TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Suco Fazenda Sao Pedro

Dissertações: Suco Fazenda Sao Pedro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.775 Palavras (8 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 8

ESTUDO DE CASO

Sucos Fazenda São Pedro

Trabalho elaborado no curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais.

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é analisar o estudo de caso referente à empresa familiar "Sucos Fazenda São Pedro" que passa por um momento de importante decisão: crescer ou não crescer. O Senhor Oswaldo é o proprietário da fazenda e deve tomar uma decisão que tem como pontos divergentes seus dois filhos. Os dois são profissionais qualificados, mas tem opiniões opostas quanto ao futuro empresarial da fazenda. João pretende expandir os negócios, mas José está retraído por não ter certeza de que investir em crescimento ser á a melhor saída para a empresa.

Apresenta-se, portanto, uma análise sobre as propostas de João e José em seus aspectos positivos e negativos e faz-se comentários a fim de influenciar nas decisões a serem tomadas pelo atual proprietário da fazenda.

DESENVOLVIMENTO

A empresa familiar se caracteriza como tal por ser constituída há mais de duas gerações por membros de uma mesma família e por esse fato apresenta aspectos positivos e negativos. Dentre os positivos podemos citar: funcionários interessados e comprometidos com o desenvolvimento da empresa, sistema de decisões rápidas e quanto aos pontos negativos destaca-se a falta de planejamento a médio e longo prazo e a falta de preparação profissional.

Felizmente, dos pontos negativos apontados, a empresa Fazenda São Pedro tenta se desvencilhar já que os dois filhos do Senhor Oswaldo (atual administrador) tiveram ótima formação em Administração de Empresas e que ocupam respectivamente cargos na área financeira e comercial. Quanto à falta de planejamento a médio e longo prazos, parece-nos que também não faltam intenções de mudanças.

Os dois filhos do Senhor Oswaldo têm características diferentes, pois ao mesmo tempo em que José prefere manter-se longe de mudanças significativas, João é aventureiro e gosta de arriscar-se em novos mercados visando à expansão da empresa.

Pelo que se pode observar João tem melhor visão estratégica já que apresenta um plano de crescimento audacioso para a empresa: deseja expandir a área de abrangência do produto, contatar distribuidores locais para entregar nas residências, desenvolver o marketing comercial em diversos meios de comunicação, abrir um escritório em São Paulo com a contratação de novos funcionários gerenciais, aumento de máquinas e de funcionários, terceirização da produção em um local mais próximo de onde será comercializado e mudanças na embalagem e na composição do suco. É ousada pois colocaria a frentre o nome da fazenda São Pedro no mercado, causando impacto muito alto e na briga diretamente com outras empresas bem sucedidas na área de venda de sucos pronto para beber, pois essas empresas já possuem seus consumidores e a disputa desses consumidores finais não seria nada fácil .E com a mudança de embalagem estaria colocando em risco a forte da marca do suco já existente , pois a mesma já tem sua tradição e alguns consumidores por mais que a embalagem seja inovadora os deixariam com duvidas a respeito da qualidade do suco, que seria produzidas pela fazenda São Pedro.

.

Por outro lado, José sugere que não se invista em mudanças que são incertas e propõe que haja somente compra de máquinas novas em substituição às antigas, o que traria melhor aproveitamento de matéria-prima, menos desperdício e necessidade de menos funcionários. Acredita também que para reduzir custos deveriam ser demitidos os gerentes de vendas com salários muito altos e contratação de novos, com salários inferiores, mas não a certeza que esses novos funcionários trouxessem o esmo rendimento que os antigos que já estão desde a fundação da fazenda com a produção e fabricação dos sucos , esses funcionários mesmos com salários altos tem a qualidade e a eficiência que a administração necessita.

A função do senhor Oswaldo é, mais uma vez, de intermediar a relação entre os dois filhos e o de analisar as duas propostas verificando seus pontos positivos e negativos para o futuro da empresa. Considerando as duas propostas acima e a história de sucesso da Fazenda São Pedro além da afirmação de que o canal de venda dos sucos é o varejo (ou seja, depende da demanda do local) e que pra aumentar a demanda é preciso expandir o produto para outras áreas, convém destacar que a única maneira da mesma crescer ou até mesmo de manter-se como pioneira em vendas na região de Ribeirão Preto é investindo em novos mercados, porém há diversos pontos nas duas propostas que precisam ser discutidos. Além disso, convém elucidar que antes de tomar qualquer decisão quanto ao futuro da empresa o Senhor Oswaldo deverá fazer um diagnóstico organizacional, por meio do qual ele poderá avaliar o ambiente externo e interno, a estratégia empresarial, a estrutura organizacional, a cultura e os possíveis resultados da empresa, ou seja, suas condições financeiras atuais para a expansão. Já se sabe que a empresa dispõe de recursos financeiros para tal expansão.

Quanto à cultura, segundo o filho João, através de pesquisa de mercado já foi constatado que os clientes em potencial têm poder aquisitivo alto. Quanto à estrutura organizacional será necessário investir prioritariamente no plantio de laranja em detrimento de outras culturas que eventualmente a fazenda tenha; será necessária também a substituição das máquinas velhas por novas para diminuição do desperdício e melhor aproveitamento da matéria-prima aliada a compra de mais máquinas, capazes de suprir a demanda da cidade de São Paulo e também a da região de Ribeirão Preto. No que diz respeito a estratégia empresarial que "(...)é a definição dos propósitos da organização, que representa um conjunto de decisões e ações que, se forem realizadas, darão uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes" (Unidade 1) comprova e defende a visão de João, que aponta para o crescimento da empresa, a qual por sua vez, dará uma vantagem da Fazenda Sucos São Pedro em relação às demais concorrentes. O crescimento, portanto, seria a estratégia. E finalmente com relação ao ambiente externo e interno da empresa, ficou evidente o grau de satisfação dos clientes com a qualidade do produto e a necessidade de expansão dos negócios para um local onde se tenha clientes em potencial.

É consenso, porém, que não há como concordar integralmente com nenhuma das duas propostas, pois as duas são bastante extremistas. Para atingir-se o equilíbrio é necessário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com