TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sucos Fazenda São Pedro

Casos: Sucos Fazenda São Pedro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  2.142 Palavras (9 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Este estudo relata a aplicação dos conhecimentos adquiridos neste periodo nas disciplinas de Ética, Política e Sociedade, Modelos de Gestão, Economia e Gestão de Pessoas, aplicados sobre um caso elaborado pelo Professor João Osvaldo Schiavon Matta, em Julho de 2006, com o Tema central baseado no titulo “Sucos Fazenda São Pedro: Crescer ou não Crescer, eis a questão.”.

DESENVOLVIMENTO

O professor de Economia Wilson Salvalagio, nos propõe a analisar aos seguintes pontos:

• Como a empresa entende seu mercado? É de concorrência pura, oligopólio ou concorrência monopolística?

• Identificado o tipo de mercado, a fazenda São Pedro possui espaço para crescer?

• A empresa possui dinheiro suficiente para investir. Se a opção for expandir, ela deve utilizar recursos próprios ou linhas oficiais de financiamento, com juros subsidiados?

A Fazenda São Pedro, apesar de dominar o comercio de sucos na região de Ribeirão há algum tempo vem sofrendo com a concorrência das multinacionais como a Dell Vale, Ades, Coca Cola.

Um Oligopólio, pois o mercado é composto pela Fazenda São Pedro e algumas multinacionais tentando ganhar seu espaço naquela região. As empresas são interdependentes, existem obstáculos para ganhar espaço neste comercio, no caso o fato da empresa sucos para beber ser da região e ter um produto de qualidade.

Apesar da concorrência e das indecisões internas da empresa, Fazenda São Pedro, tem um grande espaço para crescer, não apenas na região de Ribeirão, mais também por todo estado de São Paulo como o João sugere.

A empresa possui capital suficiente para que este investimento de expansão aconteça, não precisando utilizar outras linhas de financiamento, pois isso acarretaria problemas futuros pra a empresa.

Não será necessário também fazer cortes, como sugeriu o José, basta aperfeiçoar o modelo de gestão da empresa, que ela será em pouco tempo um grande polo de empregos.

A professora Monica Maria Silva de Gestão de Pessoas nos orienta a seguir o seguinte raciocínio:

• Quais são as implicações/consequências para a gestão de pessoas, que as propostas de João e de José causarão?

• Elaborar uma analise apontando, sob a perspectiva da gestão de pessoas, os pontos fortes e os pontos fracos das propostas de Jose e João.

• Com base na analise acima aponte como a gestão de pessoas da empresa poderia contribuir para o êxito da cada uma das propostas.

• Ao discorrer sobre as questões propostas abordar a influencia da área de gestão de pessoas na profissionalização da administração da empresa e como ela pode contribuir para a expansão da organização?

Dentro das analises feitas em ambas as propostas no caso do senhor Oswaldo aceitar a do José, o gestor de pessoal teria muitos problemas. Como demitir funcionários que ajudaram no crescimento da empresa, profissionais que estão trabalhando ali desde o inicio, para trocá-los pro profissionais mais jovens e melhor preparados, para pagar menores salários.

Agora caso opte pela proposta do João, o gestor não terá as mesmas dificuldades, terá sim uma melhor oportunidade de preparar a seleção dos novos funcionários e aproveitar para atualizar, com cursos e treinamentos os colaboradores, tanto dos escritórios em Ribeirão Preto, quando os funcionários da Fabrica.

Analisando o que espera o gestor de pessoal caso a opção seja a proposta do Jose:

1. Aumento dos números de maquinas, mais modernas e com melhor desempenho. Como treinar seus colaboradores em tempo hábil sem atrapalhar a produção

2. Baixar os custos na produção.

3. Redução do numero de funcionários.

4. Demissão de funcionários, inclusive de cargos como gerentes de diretores.

5. Contratação de jovens experientes, com baixos salários.

No caso da proposta aceita for a do João:

1. Compra de novos equipamentos, e recuperação do maquinário antigo.

2. Aumento do numero de funcionários.

3. Terceirização da mão de obra

4. Criação do escritório na cidade de São Paulo.

5. Recrutamento, seleção, entrevista, treinamento e contratação de sete funcionários para o escritório em São Paulo, para o escritório de Ribeirão Preto e da fabrica na sede da fazenda São Pedro.

O gestor de pessoal para obter êxito em qualquer uma das propostas aceita, teria que seguir os seguintes pontos.

• Fazer um planejamento de como trabalhar, partindo da aquisição de novas maquinas para a produção. Como será feito treinamento dos colaboradores para utilização destas maquinas.

• Maneja mento de pessoal, como será a seleção dos novos empregados, recrutamento, entrevista e treinamento.

• Como lidar com demissões, que poderiam ser excluídas, caso ele faça uma transferências destes funcionários que poderiam ser demitidos, para os escritórios.

• Treinamento dos colaboradores da fabrica para conseguir a redução dos custos na produção.

Portanto o gestor terá muito trabalho no caso de aceitação de qualquer uma das propostas. Um profissional desta área tem que agir com ética, paciência, ser comunicativo, lembrar que o mais importante dentro da empresa são os funcionários, procurar onde estão os erros e os acertos.

Fazer com que a empresa seja um local agradável para trabalhar, e que o trabalho seja desenvolvido de forma sadia, ética, e com toda qualidade que o produto e seus clientes merecem.

Uma solução seria a implantação do plano de carreira com metas dentro da empresa, assim conseguiria profissionais, mais capacitados e empenhados na elaboração de seus trabalhos.

A professoraMárcia Bastos de Almeida pede para Apresentar os aspectos éticos implícitos nas estratégias e argumentos dos responsáveis pela empresa.

O caso explora a difícil decisão de crescimento de uma empresa familiar formada pelo pai e seus dois filhos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com