TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sub Estações

Trabalho Universitário: Sub Estações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 3

Uma Subestação (SE) é uma instalação elétrica de alta potência, contendo equipamentos para transmissão, distribuição, proteção e controle de energia elétrica.

Funciona como ponto de controle e transferência em um sistema de transmissão elétrica, direcionando e controlando o fluxo energético, transformando os níveis de tensão e funcionando como pontos de entrega para consumidores industriais.

Durante o percurso entre as usinas e as cidades, a eletricidade passa por diversas subestações, onde aparelhos chamados transformadores aumentam ou diminuem a sua tensão. Ao elevar a tensão elétrica no início da transmissão, os transformadores evitam a perda excessiva de energia ao longo do caminho. Já ao rebaixarem a tensão elétrica perto dos centros urbanos, permitem a distribuição da energia por toda a cidade.

Apesar de mais baixa, a tensão utilizada nas redes de distribuição ainda não está adequada para o consumo residencial imediato. A instalação de transformadores menores, instalados nos poste das ruas para reduzir ainda mais a voltagem da energia que vai diretamente para as residências, comércios e outros locais de consumo.

É importante lembrar que o fornecimento de energia elétrica no Brasil é feito por meio de um grande e complexo sistema de subestações e linhas de transmissão, interligadas às várias usinas de diversas empresas. Assim, uma cidade não recebe energia de uma única usina, e sim com a energia gerada por diversas usinas hidrelétricas, termelétricas e até nucleares, dependendo da região.

As subestações podem ser classificadas quanto a sua função quanto a sua instalação

Função no sistema elétrico:

• Subestação transformadora.

É aquela que converte a tensão de suprimento para um nível diferente, maior ou menor, sendo designada, respectivamente, SE Transformadora Elevadora e SE Transformadora Abaixadora.

Os consumidores que tenham uma demanda superior a 150kVA (AMPLA) ou 225 (LIGHT) e inferior a 2.000 kVA (2 MVA) deverão ser atendidas em alta tensão (AT), para isso, deverão construir uma subestação abaixadora.

Geralmente, uma subestação transformadora próxima aos centros de geração é uma SE elevadora. Subestações no final de um sistema de transmissão, próximas aos centros de carga, ou de suprimento a uma industria é uma SE Transformadora Abaixadora.

• Subestação Seccionadora, de Manobra ou de Chaveamento.

É aquela que interliga circuitos de suprimento sob o mesmo nível de tensão, possibilitando a sua multiplicação. É também adotada para possibilitar o seccionamento de circuitos, permitindo sua energização em trechos sucessivos de menor comprimento.

• Subestação Externa ou ao Tempo

É aquela em que os equipamentos são instalados ao tempo e sujeitos a portanto, às condições atmosféricas desfavoráveis de temperatura, chuva, poluição, vento, etc.,ais quais desgastam os materiais componentes, exigindo portanto manutenção mais freqüente e reduzem a eficácia do isolamento.

• Subestação Blindada ( Interna ou Abrigada)

É aquela em que os equipamentos são instalados ao abrigo do tempo, podendo tal abrigo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com