TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sucos Fazenda Sao Pedro

Pesquisas Acadêmicas: Sucos Fazenda Sao Pedro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 6

2 DESENVOLVIMENTO

A empresa Rural Soluções e Serviços está presente hoje em alguns municípios que fazem parte de uma importante região produtora de grãos, com sua matriz na cidade de Tangará da Serra e filiais em Campo novo do Parecis,Sapezal,Campos de Júlio e Diamantino.

A Rural atua no ramo comercial de defensivos agrícolas, porem a entrevista foi realizada na filial de Campo Novo do Parecis que conta hoje com 9 funcionários.

As questões pré-estabelecidas tinham como objetivo mapear a estrutura da empresa para podermos entender um pouco melhor como estava a mesma diante de tantas regras e exigências estabelecidas ao segmento.

Quanto à ética, política e sociedade confirmamos com o gestor da empresa que a mesma possui um código de ética que abrange todos os segmentos da empresa, mas que tem dificuldades para segui-lo em determinadas situações, seguindo apenas na medida do possível.

Ressaltou também que considera eficiente o código de ética por dar um direcionamento importante as colaboradores da empresa.

Quanto ao modelo de gestão segundo seu gestor a Rural trabalha com nível estratégico (que exige amplo conhecimento de todos os segmentos da empresa, e para chegar a níveis como este precisa ter passado por modelos como execução de ações, nível operacional, nível tático).

Ainda no segmento modelo de gestão a Rural divide de forma horizontal os passos do procedimento, ficando o planejamento por conta da diretoria da empresa, o controle e a organização são de responsabilidade dos gerentes que recebem relatórios de atividades de seus subordinados, já a execução fica por conta de seus consultores de venda.

Para que a organização das funções e atividades seja realizada de forma eficaz os gerentes de cada filial cobram de seus colaboradores um relatório semanal das atividades desenvolvidas, que são analisadas por ele em seguida passadas para a empresa.

Economia;

Sua gestão financeira é exercida por profissionais e as decisões quanto aos investimentos é realizada pela diretoria, que se reúne e define como e o que fará com as receitas disponíveis. Quanto a taxa de juros que a empresa se propõe a pagar não existem patamares pré-estabelecidos, isso pode variar de acordo com cada negócio e de acordo com o interesse e as necessidades daquele momento. Raramente os recursos oriundos de lucro são aplicados á bancos e sim transformados em investimentos. Estas decisões sempre são norteadas por orientações de consultores especializados em tendências econômicas.

Gestão de Pessoas;

O organograma de cargos da empresa é desenhado da seguinte forma:

Diretoria ->Diretores administrativo, Financeiro, comercial de armazém->analistas financeiros e consultores, relacionando-se de forma horizontal dentro da empresa. A comunicação interna da Rural é feita através de email, skipe, e telefone.

Para a melhoria e o crescimento profissional a empresa treina seus colaboradores e oferece incentivos para que cada um possa buscar seu conhecimento. Quando se trata de bem estar do colaborador a empresa desenvolve ações como confraternização mensal, aniversário e dia feliz folga.

A satisfação de seus colaboradores é medida através de autoavaliação e em grupo onde avaliam seus colegas e também a empresa. Esta avaliação é realizada através do preenchimento de um formulário com várias questões abrangendo diversos setores da empresa para mensurar os níveis de satisfação de seus colaboradores, contendo inclusive espaço para sugestões e reclamações que serão posteriormente utilizadas como pontos de melhoria, logicamente se estiverem dentro da viabilidade e estejam de acordo com a filosofia da empresa.

A empresa também busca reconhecer seus colaboradores dando gratificação extra aos destaques de cada filial e o destaque de toda a empresa, elegidos através de levantamento de desempenho em vários pontos principalmente no quesito comercial e incentivando desta forma a busca constante por parte dos colaboradores de novos desafios, novos patamares e novas posições dentro do grupo e da empresa.

A outra empresa em case é a Agro Amazônia Produtos Agropecuários com matriz na cidade de Cuiabá e presente em vários municípios e estados produtores de grãos e de pecuária do país.Com 31 anos no mercado ela está distribuída nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Bahia conta hoje com 34 filiais trabalhando no segmento de produtos para agricultura, pecuários e também sistemas mecanizados (máquinas). Seu corpo de colaboradores ultrapassa o numero de 670, atuando em diversos segmentos por ela representados.

Nossa entrevista foi realizada na filial de Campo Novo do Parecis,mas na Agro Amazônia produtos agropecuários,segmento produtos agrícolas,que conta com 9 funcionários .

ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE.

A empresa possui código de ética, que é em forma de um livro e é entregue a cada colaborador, cada um deve ter o seu e saber exatamente o que este quer dizer, nele estão descritos as diretrizes da empresa em termos de comportamento e conduta para com seus colegas de trabalho e seus clientes.

Além disto, o código de ética da Agro Amazônia dá direcionamento aos seus colaboradores de como agir em caso de acidentes por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com