TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNÇÕES DO SR EUSTÁQUIO NA EMPRESA

Tese: FUNÇÕES DO SR EUSTÁQUIO NA EMPRESA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  Tese  •  2.031 Palavras (9 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 FUNÇÕES DO SR EUSTÁQUIO NA EMPRESA: 9

2.2 LINHAS DE CRÉDITO 10

3 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

A reestruturação organizacional baseia-se, fundamentalmente, na necessidade de readequar uma organização a um do novo modelo de gestão, cuja ênfase encontra-se no alcance de eficiência de processos e transparência nos resultados.

A reestruturação organizacional, visa redirecionar a sua atuação para as atividades consideradas essenciais, com profissionais preparados para exercer suas funções e obter excelência operacional.

A proposta desta pesquisa é analisar e construir um projeto que se proponha a alinhar a estratégia e a estrutura organizacional, considerando os aspectos do ambiente interno e externo em que a empresa está inserida e os aspectos organizacionais.

A empresa objeto da pesquisa é de pequeno porte, está no mercado de negócios há mais de 40 (quarenta) anos, produz produtos descartáveis como: copos, pratos, talheres e outros.

Atualmente a empresa vem sendo administrada por seu proprietário Sr. Eustáquio, que durante anos administrou a empresa concentrando todas as funções organizacionais e exerce praticamente todas as atividades de supervisão, orientação das atividades e dos funcionários.

Neste sentido, a proposta de reestruturação da empresa do Sr. Eustáquio é essencial para organização da empresa, a fim de desenvolver o quadro de colaboradores, com base na visão sobre gestão de pessoas e liderança, delegando responsabilidades para os respectivos departamentos, para estimular o interesse dos funcionários para produzir mais e melhor, permitir que o Administrador tenha disponibilidade para pensar em estratégias macros e conseqüentemente tornar a empresa mais eficiente.

Nesta proposta, vamos colocar em pratica as atividades administrativas, que envolvem os atos de planejar, organizar, dirigir e controlar os esforços dos membros da organização, de utilizar todos os recursos organizacionais disponíveis para alcançar objetivos organizacionais previamente estabelecidos.

2 DESENVOLVIMENTO

Proposta de reestruturação e reorganização da empresa do Sr. Eustáquio.

Recursos Humanos

Situação Atual A folha de pagamento está em dia, mas os baixos salários e a ausência de perspectivas de médio e longo prazo dos funcionários em relação ao crescimento da empresa e ao desenvolvimento profissional desmotiva as pessoas e aumenta a rotatividade de pessoal.

Elementos Planejamento: Deve-se investir na área de Recursos Humanos, delegar cargos entre seus funcionários, delegar o serviço que cada um deve desempenhar para que os funcionários não sintam-se sobrecarregados.profissionais preparados para exercer suas funções e obter excelência operacional. Diminuir a rotatividade de pessoal investindo nas outras áreas da empresa, assim obtendo mais lucro e podendo oferecer um aumento de salário, afinal haverá aumento de serviço e novas áreas dentro da empresa, necessitando até mesmo novos funcionários e qualificação dos mesmos para conseguir implementar novos projetos.

Organização: Alocar aos membros da empresa que cada um ficará responsável, qual serão suas responsabilidades. Criar uma estrutura organizacional identificando as funções da empresa, transferir as funções em departamentos, delegar o serviço de cada funcionário.

Direção: Dar boas condições de trabalho a seus funcionários, investir em aprendizado, cursos, palestras, etc. Garantir a seus funcionários seus direitos em dia.

Controle: Ter encontros mensais com os funcionários estimulando que eles dêem novas idéias para maior crescimento da empresa. Ter reuniões com seus funcionários buscando definir se buscaram as metas estabelecidas dentro do planejamento.

Finanças e Contabilidade

Situação Atual A empresa encontra-se em uma situação de condição financeira equilibrada. Não possui dívidas de longo prazo com fornecedores ou bancos e a liquidez/ capacidade de pagamento é considerada boa. A empresa possui poucos recursos para investimento apesar do patrimônio proporcionar condições interessantes para a obtenção de recursos de terceiros a juros baixos e com condições e prazos de pagamentos favoráveis.

Elementos Planejamento: Fazer o planejamento do que será gasto mensalmente, em cada setor da empresa, junto a um profissional especializado. Reabilitar a área financeira dentro da empresa, estipulando suas metas e objetivos e os meios para alcançá-los.

Organização: Definir os responsáveis pela área de contabilidade e finanças, para assim obter uma maximização do retorno de investimentos feitos e a manutenção da liquidez, para o cumprimento das obrigações.

Direção: Direcionar os gastos da empresa, organizar de modo que não seja gasto mais do que seja obtido de lucro pela empresa, fazer o balanço mensal e anual. Buscar novos meios de investindo para expansão e desenvolvimento da empresa.

Controle: Manter as despesas dentro do orçamento é uma medida de controle bastante comum e eficaz. Medir se estão sendo seguidos corretamente os objetivos propostos dentro da área contábil e financeira, controlar os gastos e modificar o que estiver fora dos padrões antes propostos.

Marketing

Situação Atual Existem três vendedores na empresa, mas estes atuam apenas como “anotadores de pedidos” dos revendedores parceiros e não realizam a prospecção de novos clientes.

Os produtos fabricados são disponibilizados no mercado a partir de uma pequena rede de revendedores parceiros. A produção excedente normalmente fica estocada na empresa a espera de novos parceiros ou oportunidades de vendas (festas, eventos ou datas comemorativas).

Elementos Planejamento: Os funcionários que servem apenas como anotadores de pedidos devem buscar novos clientes, novas perspectivas para a empresa. Os funcionários devem buscar novas empresas, novos possíveis clientes para os quais possam oferecer os produtos.

Organização: Cada funcionário deve ser responsabilizar por uma quantia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com