TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA E PRATICA PEDAGOGIA IV - UNIUBE

Por:   •  1/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  1.289 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE UBERABA

DANIELI SOTELE GUIMARÃES

PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA IV

RELATÓRIO

NOVA VENÉCIA – ES

2015

DANIELI SOTELE GUIMARÃES

PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA IV

RELATÓRIO

Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências à conclusão da disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica IV do 4º período do curso de Pedagogia. Apresentado a: Valéria Rodrigues de Souza Rossini.

NOVA VENÉCIA

2015

RELATÓRIO DA REUNIÃO PEDAGÓGICA RELACIONADA AO FILME GLADIADOR E AO TEXTO ATITUDES DE MUDANÇA PESSOAL DE JOSÉ MANUEL MORAN (2000).

A reunião pedagógica é muito importante, haja vista que, através dela que são discutidas as questões que refletem os conteúdos e o papel que a mesma desempenha para todo o público alvo. A reunião é um momento oportuno para o diálogo e para a troca de informações que são transformadas em conhecimentos, além do mais, a reunião pedagógica é responsável por formar profissionais que falem com propriedade do que a escola pensa, por isso deve ser um espaço de debate e articulação. De acordo com os meus conhecimentos, e com o que observei no período em que realizei o meu estágio, o gestor deve estar sempre presente com os professores no planejamento, acompanhando em sala de aula, e em todos os momentos do espaço escolar. Pude perceber que o gestor tem um papel de fundamental importância na escola, sendo ele responsável pela liderança do grupo. O clima organizacional em que acontece a reunião é bom, a equipe cria um ambiente receptivo e aberto, onde as pessoas sentem a liberdade para se expressarem e discutirem os assuntos, o respeito é recíproco de um para com o outro, o que torna um ambiente agradável.

De acordo com o que assistir no filme Gladiador e com o trabalho pedagógico elaborado na escola, percebi a grande relação que se estabelece entre eles.

Maximus é um general de Roma que lidera o exercito. Ele tem uma estratégia para conseguir seus objetivos usando palavras de incentivo e faz discursos para os seus liderados. Os liderados ficam motivados, mesmo em condições de extrema tensão: guerra, distância da família, morte de companheiros e risco de morrer. Ele demonstra ter importância para líder como: sabedoria, firmeza, justiça, temperança, coragem e devoção. O líder em uma empresa tem como objetivo o bom desempenho como os liderados, ter sabedoria para liderar mesmo em condições de extrema tensão e nesse momento que aparece toda a desenvoltura do verdadeiro líder. Ele sempre comandava os ataques e consequentemente conquistava confiança e liderança. No momento de tensão mesmo provocado não perde a razão e sempre mantém a calma para resolver os problemas. O líder mesmo em extrema tensão em uma empresa ele tem que se manter em tranquilidade e liderança mesmo se estiver com um grupo de liderados menor do que o necessário para realizar determinada meta, e nesse momento o líder deve fazer o trabalho ser mais eficiente para o menor render mais.

O filme mostra ainda um homem que apesar de perder toda a sua família, de ser preso como escravo não se esqueceu do seu compromisso, e de sua responsabilidade para com aquele povo, assim também deve ser nossos gestores e coordenadores pedagógicos que por muitas vezes encontram situações que parecem não ter solução, mas por acreditar em seus objetivos e na liderança do grupo são capazes de resolver os problemas encontrados na realidade do seu dia a dia.

Em suas lutas Maximus diz aos seus inimigos também gladiadores que eles teriam mais chance de vencer se lutassem juntos é assim também nossos gestores e coordenadores pedagógicos junto com toda a sua equipe conseguirá realizar seu trabalho na sua comunidade escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com