TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Modelo Anhanguera - Eficiência Energética

Por:   •  4/6/2016  •  Monografia  •  1.407 Palavras (6 Páginas)  •  4.095 Visualizações

Página 1 de 6

Douglas de Paula Rodrigues

Felipe Silva Moreira de Souza

Rennan Torres de Moura

Eficiência Energética e Qualidade de Energia: Meios de Aplicação e Controle na Indústria

Niterói

Março de 2016


Douglas de Paula Rodrigues[pic 1]

Felipe Silva Moreira de Souza

Rennan Torres de Souza

[pic 2]

Eficiência Energética e Qualidade de Energia: Meios de Aplicação e Controle na Indústria

Trabalho de conclusão de curso (TCC), apresentado ao curso de Engenharia Elétrica da Universidade Anhanguera, para obtenção do título de graduação em Bacharelado de Engenharia Elétrica.

Orientador: Jorge Marques Guimarães Filho

Niterói

Março de 2016

SUMÁRIO

SUMÁRIO        

1.        INTRODUÇÃO        

1.1        PROBLEMA        

2.        OBJETIVOS        

2.1        OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        

2.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        

3.        JUSTIFICATIVA        

4.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

5.        METODOLOGIA _        

6.        CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        

7.        REFERÊNCIas        

  1. INTRODUÇÃO

Nesse projeto será mostrado o conceito de Eficiência Energética e Qualidade de Energia, aplicando em uma pequena indústria. Será apresentado todo o roteiro que envolve a elaboração e adaptação  de um projeto eficiente e com qualidade, em termos de energia elétrica.

Também será apresentado as relações de custo beneficio, como também o reconhecimento e certificações de algumas entidades nacionais e internacionais, e o que isso impacta numa empresa, além do âmbito sustentável.

  1.  PROBLEMA

É possível temos retorno financeiro em uma instalação eficiente em termos de energia elétrica?

2.  OBJETIVOS

2.1  OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Conceituar Eficiência Energética e Qualidade de Energia, mostrando a sua importância, em termos financeiros (investimento versus retorno versus tempo), como é elaborado e controlado. Mostrar todo o funcionamento do sistema, com explicações do modelo adotado e de que modo é feito e adaptado um projeto. Mostrar os reconhecimentos, e o que os mesmos trazem para uma empresa.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

Os objetivos específicos são:

  • Levantar os principais itens que deverão ser apurados, para chegar ao objetivo de eficiência;
  • Mostrar, através de cálculos o rumo necessário para a obtenção da proposição, apontando os principais pontos;
  • Caracterizar os setores envolvidos, pessoas e responsáveis pela execução e acompanhamento do projeto;
  • Implantar um projeto, com um sistema e seus funcionamento, para chegar aos objetivos traçados;
  • Apresentar indicadores financeiros (custo de implantação, tempo para cobrir esse custo);
  • Mostrar que além do ganho econômico em termos de energia elétrica, existe o ganho financeiro vindo através do reconhecimento de entidades importantes, através de certificações, que valorizam os envolvidos (a indústria, a equipe envolvida).

  1. JUSTIFICATIVA

Este trabalho tem como objetivo principal mostrar os ganhos econômicos, e também de que forma contribui para o desenvolvimento sustentável, que podem vir através da criação e elaboração de um projeto que visa à eficiência e a qualidade de energia. Devido a grande preocupação com o custo e consumo de energia elétrica, foi escolhido esse tema. Cada vez mais as pessoas tem se preocupado com isso, e tem sido cada vez mais discutido nas elaborações de um projeto, não somente na área industrial, mas até mesmo numa construção residencial.

Será abordado, como forma de partida o conceito de cada um dos tópicos, mostrando seus conceitos, e o que representa na prática. Será feito estudos de analise e implantação do projeto em uma indústria fictícia, mas que possui características presentes em diversos setores industriais, como melhor forma de demonstrar cada item e conceito citado, e comparar de forma clara e simples, para uma análise de pessoas pertencentes aos setores envolvidos.

Como forma de incentivar a aplicação real das análises feitas, será exibido como os principais órgãos nacionais e internacionais tem um papel importante na valorização dos nomes envolvidos (pessoas e empresas), e o que isso traz atualmente, visto que a sociedade tem intendido e valorizado esse assunto.

Haverá uma grande abordagem técnica, para mostrar que a aplicação física desse trabalho é viável e trará realmente os objetivos propostos, desde que sejam seguidos os roteiros apresentados.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

   O trabalho estará fundamento nos conceitos de Eficiência Energética e Qualidade de Energia. Será buscado em diversas literaturas métodos para analisar o projeto elétrico da indústria que servirá de exemplo. Primeiramente serão abordados os conceitos de cada assunto que serão abordados. O trabalho consistirá na criação de um projeto de uma indústria de jornal, que está baseada em pesquisas feitas nas indústrias já existentes. O objetivo fundamenta é ter um exemplo mais próximo possível da realidade, para que sejam aplicados os conceitos. Após a criação, serão aplicados todos os conceitos abordados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (133 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com