TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Suplly Chain

Pesquisas Acadêmicas: Suplly Chain. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  1.640 Palavras (7 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 7

RELATÓRIO PARCIAL

1 - Definição da Cadeia de Abastecimento - Supply Chain.

Supply chain, nada mais é a “Cadeia de suprimentos”, resumindo é o caminho que um produto percorre desde a sua fabricação até o consumo (cliente final), passando pelos distribuidores e revendedores, segundo o autor Metz (1998)

Na logística coordena esse caminho, para que seja percorrido de uma maneira mais rápida e com menor custo possível.

A gestão da cadeia de suprimentos é um processo que consiste em gerenciar estrategicamente diferentes fluxos (de bens, serviços, finanças, informações) bem como as relações entre empresas, visando alcançar e/ou apoiar os objetivos organizacionais

Definição de SupplyChayn, um pouco mais detalhada:

Podemos afirmar que Supply Chain Management (SCM) é a gestão da cadeia de fornecimento. Segundo alguns autores, a competição no mercado global não acontece entre empresas e sim entre cadeias de fornecimento. A gestão da logística e do fluxo de informações em toda sua cadeia, permite que os executivos avaliem os pontos fortes e pontos fracos na cadeia de fornecimento, sendo assim auxilia na tomada de decisões, as quais resultam na redução dos custos, aumento a qualidade, a competitividade do produto e ou criando valores agregados e diferenciais em relação a concorrência.Segundo o autor Ganeshan e Harrisson (1995)). o que se espera da utilização de sistemas que automatizem o SCM são:

Reduzir custos, aumentar a eficiência, ampliar os lucros, melhorar os tempos de ciclos da cadeia de fornecimento, melhorar o desempenho nos relacionamentos entre clientes e os fornecedores, desenvolver serviços de valor acrescentado que dão a empresa, vantagem competitiva, obter o produto certo, no lugar certo, na quantidade certa e com o menor custo,

manter o menor estoque possível.

Os resultados acima citados,são obtidos no momento em que a gestão da cadeia de fornecimento simplificar e acelerar as operações que estão relacionadas com a forma como os pedidos do cliente são processados pelo sistema, até serem atendidos, e também, com a forma das matérias-primas serem adquiridas, e entregues, pelos processos de fabricação e distribuição.

Finalizando, é fundamental que as empresas se preocupem com a integração desses conjuntos de soluções de gestão, automatizadas através da tecnologia de informação (Simchi-Levi, 2003), pois só assim será possível obter maior vantagem estratégica e competitiva.

Então aprendemos que um bom gerenciamento da cadeia de suprimentos, começa na avaliação dos gastos, no modelo atual de compras, na avaliação dos índices financeiros aplicados na renovação dos contratos por fornecedores e etc, Não basta colocar um software de administração da cadeia, se não alterar o modelo de gerenciamento. A idéia do Supply Chain, é reduzir as atividades táticas, ampliando a ação estratégica.

A área de suprimentos hoje, diferentemente de ontem, é responsável pelos resultados da empresa, a sinergia - ação dos órgãos simultaneamente, desenvolvida entre os departamentos,fortalece a área que hoje não só acompanha a aplicação dos contratos, mas como é responsável por todo o período de negociação. Os fornecedores, passam a ser parceiros no desenvolvimento de produtos, a quantidade de fornecedores é reduzida e o controle dos KPI´s acordados passam a ser melhor administrados.A possibilidade de relatórios emitidos pela ferramenta utilizada, com equalizações e demonstrativos de resultados.O comprador definitivamente, abandona a fase de baixa ou nenhuma rastreabilidade e auditabilidade de seu processo de compras, passando a ter total visualização de todo o processo.

1. A diferença entre logística e cadeia de suprimentos, conhecida também como Supply Chain”.

1.1.Tradicionalmente a logística tem os responsáveis pelo fornecimento de produtos da fábrica ou do fornecedor a entrega ao cliente final. Ultimamente tem se integrado o conceito de "Supply Chain Management, ou SCM, SupplyChain, destinado a otimizar a gestão dos fluxos físicos, administrativos e de informação ao longo da cadeia logística de fornecedor para fornecedor o cliente do cliente.

1.2. Ela está presente em todos os níveis da empresa, também ao nível operacional - para gerir os fluxos físicos de produtos que são devidos - um nível tático - para definir a organização e movimentação destes fluxos, a médio prazo - o nível estratégia - para definir a orientação duráveis.

1.3. Plano de todas as atividades da empresa, compra, produção e distribuição de produtos, adaptando-se e respeitando as exigências dos clientes. Esta poderia ser uma definição sintética da otimização da cadeia de abastecimento. cadeia de suprimentos não é uma função da sociedade, nem contratou um prestador de serviços de logística, também não é uma aplicação de software é simplesmente executar um processo cujo objetivo é garantir uma gestão eficaz e sincronização de todos os processos que permite que uma empresa e seus fornecedores analisar e responder às necessidadesdos clientes finais.

1.4. O "Supply Chain" inclui todas as atividades associadas com o fluxo e transformação de produtos, a partir de matérias-primas até o produto acabado entregue aos clientes finais, bem como administrativa e fluxos de informação associados.

1.5. Supply Chain, SCM ou Supply Chain Management "é então definida como a integração dessas atividades. Representa uma vantagem competitiva para a empresa colocar no centro do sistema que satisfaça as necessidades do cliente.

Nota: a palavra "Supply Chain" é frequentemente utilizado incorretamente. Por exemplo, para descrever a logística de uma empresa, embora a função não é global ou cruz.

1.6. A palavra "Supply Chain" é utilizado pelos prestadores de serviços que executam serviços de armazenamento: o armazenamento, preparação de encomendas. Afirmam ter uma atividade "Supply Chain". Este é apenas se estes serviços estão integrados num sistema global e se o sistema informático utilizado está ligado, por um lado com o sistema cliente encomenda e outra com o sistema utilizado pelos transportadores.

2. Objetivo e Desafios

Objetivos

2.1. Ajuste as ações em todos os níveis, melhorar a flexibilidade e capacidade de resposta da disponibilidade dos produtos e otimização dos meios de produção e logística. Desde que a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com