TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA NA ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA BRASILIA / DF

Projeto de pesquisa: TECNOLOGIA NA ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA BRASILIA / DF. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.181 Palavras (13 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

TECNOLOGIA EM ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

PROGRAMAÇÃO EM BANCO DE DADOS

BRASÍLIA/DF

2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

TECNOLOGIA EM ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

BRASÍLIA/DF

2014

ETAPA I

PASSO I

Desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisa da IBM em San Jose na década de 60, a Linguagem SQL “ Structured Query Language", denominada no início \SEQUEL", foi criada como uma interface entre os usuários e o Sistema de Gerenciamento de Bancos de Dados Relacional, à épocao \System R", que estava sendo desenvolvido no Laboratório. Como se demosntrava ser simples e ter um grande poder de consulta em GBDR, a linguagem SQL se tornou atualmente o padrão industrial em linguagem de consultas a banco de dados, e consegue se manter presente em 95% do mercado de sistemas de gerenciamento de bases de dados.

O SQL é uma linguagem de sofisticada de consulta, que se evoluiu continuamente ao longo dos anos, memso tendo um nível de padronização muito alto. Um dos seus principais atrativos é o pequeno quantitativo de comandos com extremas funcionalidades, onde o programador “diz” em SQL o que ele quer ver, ou mostrar, ou até recuperar.

O SQL fez tanto sucesso que obrigou o Instituto Americano de Padrões (ANSI) a padronizar as implementações do produto. Assim, a maior parte - senão todas - as implementações da linguagem seguem de perto o padrão ANSI definido.

As pequenas variações existentes não afetam a padronização global e costumam ser incorporadas para complementar as capacidades da linguagem. Ainda que tais variações possam aumentar a complexidade da migração de um ambiente para outro, elas não afetam a estratégia global de portabilidade entre plataformas.

Se for o caso de desenvolver aplicações portáteis, o padrão ANSI - suportado por todos os produtos, de uma forma geral - deve ser seguido rigorosamente. Ainda que se percam alguns pontos em desempenho e facilidade, a portabilidade estará garantida. Então meado da década de 80 foi publicado a primeira versão padronizada da linguagem SQL, dois institutos trabalharam na sua padronização, o ANSI e o ISO. Desde então, a linguagem vem evoluindo o que leva à criação de novas versões padronizadas, a saber, a SQL-92 e a SQL-99, assim chamadas em regerências aos anos em que foram publicadas.

Com suas seguidas evoluções, a linguagem se tornou a mais poderosa ferramenta de definição e manipulação de Bancos de Dados relacionais, e é hoje utilizada na grande maioria dos sistema de banco de dados relacionais.

A linguagem SQL possui um paradigma cliente/servidor.

A SQL estabeleceu-se como linguagem padrão de Banco de Dados Relacional. SQL apresenta uma série de comandos que permitem a definição dos dados, chamada de DDL (Data Definition Language), composta entre outros pelos comandos Create, que é destinado à criação do Banco de Dados, das Tabelas que o compõe, além das relações existentes entre as tabelas. Como exemplo de comandos da classe DDL temos os comandos Create, Alter e Drop.

Os comandos da série DML (Data Manipulation Language), destinados a consultas, inserções, exclusões e alterações em um ou mais registros de uma ou mais tabelas de maneira simultânea. Como exemplo de comandos da classe DML temos os comandos Select, Insert, Update e Delete. Uma subclasse de comandos DML, a DCL (Data Control Language), dispõe de comandos de controle como Grant e Revoke.

A Linguagem SQL tem como grandes virtudes sua capacidade de gerenciar índices, sem a necessidade de controle individualizado de índice corrente, algo muito comum nas linguagens de manipulação de dados do tipo registro a registro. Outra característica muito importante disponível em SQL é sua capacidade de construção de visões, que são formas de visualizarmos os dados na forma de listagens independente das tabelas e organização lógica dos dados.

Devemos notar que a linguagem SQL consegue implementar estas soluções, somente pelo fato de estar baseada em Banco de Dados, que garantem por si mesmo a integridade das relações existentes entre as tabelas e seus índices.

A compreensão e a utilização da SQL é decisiva por alguns bons motivos:

-É poderosa e flexível. É muito mais rápida a recuperação e a manipulação de dados utilizando a SQL que os objetos disponíveis na DAO. Com uma única instrução SQL podemos substituir dezenas ou mesmo centenas de linhas de código baseadas nos objetos da biblioteca DAO.

-É um padrão na indústria. Como a SQL, com pequenas variações, é suportada pelos mais importantes bancos de dados relacionais, podemos criar programas de front-end para a administração de bancos de dados relativamente independentes do back-end. Por exemplo, podemos escrever um aplicativo voltado para administração de um banco de dados Access e, sem alterações significativas, portá-lo de modo a utilizar o Microsoft SQL Server ou outro banco de dados ODBC. Frequentemente, a implementação da linguagem SQL incorporada ao Microsoft Jet será utilizada para desempenho máximo, em conjunto com os objetos da DAO.

Uma utilização comum poderá ser o objetivo fundamental da SQL é fornecer ao usuário de um RDBMS uma interface de alto nível, capaz de isolá-lo completamente das complexidades de implementação do sistema. Com tal objetivo em mente, desenvolveu-se uma linguagem totalmente não-procedural.

Ao usuário da SQL não cabe definir como o gerenciador do banco de dados executará uma tarefa em particular, mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com