TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - MÉTODOS CONSTRUTIVOS PARA HABITAÇÃO POPULAR

Por:   •  11/12/2018  •  Monografia  •  2.237 Palavras (9 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

LINHARES

2018


joão victor santos lima[pic 6]

os benefícios dos SISTEMAS CONSTRUTIVOS PARA HABITAÇÕES POPULARES

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Instituição Faculdade Pitágoras de Linhares.

Orientadora: Lais Borges


Linhares

2018


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        4

2 OBJETIVOS        5

2.1 OBJETIVO GERAL        5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

3 JUSTIFICATIVA        6

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

4.1 HABITAÇÃO POPULAR        7

4.1.1 Conceito de habitação popular        7

4.2 MÉTODOS CONSTRUTIVOS        8

4.2.1 Dry wall        8

4.2.2 Wood frame        9

4.2.2 Steel frame        9

5 METODOLOGIA        11

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        12

REFERÊNCIAS        13


1 INTRODUÇÃO

Todo projeto de métodos construtivos de habitação popular tem por principal objetivo definir qual o material poderá ser utilizado para que se obtenha a maior economia possível sem perca de qualidade e dentro dos padrões mínimos de segurança da edificação.

Quando se conhece métodos construtivos variados, se vê a possibilidade de reduzir o custo das edificações. A combinação exata das opções disponíveis trazem economia representativa ao final da construção, levando-se em conta que a construção de habitação popular sempre acontece de forma massiva, com isso a mínimas economias fazem diferença exorbitante ao final da obra.

Depois de definindo métodos construtivos mesclados ou únicos de habitação popular, não necessariamente estes precisam ser executados por um algum órgão público como se é de costume, levando-se em consideração o estudo aplicado e direcionado para economia financeira, isso permite que pessoas de renda limitada possam executar a obra de forma barata e dentro dos padrões mínimos necessários utilizando seus próprios recursos.

1.1 O PROBLEMA

Um dos principais problemas da habitação popular está ligado diretamente ao custo final de toda obra, se analisado o custo de 1 (uma) unidade de habitação, percebe-se que é relativamente barato levando em consideração o poder financeiro dos órgãos públicos que geralmente são os financiadores, porém se levado em conta que execução de obra de habitação popular acontece de forma massiva, toda economia em cada unidade pode ser revertida na construção de mais unidades.

Assim, a presente pesquisa visa responder ao seguinte questionamento: quais os benefícios que os sistemas construtivos podem proporcionar às habitações populares?


2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Compreender os principais benefícios que os sistemas construtivos podem proporcionar às habitações populares.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Descrever o que são habitações populares por meio de uma revisão da literatura;
  • Entender os principais Sistemas Construtivos relacionados às habitações populares à luz da teoria;
  • Apontar os benefícios dos Sistemas Construtivos relacionados à habitação popular.

3 JUSTIFICATIVA

Toda construção de habitação requer um valor expressivo à ser disponibilizado na execução, tendo isso em vista, o conhecimento dos mais variados métodos construtivos possibilita ao construtor mesclar materiais que podem reduzir o custo final da obra.

O estudo torna-se importante pois, havendo disponibilidade de modelos prontos de métodos construtivos mesclados afim de reduzir custo, facilita o desenvolvimento dos projetos e reduz o custo da execução da obra. Os projetos poderão ser utilizados também para construções individuais nas quais não há grande recurso disponível.

Justifica-se a pesquisa pois a sociedade como um todo pode utilizar os parâmetros abordados pois dispensa estudos aprofundados de tipos de materiais, e já de forma pronta o executor pode escolher o melhor modelo a ser utilizado de acordo com a disponibilidade financeira e perfil do local onde a habitação será construída. Para os futuros engenheiros civis o presente estudo viabilizará um rico referencial teórico para futuras pesquisas na área da construção de habitações populares.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4.1 HABITAÇÃO POPULAR

4.1.1 Conceito de habitação popular

Com aproximadamente 8.500.000 km² de extensão territorial o Brasil possui cerca de 208.494.900 milhões de habitantes (IBGE, 2018) e a distribuição de renda é feita de forma desigual, tendo assim parte representativa da população na linha da pobreza, baseado nessa realidade, as políticas públicas possuem projetos de construção de habitações populares, construções essa que geram um grande gasto aos cofres públicos, assim surge a necessidade de se conhecer variados métodos construtivos que são utilizados em nosso país e no exterior afim de reduzir os custos das construções de tal habitação, possibilitando até construir mais unidades utilizando os mesmos valores de recursos disponíveis. A construção de habitação popular não se limita apenas às executadas pelo estado, possibilitando assim que a população que não está na linha da pobreza porém não possui recursos disponíveis para construção de habitações de alvenaria que é comumente utilizada em nosso país, possa construir um moradia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (188.1 Kb)   docx (34.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com