TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc administração anhanguera parte teorica

Por:   •  11/6/2015  •  Monografia  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  1.162 Visualizações

Página 1 de 4

Parte 1

  1. Conceito de projeto de investimento

Desde a antiguidade, podem se gerenciar projetos como as construções das pirâmides, cidades e caravelas e a muitas formas  diferentes para se explicar o que seria um projeto de investimento que na verdade pode ser conceituado em poucas palavras: “ Um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único” Isso implica um prazo limitado, uma data estipulada para conclusão e um resultado diferente daquele produzido no curso da rotina operacional.

  1. Tipos de projetos de investimento

Os projetos apresentam-se  em muitas formas e tamanhos:

 Projetos de curta duração, empreendimentos baratos que duram apenas alguns dias e necessitam de recursos mínimos. Há também aqueles projetos que tem que ser executados em poucas horas ou não faram o menos sentido por exemplo: a troca de semáforos de uma cidade,  coisas que devem ser executada de forma rápida e em horários de baixo movimento para não atrapalhar a cidade.

Os projetos de médio e longo prazo, podem se estender por muitos anos, e requerem grandes recursos financeiros e matérias, alto nível de habilidades e técnicas cientificas, e estrutura de administração complexas.

Mais todos os projetos apresentam características em comum como:

* São empreendimentos independentes

*Possuem proposito e objetivos específicos

*Tem duração limitada (inicio e fins bem definidos)

*entregam um resultado único

*recursos próprios

*Administração e estruturas administrativas próprias

  1. Duração de um projeto

Por conveniência as pessoas classificam os projetos em termo de duração, as três mais comuns são:

  • Curto prazo: 1 mês a  1 ano.
  • Médio Prazo: até dois anos.
  • Longo Prazo: Mais de dois anos.

  1. Premissas e restrições de um projeto

Em todos os projetos existe um risco que podem ser administrado em todo o ciclo de vida do projeto. Para evitar estes riscos é necessária a administração dos mesmo, reduzindo a probabilidade ou minimizando as consequências.

A administração desses riscos ocorre em quatro fases;

- identificação – pode ser relacionada a decisões sobre o investimento, planejamento do projeto, relações politicas, crise ambiental ou econômica;

-A avaliação – leva em conta a natureza, a probabilidade, as consequências, custos e recursos, a dificuldade de avaliação do risco aumenta com o prazo, assim projetos de longo prazos são mais difíceis de avaliar.

- A analise e eliminação – são benefícios que incluem maior confiança, métodos , alternativos para reduzir as consequências, quantificação dos riscos que implicarão nas decisões estratégicas.

1.5 Estudo de Viabilidade de um projeto de investimento

Estudar a viabilidade de um projeto é reconhecer tudo que foi proposto para o mesmo, como um panorama que expresse toda a relação de interesses para alcançar os objetivos e prever possíveis resultados, riscos e consequências de cada etapa da ação.

2.1 O que é um plano de negócio?

O plano de negócios é em primeira instancia, um documento usado para descrever o negócio e apresentar a empresa aos fornecedores, clientes, investidores, etc.. A elaboração do plano abrange um processo de auto conhecimento e aprendizagem, permitindo empreendedor sinônimo de posicionar se no seu ambiente de negocio  ou seja, o plano de negócios é uma direção que definirá todas as ações da empresa, podendo ser implantado não somente em uma nova organização, mas também em empresas mais antigas que estão utilizando o plano de negócios para pensar no futuro da organização, servindo como guia para a tomada de decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com