TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA DE GESTÃO

Casos: TECNOLOGIA DE GESTÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  1.371 Palavras (6 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 6

1 A Empresa Gestora de Ativos (EMGEA)

É uma empresa pública federal, de natureza não financeira, vinculada ao Ministério da Fazenda, instituída pelo Decreto nº 3.848, de 26.6.2001, com base na autorização contida na Medida Provisória nº 2.155, de 26.6.2001 – atual MP nº 2.196-3, de 24.8.2001.

A primeira tarefa da EMGEA foi administrar os contratos do extinto Sistema Financeiro da Habitação e outros contratos habitacionais que se encontravam em poder da Caixa Econômica Federal, embora nem sempre tivessem sido negociado entre os mutuários e a própria CAIXA.

Foi criada em decorrência do Programa de Fortalecimento das Instituições Financeiras Federais (PROEF), com o propósito de adquirir bens e direitos da União e das demais entidades da Administração Pública Federal. Também está entre suas atribuições administrar contratos concedidos a construtoras, a empresas públicas estaduais e municipais de construção de moradias para a população de baixa renda e a outros empreendimentos.

No processo de segregação de ativos e passivos da CAIXA, para a criação da EMGEA foram transferidos créditos representados por cerca de 1.300.000 contratos imobiliários de responsabilidade de pessoa física, jurídica e oriundos de carteiras de crédito de outros agentes financeiros. Em contrapartida, a EMGEA assumiu obrigações de responsabilidade da CAIXA junto ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e ao Fundo de Desenvolvimento Social (FDS) e a credores do Fundo de Apoio à Produção de Habitações para a População de Baixa Renda (FAHBRE), em montante correspondente ao valor dos créditos recebidos.

Sendo uma empresa não financeira, a EMGEA não está submetida à mesma legislação que a CAIXA, e pode recalcular as dívidas de modo a torná-las compatíveis com o valor real de mercado dos imóveis, inclusive considerando o valor já pago, pode oferecer grandes descontos aos mutuários que desejem quitar antecipadamente suas dívidas e pode renegociar prazos e valores das prestações para aqueles que prefiram reestruturar seus contratos. E pode oferecer propostas atrativas aos mutuários nas audiências de conciliação promovidas pela Justiça.

1.1 Aspectos Legais de uma Empresa

Nome: Empresa Gestão e Ativos - EMGEA

Localização: Setor Bancário Sul Quadra 2 - Bloco B - Lote 18 Subloja e 1º Subsolo

Ed. São Marcus - 70070-902 Brasília – DF

Segmento: Atuar em diversas áreas e ocupando cargos e funções em Brasília e municípios do estado de São Paulo.

Produtos Comercializados: Adquirir bens e direitos da União e das demais entidades integrantes da Administração Pública Federal e pode, em contrapartida, assumir obrigações.

Porte/Tamanho: Grande

Número de Funcionários: 200

Missão: Gerir ativos públicos por meio de soluções inovadoras.

Visão: Ser referência na gestão de ativos públicos

Valores: Valorizamos nossos relacionamentos e o desenvolvimento integral das pessoas

Privilegiamos a especialização técnica na gestão de ativos e a conciliação na solução de conflitos.

Conduzimos nossos negócios e relacionamentos segundo os princípios éticos da Administração Pública.

Criamos e programamos soluções inovadoras para o alcance de resultados sustentáveis.

Respeitamos a diversidade humana e cultural.

Nossas ações buscam contribuir para a inclusão social e para um meio ambiente saudável.

Incentivamos a colaboração e a atuação integrada em todos os níveis da Empresa.

Justificativa da Escolha da Empresa: Por oferecer grandes descontos aos mutuários que desejem quitar antecipadamente suas dívidas e pode renegociar prazos e valores das prestações para aqueles que prefiram reestruturar seus contratos. E pode oferecer propostas atrativas aos mutuários nas audiências de conciliação promovidas pela Justiça.

Nome e Cargo do Contato da Equipe na Empresa: Aroldo - Assessor Sênior

3214-4988 - RH

1.2 Gestor

A EMGEA tem uma equipe formada pelos colaboradores cedidos de outros bancos, terceirizados e os seus próprios funcionários. Sendo que seus colaboradores participam de várias palestras com temas diversos como: oficinas em geral, ginástica laboral duas vezes na semana, festas ( aniversário da empresa, junina, aniversários dos colaboradores e final de ano). A empresa fornece aos colaboradores plano de saúde e também dispõe de convênio com uma ambulância móvel com UTI, caso venha à necessidade de atendimento e também de treinamento de simulação de incêndio na empresa, juntamente com o corpo de bombeiros.

A Empresa Gestora de Ativos - EMGEA é uma empresa pública federal de natureza não financeira, vinculada ao Ministério da Fazenda. A EMGEA tem como objetivo adquirir bens e direitos da União e das demais entidades integrantes da Administração Pública Federal e pode, em contrapartida, assumir obrigações e também adquiriu da Caixa Econômica Federal - CAIXA cerca de 1,2 milhão de créditos, representados por contratos de financiamentos habitacionais. Ela responsável pela gestão desses contratos até o seu total recebimento e, para tanto, busca promover a regularização dos contratos em atraso e criar incentivos, por meio da concessão de descontos, para a liquidação antecipada das dívidas.

Mudanças nas Organizações e a Importância do Gestor Organizacional e da Consultoria

Considerando as mudanças no ambiente de trabalho e a revolução tecnológica/informacional da última década, esta pesquisa apresenta a percepção gerencial relacionada à mudança organizacional. Por meio de entrevistas com gerentes de empresas de Telecomunicações do Distrito Federal, foram investigadas variáveis que atuam como causadoras facilitadoras e difíceis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com