TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sr. Gutemberg

Artigo: Sr. Gutemberg. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 3

“A inclusão escolar

de

alunos surdos”

CREAECE

Aluna: Themis Maria Araujo Matos

Curso: Básico de Libras

Módulo IV_ Terça-feira manhã

Professora: Gleyciane

Decreto Nº 5.626, de 22 de Dezembro de 2005

Capítulo II

Da inclusão de Libras como disciplina curricular

Art. 3º A Libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicos e privados, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios.

§ 1º Todos os cursos de licenciatura, nas diferentes ares do conhecimento, o curso normal de nível médio o curso normal superior, o curso de Pedagogia e o curso de Educação especial são considerados cursos de formação de professores e profissionais da educação para o exercício do magistério.

§ 2° A Libras constituir-se-á em disciplina curricular optativa nos demais cursos de educação superior e na educação profissional, a partir de um ano da publicação deste Decreto.

A inclusão é um movimento social voltado para garantir a igualdade de oportunidades para todos. Porém isso só faz sentido se todas as pessoas respeitarem as diferenças de cada indivíduo.

A Educação Inclusiva

A meu ver a Educação inclusiva deve assegurar a permanência de todos os alunos na escola, com a participação da comunidade impedindo todo e qualquer tipo de preconceito em relação às pessoas portadoras de deficiências físicas, mentais ou sensoriais. Particularmente refiro-me as pessoas com deficiência auditiva.

Toda inclusão deve ter por base moral a disponibilidade para aceitar os novos desafios e enfrentar a realidade de que nem todas pessoas nasceram com capacidade auditiva.

Os Surdos tem dificuldade de comunicação com os ouvintes e por isso recorrem as Libras para se fazer entender, utilizando as mãos.

Algumas pessoas por não conhecerem os surdos ou por indiferença ou orgulho preferem ignorar as cinco causas que podem fazer toda a diferença para a inclusão:

a) Causas Biológicas: A herança genética, as anormalidades bioquímicas, neurológicas, as lesões no sistema nervoso central.

b) Causas Fenomenológicas: O conhecimento equivocado sobre si mesmo, o uso inadequado de mecanismo de defesa, sentimentos e pensamentos.

c) Causas psicológicas: Os processos psicológicos, o funcionamento da mente, as predisposições herdados, os instintos, as experiências traumáticas na primeira infância.

d) Causas comportamentais: Eventos ambientais, tais como falhas na aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com