TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEC2 - Pesquisa e geração de exemplos simples envolvendo alguns elementos básicos (valores/comandos/funções) da linguagem do aplicativo Octave.

Por:   •  11/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  7.154 Palavras (29 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 29

Universidade Federal Fluminense - UFF

Escola de Engenharia - TCE

Departamento de Engenharia de Telecomunicações - TET

Processamento Digital de Sinais

(TET-00.027)

TEC2 - Pesquisa e geração de exemplos simples envolvendo alguns elementos básicos (valores/comandos/funções) da linguagem do aplicativo Octave.

Data: 20/09/2017

Atores: - Isabelle da Mota Chagas

- Matheus Rossignoli Morsch

- Thaís Cristina Siqueira Vaz

Professor: Alexandre Santos de la Vega

Niterói - RJ

Setembro / 2017

Agradecimentos

Ao professor Alexandre de la Vega que nos impulsiona a aprender sobre o processamento de sinais além dos livros de teoria e aos colegas de classe que estiveram prontos a nos auxiliar em momentos de dúvidas.

Objetivo

Este trabalho tem como objetivo a realização do reconhecimento do software Octave e estabelecer domínio sobre alguns elementos básicos (valores/comandos/funções) da linguagem do aplicativo.

Motivação

A fim de obtermos maior conhecimento sobre funções, elementos básicos, comandos e códigos do Octave, realizamos essa pesquisa, que foi de extrema importância para a familiarização com o programa e facilitação do entendimento da explanação em aula.

Desenvolvimento

Foi realizada uma pesquisa sobre os elementos a seguir:

EPS

Retornar uma matriz escalar, matriz ou N-dimensional cujos elementos são todos eps, a precisão da máquina. Mais precisamente, eps é o espaçamento relativo entre dois números adjacentes no sistema de ponto flutuante da máquina. Esse número é, obviamente, dependente do sistema. Em máquinas que suportam aritmética de ponto flutuante IEEE, o eps é aproximadamente 2.2204e^-16 para precisão dupla e 1.1921e^-07 para uma precisão única. Quando chamado sem argumentos, retorna um escalar com o valor eps (1.0). Dado um único argumento x, retorna a distância entre x e o próximo maior valor. Quando chamados com mais de um argumento, os dois primeiros argumentos são tomados como o número de linhas e colunas e outros argumentos especificam dimensões de matriz adicionais. A classe de argumento opcional especifica o tipo de retorno e pode ser "double" ou "single".

REALMAX

Retornar uma matriz escalar, matriz ou N-dimensional cujos elementos são todos iguais aos maiores números de ponto flutuante que é representável. O valor real depende do sistema. Em máquinas que suportam aritmética de ponto flutuante IEEE, o realmax é aproximadamente 1.7977 × 10308 para precisão dupla e 3.4028 × 1038 para uma precisão única. Quando chamado sem argumentos, retorna um escalar com o valor realmax ("double"). Quando chamado com um único argumento, retorna uma matriz quadrada com a dimensão especificada. Quando chamado com mais de um argumento escalar, os dois primeiros argumentos são considerados como o número de linhas e colunas e outros argumentos especificam dimensões de matriz adicionais. A classe de argumento opcional especifica o tipo de retorno e pode ser "double" ou "single".

REALMIN

Retornar uma matriz escalar, matriz ou N-dimensional cujos elementos são todos iguais ao menor número de ponto flutuante normalizado que seja representável. O valor real depende do sistema. Em máquinas que suportam a aritmética de ponto flutuante IEEE, o realmin é aproximadamente 2.2251 × 10^-308 para precisão dupla e 1.1755 × 10^-38 para uma precisão única. Quando chamado sem argumentos, retorna um escalar com o valor realmin ("double"). Quando chamado com um único argumento, retorna uma matriz quadrada com a dimensão especificada. Quando chamado com mais de um argumento escalar, os dois primeiros argumentos são considerados como o número de linhas e colunas e outros argumentos especificam dimensões de matriz adicionais. A classe de argumento opcional especifica o tipo de retorno e pode ser "double" ou "single".

INTMAX

Retorna o inteiro maior que pode ser representado em um tipo inteiro. O tipo de variável pode ser inteiro de 8 bits assinado por int8, inteiro de 16 bits assinado por int16, inteiro de 32 bits assinado por int32, inteiro de 64 bits assinado por int64, inteiro de 8 bits não assinado por int8, inteiro de 16 bits não assinado por int16, inteiro de 32 bits não assinado por int32, inteiro de 64 bits não assinado por int64. O padrão para o tipo é int32.

INTMIN

Retorna o inteiro menor que pode ser representado em um tipo inteiro. O tipo de variável pode ser inteiro de 8 bits assinado por int8, inteiro de 16 bits assinado por int16, inteiro de 32 bits assinado por int32, inteiro de 64 bits assinado por int64, inteiro de 8 bits não assinado por int8, inteiro de 16 bits não assinado por int16, inteiro de 32 bits não assinado por int32, inteiro de 64 bits não assinado por int64. O padrão para o tipo é int32.

INF (Infinito)

Infinito (Inf) Resultado da divisão de um número por zero. Esta é uma resposta válida e pode ser usada nos cálculos e atribuída a uma variável, assim como outro número qualquer.

NaN (Not a Number)

Resultado da divisão de zero por zero e outras operações que geram resultados indefinidos. Novamente, os resultados podem ser tratados como qualquer outro número, apesar dos resultados dos cálculos com seu uso gerarem sempre a resposta NaN.

Exemplo: octave:8> 1 0.2 0.2 0.2 0.2 0.2

ans = 5.5511e17

O resultado fornecido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)   pdf (184.2 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com