TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de exemplos simples sobre governancia

Por:   •  21/6/2017  •  Dissertação  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estácio de Sá

Fichamento de Estudo de Caso: Fraude Contábil na WorldCom

KAPLAN. Robert, KIRON David. Fraude Contábil na WorldCom. Havard

Business School, 2007 – Rev. 14 de Setembro, 110 - P02.

Aluno: Caetano Vieira Neto Segundo

O estudo de caso da WordCom Group apresenta o acelerado processo de crescimento da organização, a mesma que encontrava-se no mercado de telecomunicações, sabendo que houveram junções de empresas menores e como já sabemos a rápida evolução da industria de telecomunicações e tecnologias em geral. Precebe-se com clareza que a organização utiliza-se de um modelo totalmente fragmentado, pois dessa forma é possível dividir de forma clara as responsabilidades, pode-se enxergar dessa forma um modelo de divisão e conquista.

O modelo aplicado de fragmentação por departamento da empresa causava um grande problema, pois havia erros nos controles internos para parte contábil, jurídica e de governância, pois esses são itens importantes para o gerenciamento da empresa e suas operações. Por meio dessas formas de controle é que a empresa elabora as estratégicas de mercado, acompanha as metas, estabelece e monitoria os objetivos.

Por meio de auditorias internas que é de extrema importância para a organização, foram verificados gastos que a diretoria classificaria como desnecessário, capital impróprio, falta de gestão por parte do nível tático, ausência de bons liredes de equipe e um baixo clima organização por meio dos funcionários, que pode-se ter gerado por todos os outros fatores citados anteriormente.

A empresa que em 21 de julho de 2002 possuia um faturamento superior a 30$ Bilhões, 104$ Bilhões em ativos e 60.000 funcionários, mesmo com esse números a WordCom fez requisição de falência, declarando erros internos da instituição.

A WordCom obteve fracasso e suas ações passaram a valer praticamente zero. Havia um defict de controles internos, governança corporativa, ética, responsabilidade, gestores comprometidos e uma diretoria sem nenhum interesse. A empresa teve todo potencial para obter um grande sucesso, contudo graves falhas a levaram ao fracasso total.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com