TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de Emenda para Vergalhões de Aço utilizados em Sistemas

Por:   •  2/4/2017  •  Monografia  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA

ANDRÉ AUGUSTO LELIS DA SILVA

GABRIEL SILVA DE OLIVEIRA

RONALDO CAMPINA DA SILVA

Sistemas de Emenda para Vergalhões de Aço utilizados em Sistemas

Pré-Fabricado de Concreto Armado

                                                        Jundiaí – SP

2016


ANDRÉ AUGUSTO LELIS DA SILVA

GABRIEL SILVA DE OLIVEIRA

RONALDO CAMPINA DA SILVA

Sistemas de Emenda para Vergalhões de Aço utilizados em Sistemas

Pré-Fabricado de Concreto Armado

CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL

LINHA DE PESQUISA: DESEMPENHO ESTRUTURAL

Projeto de Pesquisa apresentado ao Coordenador do Curso Superior de Engenharia Civil do Centro Universitário Padre Anchieta, como exigência parcial para aprovação na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia Civil, sob a orientação do Prof. Hélio Françozo Júnior.

                                                        Jundiaí – SP

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................

1

2 OBJETIVOS......................................................................................................

2

2.1 OBJETIVO GERAL........................................................................................

2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO..............................................................................

2

2

3 JUSTIFICATIVA ..............................................................................................

4 REFERENCIAL TEÓRICO ..............................................................................

5 METODOLOGIA DE PESQUISA ....................................................................

6 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES .................................................................

7 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...............................................................

2

3

3

4

4


  1. INTRODUÇÃO

    Segundo Salas (1988), a utilização dos pré-fabricados de concreto armado foi dividida em três etapas: De 1950 a 1970 foi um período onde a devastação da guerra fez com que houvesse a necessidade de construir muitos edifícios habitacionais, escolares, hospitais e industriais. Os edifícios construídos nessa época eram compostos de elementos pré-fabricados, e todos esses componentes vinham de um mesmo fornecedor, constituindo o que se chamou de ciclo fechado de produção. De 1970 a 1980 ocorreram acidentes com edifícios construídos com grandes painéis pré-fabricados. Esses acidentes provocaram uma rejeição muito grande na utilização dos elementos pré-fabricados. Nesse contexto se iniciou o declínio dos sistemas pré-fabricados de ciclo fechado de produção. Pós 1980 se deu pelo inicio do ciclo aberto de produção, onde a industrialização de componentes seria destinado ao mercado, e não exclusivamente de uma só empresa.

A consolidação da indústria de pré-fabricados de concreto no Brasil tem contribuído para utilização crescente desse sistema construtivo, uma vez que o mesmo oferece soluções diferenciadas que agregam inovação, economia, diversidade, qualidade e sustentabilidade quando comparado às soluções convencionais.

Nesse contexto de inovação tecnológica, cada vez mais presente nessa solução de engenharia destacam-se as ligações entre os elementos pré-fabricados, buscando-se sempre a rigidez e estabilidade presentes nas soluções construtivas realizadas “in loco”.

Para fazer essas ligações existem vários tipos de luvas: Luvas Prensadas consiste na compressão de uma luva sobre a extremidade de duas barras colocadas topo a topo por meio de uma prensa hidráulica portátil. Luvas Rosqueadas são formadas por duas luvas com rosca interna em uma das extremidades e mais um pino de ligação com rosca externa, que deve ser posicionado entre um vergalhão e outro. As extremidades não rosquedas das luvas são prensadas nas barras com a utilização da prensa hidráulica. A vantagem da solução é que a prensagem das extremidades não rosqueadas pode ser feita previamente ao posicionamento das barras in loco, viabilizando a emenda onde o acesso às barras é difícil. Luva com Graute é usada na construção de pré-moldados em estruturas que requerem conexões resistentes ao momento. Ele é projetado para dar continuidade ao caminho de carga e integridade estrutural entre a carga que carrega membros pré-moldados, tais como colunas, vigas e paredes de cisalhamento, incluindo aplicações verticais. o sistema fornece desempenho da força dinâmica, sísmica e final superior para as aplicações. Luva Pinada é uma emenda de aço de reforçado, não requer nenhuma preparação. É ideal para o reparo, novas construções ou reabilitação de aplicações.

  1. OBJETIVOS

2.1  OBJETIVO GERAL

O presente trabalho tem como finalidade demonstrar a viabilidade técnica e econômica presentes nas soluções pré-fabricadas.

Será apresentada uma abordagem abrangente e definitiva que demonstrem a diversidade das soluções oferecidas pelo mercado, comprovando os grandes avanços obtidos nesse segmento nas últimas décadas.

        

  1.  OBJETIVO ESPECÍFICO

Dando ênfase especial às diversas emendas entre os elementos de concreto, através de sistemas que empregam luvas, tomando-se como estudo obras que utilizam esse sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (145.2 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com