TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Software Para BI

Pesquisas Acadêmicas: Software Para BI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

Criptografia

Criptografia [Do gr. kriptós -“escondido”, “oculto”- + gráphein -“escrita”] é o meio de comunicação cujo objetivo não é ocultar sua existência e sim esconder seu significado, processo conhecido como encriptação. É um ramo especializado da teoria da informação com muitas contribuições de outros campos da matemática e do conhecimento.

Em uma mensagem criptografada, o texto é misturado de acordo com um protocolo preestabelecido entre o transmissor e o receptor da mensagem. O receptor reverte o protocolo, tornando a mensagem compreensível. A vantagem da utilização de uma mensagem criptografada está no fato de que a leitura fica incompreensível, para quem desconhece o protocolo de codificação. Neste caso, recriar a mensagem original torna-se uma tarefa difícil ou quase impossível. A criptografia pode ser dividida em dois ramos, sendo transposição e substituição.

Por muitos anos, a comunicação foi um instrumento vital para que reis e rainhas governassem seus países e generais comandassem seus exércitos. Porém, caso essas mensagens fossem interceptadas, poderiam revelar informações e segredos preciosos aos rivais. Devido essa ameaça de interceptação, surgiram as técnicas de mascaramento de mensagens, através de códigos e cifras. Em contrapartida, surgiram os decifradores de códigos, que utilizavam métodos para invocar palavras e frases que tivessem significado nessas mensagens codificadas.

A batalha entre os codificadores e decifradores é secular e está em constante evolução. Os codificadores buscam criar códigos cada vez mais fortes enquanto os decifradores tornam seus métodos cada vez mais eficazes, ambos utilizando a matemática e diversas outras disciplinas e tecnologias.

O mais interessante é que a tecnologia de criptografia não mudou muito até meados deste século. Depois da Segunda Guerra Mundial, com a invenção do computador, a área realmente floresceu, incorporando complexos algoritmos atemáticos.

Lei Calea

CALEA é uma sigla em inglês que significa Communications Assistance for Law Enforcement Act, que traduzido quer dizer: Lei de Auxílio das Comunicações para a aplicação do Direito.

O propósito da CALEA é ampliar a capacidade da agências de inteligência na aplicação do direito e na condução de vigilância eletrônica, ao exigir que operadoras de telecomunicações e fabricantes de equipamentos de telecomunicações modifiquem e projetem seus equipamentos, instalações e serviços para garantir que eles tenha capacidades de vigilância embutidas.

Os especialistas enumeram basicamente três razões pelas quais os órgãos de inteligência dos Estados Unidos – como FBI, NSA e CIA – gozam de tamanho controle sobre as trocas de informações pela internet dentro e fora de suas fronteiras. O primeiro deles guarda estreita relação com a infraestrutura física da rede, que nasceu no país por razões militares, floresceu ao cair nas mãos de cientistas e, mais tarde, explodiu ao entrar na rotina de empresas e cidadãos comuns.

Graças à Calea, todos os aparelhos de internet fabricados ou vendidos nos Estados Unidos possuem um dispositivo chamado backdoor – ou porta dos fundos, em inglês – que permite aos órgãos de inteligência dos Estados Unidos invadirem dispositivos eletrônicos e acessarem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com