TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas operacionais

Projeto de pesquisa: Sistemas operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 4

Sistemas Operacionais

Capitulo 1

1 – Com base no texto apresentado neste capitulo, descreva resumidamente o conceito de bit, byte, hardware, software e firmware.

R: Byte – É a simplificação para digito binário. É a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida. Um ‘bit’ pode assumir somente 2 valores, como por exemplo.: 0 ou 1, verdadeiro ou falso.

Byte – É o responsável por especificar o tamanho ou a quantidade de memória ou da capacidade de armazenamento de certos dispositivos, independentemente do tipo de dados. Foi padronizada e definida como sendo 8 bits. Ou seja, 1 byte equivale a 8 bits.

Hardware – É a unidade central de processamento, como á memória e os demais dispositivos de entrada e saída, ou seja, aquilo que se pode ver tocar, pegar. São componentes eletrônicos, como placas adaptadoras. Exemplos.: Placa mãe, memória, processador.

Software – É a parte lógica, ou melhor, dizendo o conjunto de instruções e dados processados pelos circuitos eletrônicos do ‘hardware’. Software é a parte que determina as funções do computador ou quais operações ele deverá realizar. Exemplos.: Sistemas operacionais, Offices, Photoshop, Auto Cad.

Firmware – É o conjunto de instruções operacionais programadas diretamente no hardware de um equipamento eletrônico. É armazenado permanentemente num circuito integrado (chip) de memória de hardware, como uma ROM, PROM, EPROM ou ainda EEPROM e memória flash.

Exemplos.: Bios, Setup, CMOS e Post.

2 – Que componente eletrônico é à base da construção dos computadores e quem foi o responsável pelo seu desenvolvimento?

R:

3 – Qual foi o primeiro microprocessador e porque ele foi criado?

R: O primeiro criado ficou conhecido como 4004 (microprocessador da Intel 4004). Lançado comercialmente no ano de 1971 pela empresa Intel, possuindo apenas 2.300 transistores em seu núcleo. Sua criação veio em virtude de uma encomenda feita para Intel, por uma empresa japonesa fabricante de calculadoras. Nippon como conhecida aderiu a microprocessador Intel 4004, para ser utilizado em uma calculadora eletrônica denominada Busicom 141-PF.

4 – Efetue uma pesquisa sobre modelos de microprocessadores atualmente existentes e seus fabricantes. Escolha dois deles e descreva a diferença de arquitetura existente entre eles, relacionando, ainda, um comparativo de desempenho.

R:

5 – Cite o principal beneficio do desenvolvimento do circuito integrado para a computação pessoal.

R: Foi à criação dos primeiros sistemas operacionais de disco. Exemplo.: Apple DOS, TRS-DOS,MS-DOS, PC-DOS.

6 – O que significa LSI (Large Scale Integration)?

R: Integração em Larga Escala (Large Scale Integration são técnicas existentes de fabricação de ‘circuitos integrados’). Estes circuitos tem grande escala de integração, geralmente contendo mais de 10.000(mil) transistores em um encapsulamento.

7 – Elabore uma lista, relacionando as semelhanças e diferenças entre a válvula e o transistor.

R:

8 – Pesquise na internet sobre outras características das gerações de computadores.

R:

Capitulo 2

1 – Com base no que foi apresentado neste capítulo, descreva, com suas próprias palavras, o que é um sistema operacional, qual sua importância e seus principais componentes.

R:

2 – Seria Possível construir um computador que possuísse um BIOS? Justifique sua resposta.

R:

3 – Reflita sobre o motivo de os sistemas operacionais não virem gravados na memória ROM dos computadores.

R:

4 – Quais os modos de trabalho atualmente conhecidos e as principais diferenças entre eles?

R:

5 – Descreva o conceito de máquina virtual e de gerente de recursos.

R:

6 – Se você estiver escrevendo um programa para o Windows, o que será necessário em seu código para abrir uma tela de configuração de impressora?

R:

Capitulo 3

1 – Explique o processo de gravação de dados em fita cassete.

R:

2 – Descreva resumidamente o que são trilhas e setores de um disco magnético.

R:

3 – Elabore um texto, descrevendo a estrutura física

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com