TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese do artigo a evolução dos materiais

Por:   •  8/5/2018  •  Resenha  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 4

O presente artigo retrata sobre a história das civilizações inca, asteca e maia e como elas contribuíram para o desenvolvimento tecnológico atual e para alguns conhecimentos estudados pela ciência e tecnologia dos materiais. A civilização Inca apresentava um território extenso, que abrangia diferentes nações. As edificações geralmente tinham um único andar, com a exceção das que eram construídas sobre colinas, onde um segundo andar poderia ser construído, os telhados apresentavam baixa inclinação e eram cobertos por palha, para facilitar o escoamento da água. As paredes eram compostas por pedras rudemente acabadas e a lama ou barra usada como forma de reboco. Para construções mais importantes eram utilizados instrumentos de alta dureza e formões de bronze.  Durante o apogeu da civilização inca, a agricultura possibilitou alguns avanços tecnológicos, como o cultivo de várias espécies de vegetais, a utilização da técnica de curvas de nível e o uso pela primeira vez do sistema de irrigação.

As construções de pontes feitas de cordas de fibra possibilitaram resolver o problema do caminho percolado de terrenos ásperos e profundos, além de ser importante para a expansão da civilização para outros territórios. As tecnologias utilizadas nessas pontes serviram de inspiração para a construção de pontes atuais, como a ponte californiana. Os incas eram especializaram-se no uso de fibras naturais e na fabricação de tecidos, barcos armas de funda e possuíam um inventário de pré escrita baseados em nós, produzindo objetos com extrema perfeição.

A extração da prata Potosi gerou uma extraordinária expansão da atividade em volta do cerri rico e com isso um elevado aumento da população, transformando-a na maior comunidade humana do hemisferio ocidental. Os incas desenvolveram uma tecnologia de fusão que produzia uma separação mais eficaz da prata dos resíduos. O surgimento de uma nova técnica de refinação baseada na interação química do minério de prata com o mercúrio transformou o sistema de trabalho, tecnologia e economia de Potosi e tornou obsoletos os fornos de ventos utilizados pelos nativos depois da descoberta de grandes depósitos de mercúrio.

A civilização Maia contribuiu significativamente no mundo moderno pelas suas realizações intelectuais, como por exemplo no ramo da matemática avançada, permitindo o acompanhamento dos planetas, previsão de eclipses e na produção de um calendário exato. Além disso, os Maias obtinham cores misturando ingredientes, como óxidos de ferro e de manganês e carvão mineral, com agentes específicos e utilizavam conhecimentos de técnicas específicas da química.

Os maias utilizavam da queima da pedra calcária para produzir argamassa que eram utilizadas nas suas edificações. O processo consistia em justapor camadas de pedra calcária e de madeira, em troncos ou vazadas, que depois eram queimadas, produzindo a argamassa. A argamassa era utilizada para revestir os pisos, fazer esculturas e dar um melhor acabamento do exterior dos edifícios, e possibilitou preservar os produtos, mesmo estando em regiões úmidas.

Os maias também tiveram grande importância na evolução dos materiais, com a criação do pigmento Azul maia, composto de paligorsquita e de um pigmento orgânico natural, o índigo. Esse pigmento possuía estabilidade sem precedente quando exposto a ácido, álcalis, solventes além de resistir à biodegradação. A sua confecção permaneceu como um enigma, até ser desvendado por métodos computacionais e investigações estruturais por meio de difração de Raios-X, de fonte síncroton, mostrando-se assim a presença do índigo nos canais da paligorsquita, além das ligações químicas que mantiveram unidas as moléculas durante séculos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com