TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA E SUA ADMINISTRAÇÃO

Tese: TECNOLOGIA E SUA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Tese  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

A TECNOLOGIA E SUA ADMINISTRAÇÃO

As empresas precisam utilizar uma certa tecnologia para executar uma determinada tarefa. A tecnologia pode ser rudimentar (como a limpeza vassoura e escovão) ou sofisticada (como o processamento de dados em computadores).

A tecnologia é simultaneamente, uma força externa e ambiental que impõe desafios e problemas à empresa, e uma força interna que também lhe empoe desafios e problemas, mas permite maior eficiência na utilização de seus recursos disponíveis para o efetivo alcance de seus objetivos quando dominada.

Entre a enorme variedade de coação e contingências que o meio ambiente impõe a empresa, a tecnologia aparece como um meio crucial, principalmente quando as inovações tecnológicas desenvolvidas em outras empresas impõem modificações nas tecnologias utilizadas pela empresa na luta contra seus concorrentes.

NOÇÕES DE TECNOLOGIA

Sob um ponto de vista genérico, tecnologia é um conjunto ordenado de conhecimento empregado na produção e comercialização de bens de serviço. Tais conhecimentos podem ser científicos ou simplesmente empíricos, ou seja, resultado de observações, experiências cotidianas, aptidões especificas, tradição oral ou escrita.

A tecnologia pode ser física ou concreta ou pode ser conceitual e abstrata.

Tecnologia física e concreta: a tecnologia pode envolver aspectos físicos e concretos (hardware) – como, por exemplo, máquinas, equipamentos, instalações, circuitos.

Tecnologia conceitual e abstrata: a tecnologia pode obter aspectos conceituais e abstratos (software) – como políticas, diretrizes, processos, procedimentos e etc.

Por outro lado existem tecnologias de capital intensivo e de mão de obra.

Tecnologia de capital intensivo: baseia-se na utilização de intensiva de máquinas e equipamentos com forte ênfase na mecanização e automação.

Tecnologia de mão-de-obra intensiva: baseia-se na utilização intensiva de pessoas com habilidades manuais ou físicas e com forte ênfase na manufatura.

A tecnologia pode estar ou não incorporada a benefícios físicos.

Tecnologia incorporada: está contida em bens de capital, matérias-primas básicas, matérias-primas intermediárias, componentes, entre outros.

Tecnologias não-incorporadas: encontra-se na cabeça das pessoas – como técnicas, peritos, especialistas, engenheiros, pesquisadores – sob forma de conhecimentos intelectuais ou operacionais, competências, habilidades mentais ou manuais para executar operações ou em documentos que registram e buscam assegurar em conservação e sua transmissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com