TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA E GESTÃO

Artigos Científicos: TECNOLOGIA E GESTÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2013  •  4.740 Palavras (19 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 19

Introdução

Este trabalho traz a descrição de alguns conceitos e demonstra através do exemplo da BR Pharma. Como estes conceitos são aplicados na pratica.

A entrevista com o gestor da empresa nos permitiu uma visão muito mais ampla da ação da empresa tanto como fornecedor de produtos e serviços, como consumidor em seus mercados, mas também como ator ativo em seus programas de desenvolvimento social.

Ao trabalhar com uma empresa onde grandes gestores, com anos de experiência já atuam, tornam-se difícil para nós, estudantes, desenhar sugestões de melhoria. Entretanto, sempre existirão pontos que ainda podem ser melhoradas, e nossas sugestões se focaram em alguns destes pontos.

Conceituação

1. Mudança organizacional

Mudança Organizacional é um processo de modificar a ordem existe, com o intuito de melhorar a eficiência da empresa, o nível do alcance de seus objetivos. Essas modificações podem envolver praticamente qualquer segmento, mas, em geral, afetam as linhas de autoridade, os níveis de responsabilidade de vários membros e as linhas de comunicação estabelecidas. Em virtude das novas tecnologias, de oportunidade de crescimento global e da tendência de enxugamento de pessoal, praticamente todas as empresas modernas estão, de alguma maneira, mudando.

É indispensável que as empresas tenham alta estabilidade para que possam implementar mudanças. Empresa que muda constantemente sem considerar o quão essencial é a estabilidade, pode gerar estresse em seus colaboradores, por não conseguirem perceber para onde está indo.

As organizações precisam estar atentas às novas demandas da moderna sociedade, porque ela está mais exigente e não somente quanto aos avanços tecnológicos e inovações, mais também quanto as ações empresariais, pois tem cobrado transparência e responsabilidade.

A mudança deve ser motivada para responder a uma necessidade – interna ou externa. Quando bem elaborada:

• Direciona os colaboradores a como agir para atingir seus objetivos;

• Direciona os gestores a como gerir suas metas;

• Direciona a organização ao êxito.

Ante tantas mudanças, novas formas e modelos para se administrar são necessários. Investe-se muito para que se inovem as teorias. A essa inovação das teorias chamamos novos paradigmas.

2 - Paradigmas

O termo “paradigma” serve para indicar modelos ou padrões, que servem como marcos de referência.

É possível afirmar que os paradigmas – que são, em essência, as teorias dominantes num certo período – têm função normativa, pois postulam o que é ou não é possível e estabelecem noções a respeito de como o mundo é constituído e do seu funcionamento cientifico. O paradigma, portanto oferece uma visão uma visão acerca do mundo e também um conjunto de problemas para serem resolvidos, contudo, quando muitas questões surgem e já não são solucionadas pelo paradigma vigente, a teoria entra em crise e dá inicio a uma revolução e a um novo paradigma.

3 – Como se preparar para mudanças quando necessárias

A mudança organizacional é uma transformação com intuito de melhorar a eficácia da empresa, para conseguir manter-se no mercado, satisfazer o cliente e vencer concorrentes. Para ocorrer a Mudança é preciso determinar como ela ocorrerá – porque é necessária? Ocorre um envelhecimento precoce do produto – quando há um produto mais eficaz no mercado?

Evolução tecnológica – concorrente possui tecnologia que facilita o processo de produção, diminuem custos e preços de vendas?

Como resolver os problemas que possam surgir em meio á transição? Como influenciar o quadro funcional a aceitar as novas medidas estabelecidas?

Não se pode mudar constantemente. E não existe mudar por modismo, acompanhar a tendência do setor. As Mudanças Organizacionais devem ser estudadas, planejadas para que surtam o efeito esperado e gerem credibilidade e estabilidade ao mercado e entre os colaboradores.

Apresentação da empresa: BR Pharma

1. Histórico

A BR Pharma é uma companhia do tipo Sociedade Anônima constituída em dezembro de 2009. A partir de maio de 2010, a empresa passou a adquirir farmácias e drogarias já estabelecidas, bem como redes de drogarias.

Atualmente a companhia adquiriu as seguintes empresas:

• Rede Nordeste de Farmácias (RNF)

• Rosário Distrital

• Centro-Oeste Farma

• Guararapes Brasil

• Farmácia dos Pobres

• Farmais

• Mais Econômica

• Santana

• Big Bem

Em 2011 a empresa realizou a oferta pública inicial (IPO), com uma capacitação de R$ 396,6 milhões de reais, ações estas registradas no Novo Mercado, sob o ticket BPHA3.

Em abril de 2012, a empresa realizou uma parceria com a Beauty’in para desenvolvimento de produtos de saúde, higiene, beleza e bem-estar.

Em junho de 2012, a empresa realizou a segunda oferta de ações (Follow-on), com uma capacitação total de R$ 476,2 milhões.

Visando a otimização da administração, a empresa inaugurou em março de 2012 seu centro de Serviços Compartilhados (CSC). Através deste sempre a empresa objetiva integrar todas as plataformas.

2 - Apresentação da empresa

• Razão social: Brasil Pharma S.A.

• Nome fantasia: BR Pharma S.A.

• Ramo de negócio: Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas

• Atividades: comércio, fabricação, importação e exportação de artigos farmacêuticos, produtos químicos e dietéticos, perfumes e essências, cosméticos, produtos de higiene e toucador, estéticos e produtos utilizados para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com