TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre Sistemas Operacionais

Trabalho Escolar: Sobre Sistemas Operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  4.817 Palavras (20 Páginas)  •  725 Visualizações

Página 1 de 20

1) O que é um sistema operacional

É um programa que atua entre o usuário e o hardware de um computador, e tem como objetivo fornecer um ambiente no qual o usuário possa executar programas, tornando assim o uso do sistema de computação conveniente, além de usar o hardware de forma eficiente. Em outras palavras, ele é um componente importante de praticamente todo o sistema de computação. O sistema operacional controla e coordena o uso do hardware entre os vários programas aplicativos para os vários usuários. Exemplos: Windows, Solaris, MAC, Linux. Podemos considerar um sistema operacional como um alocador de recursos. O objetivo primordial dos sistemas de computação é executar programas de usuário e tornar fácil a resolução dos problemas de usuário. Uma definição mais comum é que o sistema operacional é um programa que está sempre executando no computador (geralmente chamado núcleo ou kernel), todo o resto consistindo em programas aplicativos.

2) O que é um sistema de computação

O Sistema de computação pode ser dividido em basicamente quatro componentes: hardware, SO, os programas aplicativos e os usuários.

3) Explique o que é o hardware

Os hardwares fornecem os recursos básicos de computação. Ex: CPU, memória, dispositivos de E/S.

4) Explique o que é programas aplicativos

Definem as maneiras em que esses recursos são usados para resolver os problemas de computação dos usuários. Ex: processadores de texto, planilhas eletrõnicas, compiladores c navegadores Web

5) Classificacao dos Sistemas Operacionais a depender da função

Sistema operacional como uma máquina estendida: fornecer aos aplicativos um conjunto de recursos abstratos claros, ao invés de recursos confusos de hardware; e Sistema Operacional como um gerenciador de recursos: gerenciar os recursos de hardware. Um sistema de computação possui muitos recursos (hardware e software) que podem ser necessários para resolver um problema: tempo de CPU, espaço na memória, espaço de armazenamento de arquivos, dispositivos de E/S, entre outros. O sistema operacional atua como gerente desses recursos e os aloca a programas e usuários específicos, conforme necessário, para a execução das tarefas.

6) Fale um pouco da história dos sistemas operacionais

Está ligada a evolução dos computadores, através de 4 gerações: primeira, segunda, terceira e quarta. Na primeira geração falavasse muito de válvulas, começou com Babbage e Ada, explosão na segunda guerra mundial, surgimento do mark, ENIAC, surgimento dos cartões perfurados e não existia SOs. Na segunda teve o surgimento do FMS (Fortran monitor System) e dos transitores e Batch (lote), inclusão dos transistores, PCs de grande porte (mainframes), sistemas em lotes(batch – fitas magnéticas, cartões), uso científico, surgimento dos primeiros Sos. Na terceira geração vieream os circuitos integrados e multiprogramação, timesharing (tempo compartilhado), surgimento da familia de computadores, microcomputadores, UNIX e MINIX = LINUX.Na quarta geração já haviam computadores pessoais, consolidação dos circuitos integrados, IBM PC, Bill Gates e o DOS/MS-DOS, IBM PC/AT, INTEL 80286, e outros intel, xerox (GUI), Apple, microsoft, Unix, popularização do linux.

7) Classificação dos Sistemas operacionais

• Computadores de grande porte: sáo utilizados em sofisticados servidores Web, como servidores para sites de comércio eletrônico em larga escala e ainda como servidores para transações entre empresas. Os Sos para computadores de grande porte são sobretudo orientado para o processamento simultâneo de muitos jobs (grande quantidade de entrada e saída). Oferecem normalmente 3 tipos de serviço, em lote (batch), ou seja, um sistema em lote processa jobs de rotina sem a presença interativa do usuário, o processamento de transações, ou seja, administram grandes quantidades de pequenas requisições, por exemplo, processamente de verificações em um banco e tempo compartilhado, que permite que múltiplos usuários remotos executem seus jobs simultaneamente no computador, como na realização de consultas a um grande banco de dados.

• Servidores: executado em servidores, servem múltiplos usuários ao mesmo tempo em uma rede e permitem que estes usuários compartilhem recursos de hardware e software, como serviço de impressão, de arquivos ou web. Bastante utilizado pelos provedores de acesso e sites da web, utilizam vãrias máquinas servidoras para dar suporte a seus clientes. Solares, FreeBSD, Linux e Windows Server.

• Multiprocessadores: Modo cada vez mais comum de obter potência computacional é conectar múltiplas CPUs em um único sistema. A depender de como estão conectadas e o que é compartilhado, esses sistemas são denominados computadores paralelo, multicomputadores e multiprocessadores. Necessitam de SOs especiais, pois há variações do SO de servidores com aspectos especiais de comunicação, conectividade e compatibilidade. Windows e Linux.

• computadores pessoais: são os mais conhecidos, lidam com multiprogramação, oferece boa interface para um único usuário, muito utilizado para processadores de texto, planilha, acesso a internet. Linux, Windows e MAC OSX.

• computadores portáteis: Para os PDAs (personal digital assistant), presente em celulares, manipula diversas funções (telefonia, foto digital), lida com pouco espaço e memória limitada. Symbian OS, Palm OS, Android.

• sistemas embarcados: são os sistemas operacionais de computadores de mão, que são executados em computadores que controlam dispositivos que geralmente não são considerados computadores, como telefones móveis e PDAs. Apresentam restrições de tamanho, memória e de consumo de energia que os fazem especiais. utilizados em dispositivos como fornos de microondas, aparelhos de TV, carros, aparelhos de DVD, telefone celulares e reprodutores MP3, os softwares são instalados na ROMe dificilmente instala software de terceiros, QNX e VxWords.

• nós sensores: são PCs minúsculos que se comunicam entre si e com uma estação base. Utilizados para proteger perímetros de prédios, guardar fronteiras nacionais, detectar incêndios em florestas, medir temperatura e colher informações sobre inimigos. Utilizam um SO que lide com suas características como memória reduzida, influência de fatores externos, maior importância da bateria. TinyOS.

• tempo real: sistemas onde o tempo é o fator fundamental. tem o tempo como parâmetro. Existem os sistemas de tempo real crítico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com