TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC engenharia civil - paredes de concreto pvc

Por:   •  2/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.193 Palavras (25 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 25

TÉCNICAS CONSTRUTIVAS INOVADORAS COM A UTILIZAÇÃO DOS SISTEMAS SUSTENTÁVEIS: Concreto-PVC e Light Steel Frame

        Beatriz Dias Meira

Ruan Carlos Lago Dias

                RESUMO

A recente situação da construção civil com o elevado crescimento construtivo, passa pela demanda de serviços, exigências e execuções com melhor desempenho e melhor qualificação. Com dificuldade em encontrar mão de obra qualificada, empresas buscam a racionalização e sustentabilidade em novas técnicas para maior produtividade e menor dependência. Tornando-se assim pontos essenciais como obras mais limpas e melhor desenvolvimento do cronograma no segmento. Sendo assim por diversos fatores deu-se a escolha das técnicas construtivas paredes moldadas ´´in loco`` de Concreto-PVC e Light Steel Frame para a presente pesquisa, que vêm aliada a uma visão sustentável, buscando segmentos e direcionamentos finais mais acessíveis a moradias e projetos populares.

Palavra – chave: Produtividade, sustentabilidade, construções de interesse social, Concreto-pvc e Light Steel Fram.

                ABSTRACT

The recent state of construction with high constructive growth, involves the demand for services, requirements and executions with better performance and better qualifications. With difficulty in finding skilled labor, companies seek to rationalize and sustainability in new techniques for increased productivity and less dependence. Thus making it essential points as the cleanest and best works schedule development in the segment. Therefore by several factors gave up the choice of construction techniques walls molded ''in loco`` concrete -PVC and Light Steel Frame for this research , which come together with a sustainable vision , seeking more affordable segments and the final directions and affordable housing projects.

        

Key - words: Productivity, sustainability, buildings of social interest, concrete, PVC and Light Steel Frame

Introdução

A recente situação da construção civil com o elevado crescimento construtivo, passa pela demanda de serviços, exigências e execuções com melhor desempenho e melhor qualificação. Com dificuldade em encontrar mão de obra qualificada, empresas buscam a racionalização e sustentabilidade em novas técnicas para maior produtividade e menor dependência. Tornando-se assim pontos essenciais para os gestores das empresas que exercem esse segmento. Atendendo a essas novas exigências do mercado, identifica-se os métodos construtivos do Concreto-PVC e do Light Steel Frame.

O concreto-PVC vem da junção entre o policloreto de vinila - PVC e o Concreto qual teve seu surgimento oficial datado em 1849, com o famoso barco Lambot na França que é contestado em AITCIN (1999) que afirma, segundo suas pesquisas, que foram os egípcios os inventores do concreto.

A vinila ´´PVC`` teve seu desenvolvimento inicial em 1835 através de Justus von Liebig com a descoberta do monômero cloreto de vinila (VC), mas apenas em 1839 através da publicação do trabalho de seu aluno Victor Regnault foi relatado o ocorrido. (NASS, 1976)

Na Alemanha, Fritz Klatte no ano de 1912 descobriu o procedimento básico para a produção do PVC, já em 1926 W. Semon nos Estados Unidos, descobriu através de misturas ao PVC o processo para melhor torná-lo altamente flexível, através dessa melhoria deu-se início comercial a sua produção. Tendo início na Alemanha nos anos 30 e iniciando sua produção no Brasil em 1954. (NASS, 1976) 

Através dessa junção a utilização da técnica construtiva de paredes em concreto-PVC moldado in loco tem uma metodologia inovadora de construção. Os perfis modulares são constituídos de PVC preenchidos com concreto, os painéis já possuem acabamento final, podendo também receber ou não pintura, dispensa equipamentos pesados e reduz a quantidade de entulhos na obra gerando assim reduções significativas na produção de paredes e divisórias com principais características.

Alguns dos benefícios desta técnica tratam-se do bom isolante térmico, acústico, elétrico e impermeável a líquidos e gases, visando o lado produtivo há uma significativa redução no cronograma da obra, e consequentemente diminuindo o custo homem/hora por m² de obra concluída. 

O sistema construtivo de paredes de concreto é um método de construção racionalizado que oferece produtividade, qualidade e economia de escala quando o desafio é a redução do déficit habitacional. (Revista Téchne, 2009) 

O outro sistema construtivo, aqui abordado, Light Steel Frame - LSF surgiu da vantagem da utilização do aço que vem sendo empregado em inúmeras construções com alta performance, sendo adequável aos mais severos níveis de serviço. Este material tem substituído outros materiais em diversas áreas indústrias devido as suas propriedades.

De acordo com CRASTO (2005), define-se o LSF como “um sistema construtivo de concepção racional caracterizada pelo uso de perfis formados a frio de aço galvanizado compondo sua estrutura e por subsistemas que proporcionam uma construção industrializada e a seco”.

As primeiras obras utilizando LSF começaram a ser executadas no Brasil em 1998 devido à escassez de um produto mais industrializado, inserindo, assim, um produto moderno no país. Os perfis formados a frio de paredes finas alcançaram ampla utilização, principalmente pelas condições de alto desempenho estrutural, qualidade homogênea, menores custos, baixo peso, simplicidade de pré-fabricação e elaboração em massa. JARDIM e SOUZA apud MACHADO (2008)

O uso deste método possibilita a redução de despesas por meio da otimização do período de fabricação e produção da estrutura, pois possibilita a realização de muitas fases simultaneamente, como exemplo, durante o tempo que as fundações são efetuadas no canteiro de obra, são preparadas em fábrica os painéis de parede. A redução da carga na fundação é outra peculiaridade específica ao método, viabilizando um barateamento deste ciclo em razão da menor carga da estrutura metálica. (CBCA apud MACHADO, 2008). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.5 Kb)   pdf (848.8 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com