TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de produção flexíveis

Resenha: Sistemas de produção flexíveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Resenha  •  1.878 Palavras (8 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

Conteúdo

Síntese – Sistemas Flexíveis de Manufatura 1

Introdução 1

19.1 1

19.1.1 1

19.1.2 1

19.2 2

19.2.1 2

19.2.2 2

19.2.3 2

19.2.4 2

19.3.1 3

19.3.2 3

19.5 3

19.6 3

19.7 4

19.5.2 4

19.5.3 4

19.5.4 4

Questões 5

Conclusão 7

Referências Bibliográficas 8

Síntese – Sistemas Flexíveis de Manufatura

Introdução

O capitulo cita o inicio da FMS na Grã Bretanha e EUA, e identifica o sistema de manufatura flexível como uma opção para si trabalhar como o manufatura de célula onde se produz peças com características parecidas, faz uma analise também para a implantação da FMS em números se a produção for entre cinco (5) MIL á setenta e cinco (75) por ano compensa, si for abaixo disso não compensa.

O FMS foi idealizado no inicio para a usinagem, mas com o passar do tempo foi sofrendo mudanças para se adequar as necessidades. O inventor do sistema o Engenheiro David Williamson, teve a ideia na década de 60 com um sistema que foi intitulado “System 24”.

O sistema foi instalado em grandes empresas ao redor do mundo cerca de 20 á 25% estavam nos Estados Unidos.

As diferenças dos sistemas são que, o FMS requer mais investimento, mas consegue produzir em grande escala diferentes produtos, enquanto a célula de manufatura pode exigir apenas que o equipamento existente seja reorganizado.

19.1

O FMS é um sistema altamente automatizado, que consegue produzir em grandes quantidades inúmeros produtos, tendo a flexibilidade ligada na automação dos maquinários, se adequando as necessidades do processo, fornecedores e do mercado.

É mais aplicado em processos de usinagem, mais como vimos na introdução foi se expandido para outras áreas.

19.1.1

A questão da flexibilidade identifica as inúmeras situações que podemos nos deparar e quais as respostas para os problemas levantados como por exemplo no sistema manual o operador acaba sendo o facilitador para a flexibilidade do sistema, já no automatizado a troca de ferramentas do torno CNC é o exemplo de flexibilidade.

19.1.2

Tipos de Sistemas de Manufatura Flexível e Célula e quais as aplicações especificas para cada uma delas. Separamos de acordo com os tipos de operações que serão aplicadas, alguns pontos que são observados são número de máquinas e flexibilidade.

A partir desta analise conseguimos montar o processo mais adequado para se ter aumento na produtividade, menos parada de máquina, redução do custo. O sistema de manufatura por célula é aplicado quando temos duas (2) ou três (3) máquinas e o flexível quando temos quatro (4) ou mais máquinas, podemos também programar duas categorias a Dedicada que é projetada para produzir uma variedade limitada de tipos de peças. Aleatória é mais apropriada quando a família de peças for grande.

19.2

Os componentes básicos do FMS estão dívidas em quatro (4) que são 1º Estações de trabalho, 2º Sistema de manuseio e armazenamento, 3º Sistema de controle computadorizado, mas senão tivermos o ser humano o sistema não fica completo para gerenciar todo esse processo o 4º elemento é o homem.

19.2.1

As estações de trabalho são projetadas ergonomicamente para que o colaborador possa executar suas atividades da melhor maneira possível, e não venha ter complicações futuras.

Antes de si montar as estações o projeto bem elaborado antecipa todas as adversidades que o processo possa oferecer, a instalação de equipamento que possam auxiliar na montagem de desmontagem é muito importante. Para gerenciar o equipamento e dar parâmetros o monitor deve ficar em um local estratégico.

Falando de processo de usinagem o torneamento e a fresagem nos mostra o quanto a estação de trabalho bem estruturada nos auxiliar e maximizar o tempo de trabalho.

19.2.2

O sistema de manuseio e armazenamento de material faz com que o FMS flua de uma maneira que não prejudica a produção e é o segundo componente importante de Sistema de Manufatura de Flexível.

Manuseio também tem que possibilitar o deslocamento aleatório, permitir o manuseio de várias configurações e rápido ajuste de fixação.

Configuração de layout deve ser classificada em cinco (5) categorias adequando a melhor prática ao processo desejando, recomenda-se juntar um grupo disciplinar para escolher qual o melhor layout e forma de armazenamento.

19.2.3

O processo de FMS, não poderia evoluir sem os programas de computador (Hardware) todo o controle do equipamento é distribuído por um sistema de computação. Computador central e de microcomputadores controlando diversas máquinas e outros componentes. Pontos controlados estação de trabalho, distribuição de instruções e controle.

Controle de produção os parâmetros para que consiga atingir os números desejados, para obter um bom processo temos que fornecer dados para o equipamento iniciar e finalizar as atividades da maneira que o operador programou o equipamento.

Os controles são diversos como por exemplo de trafego, monitoramento de peças , controle de ferramentas e diagnostico de problema que podem surgir no meio do processo auxiliando na ajuste a manutenções eventuais.

19.2.4

Os recursos humano no processo FMS, acaba sendo o abastecimento da máquina, ajuste fino, manutenção preventiva, corretiva e preditiva. Programação do equipamento que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com