TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC ADS - UNOPAR

Artigo: TCC ADS - UNOPAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  2.388 Palavras (10 Páginas)  •  949 Visualizações

Página 1 de 10

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Organograma 6

Figura 2 - Modelo Incremental 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO EM ESTUDO 6

1.2 JUSTIFICATIVA 8

1.3 OBJETIVOS 10

1.3.1 Objetivo Geral 10

1.3.2 Objetivos Específicos 10

1.4 DESCRIÇÃO DO SISTEMA EXISTENTE 11

2 METODOLOGIA PROPOSTA 12

3 CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO

No quinto semestre do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem-se a disciplina Estágio Curricular Obrigatório I – TCC. Esta se caracteriza pela prática nas áreas de Engenharia de Software, Análise de Sistemas, Programação e Redes de Computadores, vinculada à uma organização ou instituição. Nesta disciplina o acadêmico elabora seu projeto de Trabalho de Conclusão de Curso visando o desenvolvimento de um Sistema de Informação.

Para este trabalho será desenvolvido um sistema de gerenciamento de alunos e treinamento físico para a microempresa Academia e Musculação Corpo Perfeito.

A utilização de novas tecnologias na condução dos negócios de empresas tem se tornado cada vez mais comum nos dias de hoje. Sistemas de informações se tornaram importantes, pois a agilidade com que disponibilizam informações aumenta a produtividade dos recursos humanos, possibilitando tomar decisões e solucionar problemas rapidamente. E, além disso, também possibilita a criação de novos serviços.

Seguindo esta tendência, a Academia e Musculação Corpo Perfeito já possui um sistema para a automação de algumas atividades tais como: controle de alunos, mensalidades e treino. No entanto, este sistema não atende a todas as necessidades da empresa. Ao se fazer o estudo de caso foram encontradas algumas dificuldades tais como: problemas no gerenciamento de alunos e falta de controle de treinos. Deste modo, o cenário da empresa em questão torna possível a aplicação dos conhecimentos obtidos ao longo do curso.

Nesta primeira parte do Trabalho de Conclusão de Curso será apresentada a caracterização da empresa estudada, a justificativa de sua escolha, os objetivos, a descrição do sistema atual e a metodologia a ser utilizada para o desenvolvimento do novo sistema. Ao final, têm-se a conclusão e as referências utilizadas para sua elaboração.

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO EM ESTUDO

Nome da Empresa:

– Razão Social: Academia e Musculação Corpo Perfeito Ltda - ME.

– Nome Fantasia: Academia e Musculação Corpo Perfeito.

Endereço completo: Rua Frei Mariano, nº 1364, Centro, Corumbá - MS, CEP 79300-006.

Telefone / fax: (67) 3231-1771.

Website / E-mail: Não possui.

Nome e cargo da chefia direta:

– Nome: Ricard Alessandre de Souza Barboza.

– Cargo: Proprietário e Chefe Geral.

Ramo de atividade e área de atuação:

– Ramo de atividade: Atividades de Condicionamento Físico.

– Área de atuação: Educação Física.

Números de empregados da empresa: 04.

– Gerente: 01.

– Secretária: 01.

– Professores: 02.

Categorias dos profissionais que atuam na empresa: Professores graduados em Educação Física.

Organograma da empresa:

Figura 1 - Organograma

Produtos e serviços desenvolvidos pela empresa: A academia oferece a seus clientes um local e equipamentos adequados para a prática de atividades físicas monitoradas por professores de Educação Física. Atende a um público diversificado compreendido por pessoas de ambos os sexos: adultos, jovens, crianças e idosos. Além da prestação de serviços na área de atividades físicas, a empresa também vende produtos relacionados às suas atividades tais como: malhas e suplementos.

Histórico da empresa: A microempresa Academia e Musculação Corpo Perfeito foi fundada em 14 de fevereiro 2012, com o objetivo de prestar serviços na área de educação física, atendendo a um público diversificado. Inicialmente contava com um quadro de 3 funcionários, o gerente e mais dois professores formados em Educação Física. Antes da fundação, os professores atuais trabalhavam em outras academias, ou seja, já possuíam experiência na área. Alguns meses depois, com o crescimento da empresa, foi contratada uma secretária, completando assim o quadro atual de funcionários. Com pouco mais de um ano de funcionamento a academia já conta com um sistema para o gerenciamento de suas atividades e possui uma média de 300 alunos ativos por mês.

1.2 JUSTIFICATIVA

Visando encontrar uma empresa com as condições adequadas para a realização das atividades de estágio, foi feito o contato com algumas empresas conhecidas da região. Entre elas, a Academia e Musculação Corpo Perfeito foi selecionada para a realização das atividades de estágio.

De acordo com o SEBRAE-SC (2011), “o mercado das atividades físicas desponta como uma das maiores tendências do século XXI”. Este é um mercado que muda com grande velocidade sendo mais promissor para quem estiver sempre atualizado e acompanhando novas tendências. A demanda crescente e o aumento no fluxo de trabalho provocado por esta demanda torna necessário que empresas que atuam neste ramo disponham de um sistema de informação.

Segundo Santana e Perini (2009, p. 45) “um sistema de informações reduz a incerteza no processo decisório de planejamento, na organização e no controle”. Ainda conforme os autores, “esses sistemas também auxiliam os gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com