TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Supply Chain Management: Conceito, Funções, Implementação.

Artigos Científicos: Supply Chain Management: Conceito, Funções, Implementação.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2013  •  2.879 Palavras (12 Páginas)  •  1.782 Visualizações

Página 1 de 12

Supply Chain Management: Conceito, Funções, Implementação.

Estudante Pós Graduação Logística Empresarial

RESUMO

As empresas convivem atualmente com o aumento da concorrência global que exige a adoção de estratégias competitivas que reduzam custos, tempos de entrega, estoques e preços ao mesmo tempo que aumentem a customização dos produtos, a flexibilidade organizacional e a agilidade da produção e distribuição. Neste contexto, o gerenciamento da cadeia de suprimentos, denominado Supply Chain Management (SCM), assume importância estratégica. Apesar dos diversos benefícios associados ao SCM, sua implementação não é fácil, implicando em grandes desafios às empresas, tanto internos quanto externos. Este artigo investiga, na literatura, os desafios enfrentados pelas empresas na implementação do conceito.

Palavras chave: Cadeia de suprimento, Implantação, Desafios organizacionais.

Introdução

O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicações vem derrubando barreiras de entrada nos setores industriais e propiciando o surgimento de novas configurações de modelos de negócios das empresas e possibilitando a formação de redes de negócios sem fronteiras geográficas. Tudo isso leva a um aumento da competição entre as empresas de várias nacionalidades por mercados agora mais amplos. Na medida em que os mercados se tornam mais competitivos, as empresas precisam buscar formas mais criativas de atender às necessidades de seus clientes. A cadeia de suprimentos passou a ser parte essencial da boa gestão de negócios porque somente a eficiência interna não é suficiente num mercado cada vez mais interligado. Essa nova realidade nos negócios gerou uma maior conscientização nas empresas quanto à importância do gerenciamento da cadeia de suprimentos e incentivou o aprofundamento das pesquisas sobre o tema.

Denomina-se Supply Chain Management (SCM) o esforço de coordenar os diversos canais de distribuição, por meio da integração de processos de negócios, interligando seus participantes através da administração compartilhada de processos-chave, envolvendo desde o consumidor final até o fornecedor inicial de matérias-primas. Por ser um tema que faz parte da renovação da logística, o SCM possui uma bibliografia ainda restrita, porém os resultados alcançados com essa nova ferramenta fazem com que o mesmo seja alvo de estudos, seminários, pesquisas, simpósios e divulgação dos casos de sucesso. Apesar dos vários benefícios que podem ser alcançados pela implementação do SCM, poucas são as empresas que o implementaram até hoje.

Para Fleury et.al. (2000), a complexidade da implantação do conceito SCM é um dos fatores que explica este fato. Não são poucos os desafios associados à implementação do SCM, envolvendo questões internas da empresa, assim como o gerenciamento de atividades relacionadas à cadeia como um todo, que vão além das fronteiras da empresa.

O Conceito de Supply Chain Management

O conceito de Supply Chain Management surgiu como uma evolução natural do conceito da Logística Integrada. Enquanto a logística Integrada representa uma integração interna de atividades, o Supply Chain Management representa uma integração externa, pois estende a coordenação dos fluxos de materiais e de informações aos fornecedores e ao cliente final, cujo pano de fundo é a globalização e o avanço na tecnologia da informação.

Na verdade o campo da logística evoluiu de um tratamento mais restrito, voltado para a distribuição física de matérias e bens, para um escopo mais abrangente, em que se considera a cadeia de suprimentos como um todo e as atividades de compras, administração de matérias e distribuição. Assim, não se limita a uma única função como o Marketing ou as operações, mas representa, de fato, uma área de integração desses distintos enfoques. Essa trajetória registrou uma mutação radical na década de 90 com a intensificação articulada dos fenômenos da liberação comercial, da globalização produtiva e financeira em escala mundial.

O objetivo principal do Supply Chain Management é criar valor para o consumidor final com variedades de produtos, qualidade, bons serviços e custos adequados com ganhos para os clientes e acionistas.

Para que isso aconteça é preciso integrar os processos-chave em toda a cadeia. Do consumidor final até os fornecedores de insumos.

Principais Funções SCM

O sistema inclui processos de logística que abrangem desde a entrada de pedidos de clientes até a entrega do produto no seu destino final , envolvendo aí o relacionamento entre documentos , matérias-primas, equipamentos, informações, insumos, pessoas, meios de transporte, organizações, tempo etc.

Fiscalizar alguns indicadores de performance fundamentais para o controle do resultado, como por ex: a qualidade e a inovação dos produtos e serviços, velocidade da execução dos processos, tempo de chegada ao mercado e aos consumidores, nível de serviço adequado às necessidades de cada cliente e custos compatíveis com a percepção de valor da demanda.

Possibilitar à empresa usuária cumprir rigorosas condições de entrega e qualidade para os relacionamentos de longo prazo com clientes que se baseiam na produtividade.

Integrar os fluxos de informações para as programações de envio e recebimento com os outros processos.

Processo de Implementação do SCM

Um objetivo básico na SCM é maximizar e tornar realidade as potenciais sinergias entre as partes da cadeia produtiva, de forma a atender o consumidor final mais eficientemente, tanto através da redução dos custos, como através da adição de mais valor aos produtos finais (VOLLMANN & CORDON, 1996). Redução dos custos tem sido obtida, através da diminuição do volume de transações de informações e papéis, dos custos de transporte e estocagem, e da diminuição da variabilidade da demanda de produtos e serviços, dentre outros.

Mais valor tem sido adicionado aos produtos, através da criação de bens e serviços customizados, do desenvolvimento conjunto de competências distintas; através da cadeia produtiva e dos esforços para que, tanto fornecedores como clientes, aumentem mutuamente a lucratividade.

Práticas eficazes na SCM têm sido implementadas em todo mundo, as quais têm visado a simplificação e obtenção de uma cadeia produtiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com