TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Soldagem Definir o Processo de Soldagem

Por:   •  29/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

Soldagem 31/03.

1) Definir o processo de soldagem, indicando exemplos de aplicação prática.

São processos utilizados para a fabricação ou recuperação de peças, equipamentos e estruturas, ou seja, um processo de união, porem muitos processos de soldagem são usados para deposição do material sobre uma superfície visando a recuperação de peças desgastadas ou para formação de um revestimento com características especiais.

Algumas aplicações se soldagem são as soldagens em tubos para transporte de gás e de minérios; soldagem marinha, usada em plataformas para a extração de petróleo e gás.

 

2) Conceituar os seguintes termos: soldagem, solda, metal base, metal de adição, poça de fusão e junta.

Soldagem: processo de união de materiais.

Solda: resultado do processo de soldagem.

Metal base: material da peça que sofre o processo de soldagem.

Metal de adição: material adicionado no estado liquido durante o processo.

Poça de fusão: região em fusão a cada instante durante uma soldagem.

Junta: região entre duas ou mais peças que serão unidas. Existem vários tipos de juntas dentre elas, junta de topo, ângulo, canto, aresta e sobre postas.

3) Explicar, de forma resumida, o processo de soldagem por eletrodo revestido, indicando uma vantagem e uma limitação desse processo de soldagem.

Processo que ocorre a união de metais pelo aquecimento dos mesmos com um arco elétrico entre um eletrodo revestido e um metal base. O metal fundido é transferido através do arco até a poça de fusão, formando assim o metal de solda depositado.

Vantagem: baixo custo; Limitação: exige habilidade manual do soldador.

 

4) Explicar, de forma resumida, o processo de soldagem por arco submerso, indicando uma vantagem e uma limitação desse processo de soldagem.

 É um processo automatico onde o calor é fornecido por um arco desenvolvido entre o eletrodo de arame tubular e a peça soldada. Tanto o metal de base quanto a peça defusão ficam submersas em um fluxo granulado . O fluxo fundi-se parcialmeteformando uma camada de escorea liquida que depois é solidificada. O fluxo granulado garante a proteção do metal contra efeitos da atmosfera e funciona como isolante termico que garante a alta concetração de calor que caracteriza alta penetração obtida no processo. O arco eletrico não é visivel.

Vantagem: Maiores taxas de deposição; Limitação:Só pode ser realizado em posição plana e horizontal.

5) Explicar, de forma resumida, o processo de soldagem TIG, indicando uma vantagem e uma limitação desse processo de soldagem.

É um processo onde o arco elétrico utiliza proteção gasosa com eletrodo de tungstênio que é um gás inerte, ou seja, não reage com os outros materiais. Seu aquecimento é obtido a partir de um arco elétrico gerado com auxilio de um eletrodo não consumível de tungstênio, no qual não deve se fundir para evitar defeitos ou descontinuidade no cordão de solda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com