte da cidade é constituída por prédios mais antigos, com tubulações já desgastadas que facilitam o desperdício de água .Fazendo com que a população sofra com um abastecimento de água precário , não só por este motivo, mais também pelo número de construções irregulares e consequentemente tubulações não oficiais, que muitas vezes não recebem manutenção e causam desperdícios expressivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (70.2 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com