TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas operacionais

Seminário: Sistemas operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  Seminário  •  1.365 Palavras (6 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 6

Sistemas Operacionais:

Os três principais sistemas existentes no mercado é Windows, Mac OS e Linux. Estes são os principais sistemas existentes para computadores

Microsoft Windows:

Microsoft Windows é uma popular família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. Antes da versão NT, era uma interface gráfica para o sistema operacional MS-DOS. O Windows é um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões. É o sistema operacional mais utilizado em computadores pessoais no mundo, embora uma grande quantidade de cópias sejam ilegais. O impacto deste sistema no mundo atual é muito grande devido ao enorme número de cópias instaladas. Conhecimentos mínimos desse sistema, do seu funcionamento, da sua história e do seu contexto são, na visão de muitos, indispensáveis, mesmo para os leigos em informática. A atual versão estável do Windows para desktops é o Windows 8, lançado em 26 de outubro de 2012. Para servidores o Windows Server 2008 R2 é a versão mais recente e estável.

Vantagens:

O windows é um sistema operacional que a maioria dos usuários possui uma grande facilidades para utilizar, assim reduzindo os custos em treinamentos para os funcionários, sendo um ótimo sistema para empresas por possuir um ótimo suporte da Microsoft, roda na grande maioria dos computadores sem ter muitas dificuldades e incompatibilidades, suas versões para Servidores são bastante utilizadas no ambiente corporativo por causa do suporte e das facilidades disponíveis para manutenção e configuração dos servidores

Desvantagens:

Por ser um dos sistemas operacionais mais utilizados no mundo, ele acaba por ter uma facilidade em adquirir códigos maliciosos, uma outra desvantagem é o preço cobrado pelos sistemas, por mais popular que seja, os preços cobrados pela Microsoft são elevados, para empresar que estão começando a planejar sua área de TI muitas vezes os custos acabam ficando muito elevados e prejudicando na conta da empresa que também tem que investir em outros setores mais críticos da empresa.

Mac OS:

O Macintosh Operating System (Mac OS) é a denominação do sistema operacional padrão dos computadores Macintosh produzidos pela Apple Inc.. A primeira versão foi lançada em 1984. Até antes da versão 7.6, era apenas chamado System (ex.: System 4, System 7), da versão 7.6 em diante passou a ser chamado Mac OS. Até a versão 10.7, denominava-se Mac OS X. A partir da versão 10.8, removeu-se o "Mac", utilizando-se apenas OS X. A remoção do "Mac" reflete na tentativa da Apple em aproximar o sistema operacional desktop de seu SO mobile, o iOS.

Foi o primeiro sistema gráfico amplamente usado em computadores a usar ícones para representar os itens do computador, como programas, pastas e documentos. Também foi pioneiro na disseminação do conceito de Desktop, com uma Mesa de Trabalho com ícones de documentos, pastas e uma lixeira, em analogia ao ambiente de escritório.

De início as pastas eram criadas renomeando-se uma "Pasta Vazia" que estava sempre na raiz do disco. A partir do System 2.0 o sistema foi modificado, com a inclusão do comando "Nova Pasta" no menu Arquivo do Finder.

O lançamento do Mac OS X foi um marco para o sistema operacional. Na sua décima versão, o sistema foi remodelado como um todo, inclusive o núcleo que passou a ser baseado no do Unix BSD.

Vantagens:

Os computadores Apple são mais seguros e menos atingidos por vírus. Os criminosos estão mais preocupados em desenvolver pragas para Windows para promover ataques em massa. Como o uso do sistema operacional Mac OS X é mais restrito, não há tanto investimento na produção de códigos maliciosos para essa tecnologia.

Melhor desempenho por rodarem programas nativos, as máquinas Apple apresentam uma performance melhor que a dos PCs, principalmente no processamento das aplicações de arte. Os computadores Mac são bem mais resistentes que os PCs. Isto é, dão menos defeito. Os Macs de mesa são oferecidos com monitores maiores com opções de 20, 23 e 30 polegadas. No caso do iMac há duas opções de tela de 20 e 24 polegadas. Os especialistas dizem que a resolução é melhor que a dos PCs. O sistema operacional até pode rodar em PCs mas não traria as vantagens do hardware das maquinas da Apple.

Desvantagens:

Por serem mais sofisticados, os computadores da Apple são mais caros que os PCs. Manutenção muito elevada dos equipamentos(hardware). O suporte técnico da Apple no Brasil é precário, não apenas para hardware mas para software. Muitos programas produzidos para Windows já rodam em Mac, mas a escala ainda é baixa, se comparada à indústria para o mercado de PC, sem falar que estas ferramentas não rodam tão fluente no sistema, que por muitas vezes acaba diminuindo o desempenho.

Linux:

Linux é ao mesmo tempo um kernel (ou núcleo) e o sistema operacional que roda sobre ele, dependendo do contexto em que você encontrar a referência. O kernel Linux foi criado em 1991 por Linus Torvalds, então um estudante finlandês, e hoje é mantido por uma comunidade mundial de desenvolvedores (que inclui programadores individuais e empresas como a IBM, a HP e a Hitachi).

O Linux é um núcleo monolítico: as funções do núcleo (escalonamento de processos, gerenciamento de memória, operações de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com