TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas operacionais

Tese: Sistemas operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  Tese  •  2.529 Palavras (11 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 11

1)Descreva Sistemas Operacionais – importância, necessidades e suficiências no controle dos diversos tipos de Hardware.

Resposta : Um sistema operacional (SO) é uma coleção de programas que inicializam o hardware do computador. Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos. Fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas. Mantém a integridade de sistema.O sistema operacional assume o controle do seu PC verificando os dispositivos instalados, aciona o monitor, carrega as interfaces gráficas, e permite executar qualquer rotina como: imprimir, editar textos, digitalizar imagens entre outras. Isso acontece por conter milhoes de linhas de instruções escritas por programadores..

2)Quais os meios de armazenamentos e sua hierarquia?

Resposta : O termo Hierarquia de memória se refere a uma classificação de tipos de memória em função de desempenho. Essa classificação geralmente segue duas dimensões: tamanho e velocidade de acesso, sendo tradicionalmente representada por uma pirâmide.

A base da pirâmide representa dispositivos de armazenamento de massa, de baixo custo por byte e, comparativamente, baixa velocidade de acesso. O preço baixo faz com que esse tipo de armazenamento esteja disponível em grandes volumes. Um exemplo é o DVD.

No topo da pirâmide encontram-se dispositivos extremamente velozes e, ao mesmo tempo, de custo elevado. Exemplo são células de memória 6T usadas na construção de memória cache. Devido ao alto preço, esse tipo de memória aparece em máquinas em pequenas quantidades.

registradores, cache, memoria principal, disco magnetico e fita magnetica.

3)A cada geração de computadores Hardware o Sistema Operacional foi sendo melhorado, otimizado e foram buscadas novas formas de acesso ao sistema como um todo. Descreva esta evolução.

Resposta : Inicialmente a partir da década de 40, ou seja, com a primeira geração de computadores, não havia muita necessidade de um SO padronizado, o uso de computadores era restrito a poucos profissionais trabalhando em aplicações militares, cientificas, matemáticas.

A partir da década de 50 (1955-1965) os computadores foram desenvolvidos para atender as necessidades de um novo mercado: as empresas. O ambiente empresarial valorizava muito um equilíbrio entre os custos e os benefícios de um sistema. Os computadores ainda eram muito caros. O objetivo dos sistemas operacionais oriundos desse período limitava-se a auxiliar os programas nas operações de entrada e saída e na tradução nos programa-fonte, escritos em linguagem pouco evoluídas. Os programas ainda eram executados no modo serial em lotes, ou seja, um de cada vez.

A partir da década de 60, houve um grande avanço no desenvolvimento de sistemas operacionais. Já encontramos tradutores simbólicos mais evoluídos, programas de serviços para transferência de informação entre periféricos e programas de controle de entrada saída, ou seja, os famosos IOCS (Input Ouput Control System).

Nesse período passou-se a utilizar nos computadores a multiprogramação, ou seja, a ativação simultânea de vários programas que compartilham a capacidade de processamento de uma única CPU.

Foram utilizados a partir da década de 70 tradutores de altíssimo rendimento permitindo utilização de linguagens de programação simbólica quase idêntica a linguagem normal utilizada pelo homem, estruturas modulares e operações padronizadas, com redução sensível do tempo gasto na programação bem como o tempo de aprendizagem de novas linguagens, distanciando gradativamente os programadores das complexidades internas do computador.

Já os sistemas desenvolvidos na década de 80 produziram grande melhoria na relação custo/desempenho dos componentes de computação. O hardware tornou-se mais flexível, com funções lógicas inseridas em placas facilmente substituíveis, tornou-se mais barato, fazendo com que mais funções de sistema operacional fossem incorporadas ao hardware. O trabalho do programador mudou radicalmente em relação á prática dos anos anteriores, já que muitas das funções de programação passaram a ser executadas pelo software do sistema, tornando a tarefa do programador mais simples e menos dependente do hardware.

Nesse período, a indústria passou a trabalhar com o multiprocessamento e linguagens mais complexas foram concebidas para coordenar as atividades de múltiplos processadores executando uma mesma tarefa. “A evolução dos microcomputadores e das comunicações de alta velocidade promoveu uma mudança em direção ao processamento distribuído e aos sistemas de rede, permitindo o compartilhamento remoto de recursos de hardware e software. Esses sistemas requeriam um novo tipo de sistema operacional, que fosse capaz de lidar com múltiplos gerenciadores de subsistema e com máquinas localizadas no outro lado do mundo”(FLYNN e MCHOES, 2002).

No decorrer dos anos 90, assistiu-se ainda uma proliferação das aplicações multimídia e os sistemas operacionais tiveram de incorporar recursos, tornar-se mais flexíveis e proporcionar uma compatibilidade maior entre os dispositivos.

No decorrer desses avanços os sistemas operacionais que não conseguiram e que conseguem manter-se em dia com as novas demandas rapidamente se tornam obsoletos. Alguns deles se consolidaram no mercado, continuaram aprimorando-se e adaptando-se as novas necessidades exigidas à um sistema. Alguns dos destaques do desenvolvimento de sistemas encontra-se por exemplo: MS-DOS, WINDOWS, UNIX, OS/390, entre outros.

4)Como funcionam os discos rígidos, leitura, escrita, suas divisões lógicas ?

Resposta

Todo o processo de gravação e leitura dos dados de um disco rígido é feito com a utilização de cabeças de leitura eletromagnéticas, presas a um braço móvel que permite o acesso a toda a superfície do disco rígido.

O braço de leitura geralmente é feito de alumínio, pois precisa ser ao mesmo tempo leve e resistente para suportar a grande velocidade com que os discos giram. Para coordenar o movimento das cabeças de leitura, os HDs contam com um dispositivo especial chamado actuador.

Os discos mais recentes (qualquer HD com mais de 40MB de capacidade) utilizam um mecanismo chamado voice coil, que trabalha com atração e repulsão magnética. Esse sistema é muito mais rápido e preciso do que os motores de rotação, permitindo um melhor aproveitamento da densidade do disco, além de uma maior velocidade na gravação e leitura de arquivos.

Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com