TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas operacionais e linguagens de programação

Trabalho acadêmico: Sistemas operacionais e linguagens de programação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 OBJETIVO 4

3 DESENVOLVIMENTO 5

3.1 5

3.2 6

4 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho fala sobre sistemas operacionais e linguagens de programação, procurando abranger de uma forma resumida seus processos, ferramentas e principais utilizações.

2 OBJETIVO

Mostrar exemplos de Sistemas operacionais e Linguagens de programação, comentando suas principais características, funções e utilizações práticas.

3 DESENVOLVIMENTO

3.1

Sistemas operacionais são divididos em grupos relacionados com o tipo de computador que controlam e o tipo de aplicativos que suportam. Suas categorias mais abrangentes são: Sistemas Operacionais de tempo real; Monousuário, monotarefa; Monousuário, multitarefa; Multiusuário.

Sistemas Operacionais de tempo real

São utilizados para controlar máquinas, instrumentos científicos e sistemas industriais. Geralmente não têm uma interface para o usuário muito simples e não são destinados para o usuário final, desde que o sistema é entregue como uma "caixa selada". Sua função é gerenciar os recursos do computador para que uma operação específica seja sempre executada durante um mesmo período de tempo.

Monousuário, monotarefa

Esses sistemas operacionais foram criados para que um único usuário pudesse fazer apenas uma coisa por vez. Palm é um bom exemplo de um sistema operacional monousuário e monotarefa.

Monousuário, multitarefa

Este tipo de sistema operacional é o mais utilizado em computadores de mesa e laptops. As plataformas Microsoft Windows e Apple MacOS são exemplos de sistemas operacionais que permitem que um único usuário utilize diversos programas ao mesmo tempo.

Multiusuários

Permitem que diversos usuários utilizem simultaneamente os recursos do computador. O sistema operacional deve se certificar de que as solicitações de vários usuários estejam balanceadas. Os programas utilizados devem dispor de recursos suficientes e separados, de forma que o problema de um usuário não afete os outros usuários. Unix, VMS e MVS são exemplos de SO multiusuário.

3.2

Linguagem de programação é um método padronizado para comunicar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. Uma das principais metas das linguagens de programação é permitir que programadores tenham uma maior produtividade, permitindo expressar suas intenções mais facilmente do que quando comparado com a linguagem que um computador entende nativamente (código de máquina).

Estrutura de tipos

- Fracamente tipada, onde o tipo da variável muda dinamicamente conforme a situação. Ex. PHP e Smalltalk

- Fortemente tipada, onde o tipo da variável, uma vez atribuído, se mantém o mesmo até ser descartada da memória. Ex. Java e Ruby

- Dinamicamente tipada, onde o tipo da variável é definido em tempo de execução.

Ex. SNOBOL, APL, Awk, Perl, Python e Ruby

- Estaticamente tipada, onde o tipo da variável é definido em tempo de compilação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com