TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Exames: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2014  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 3

01. Pesquise sobre experiências de implementação de modelos de governança em uma organização e relate, resumidamente, sobre uma delas.

Muito se tem discutido, recentemente, acerca da utilização da governança de TI como uma forma de se obter controle e conhecimento nesta área. Em pesquisa realizada na maior empresa que presta serviços na área de tecnologia do Brasil, o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), mostra que a utilização da governança assegura mais transparência na gestão estratégica. Segundo a diretora desta empresa pública, a empresa aprimorou seus processos e adquiriu uma cultura que valoriza a implantação de arquiteturas, normas, ciclos de melhorias, análise crítica de indicadores e se baseia nas responsabilidades de cada área na tomada de decisões. Ela afirmou ainda que "... ainda há muito a fazer e que governança é um processo contínuo que pode ser melhorado sempre". Desta forma, esta empresa já se prepara para o futuro (não tão distante). O departamento de pesquisa do Serpro, visualiza que, os serviços de infraestrutura de TIC, tais como redes e computação, serão entregues de acordo com o pedido dos usuários e dentro dos requisitos de qualidade esperados. Será como o fornecimento de água ou energia hoje. O Serpro, segundo a diretora, já está se preparando e entende que "a implantação dos modelos de maturidade e a efetiva governança de todos os componentes de TIC são fundamentais para a construção desse novo cenário".

Outra empresa a implantar a Governança de TI é a Bovespa que desde 2004 realiza uma gestão planejada de recursos humanos e materiais, que propiciam o desenvolvimento de infraestruturas, sistemas e processos alinhados à melhores práticas internacionais e às necessidades especificas dos negócios. Na Bovespa, a Governança de TI permite medir e auditar a execução e a qualidade dos serviços, viabilizar o acompanhamento de contratos internos e externos e definir condições para o exercício eficaz da gestão com base em conceitos consolidados de qualidade.

2. Qual (is) a (s) principal (ais) diferença(s) entre COBIT e ITIL?

COBIT concentra-se na definição, implementação, fiscalização, medição e

melhoria dos controles para processos específicos, que abrangem toda a implementação do ciclo de vida da TI, é um excelente modelo de referência para governança de TI. Quando o objetivo é melhorar a qualidade e capacidade de medição da governança aplicada em todo o ciclo de vida da TI ou implementação de um sistema de controle para conformidade regulamentar, COBIT, provavelmente, seria uma escolha mais eficaz.

O ITIL tem como objetivo fornecer as definições de melhores práticas e critérios para as operações de gestão, melhorando assim, a eficiência das operações de TI e a qualidade de atendimento ao cliente. Mais especificamente, ITIL se concentra principalmente na definição do funcional, atributos operacionais e organizacionais que precisam estar no local para as operações de gestão a ser totalmente otimizado em duas categorias principais: Serviço de Apoio de Gestão e Prestação de Serviços de Gestão. Os serviços de apoio de Gestão inclue Service Desk, Incidentes, Problemas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com