TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA PARA MELHORIA DA LOGÍSTICA

Casos: TECNOLOGIA PARA MELHORIA DA LOGÍSTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  5.791 Palavras (24 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 24

TECNOLOGIA PARA MELHORIA DA LOGÍSTICA

Francisco de Assis Lima

Professor-Tutor Externo: Marcos Ferreira de Camargo

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Processos Gerenciais EMD0103

24/05/2013

RESUMO

Até pouco tempo atrás a logística era compreendida apenas como o transporte e armazenagem, atualmente a logística é muito além disso, consiste na organização, planejamento, controle e execução dos fluxos de produtos, desde a produção, distribuição até o consumidor final, satisfazendo as exigências do mercado e dos clientes, a um custo mínimo com uma boa qualidade e um mínimo tempo de espera. Com a Globalização da economia, começou a existir uma integração dos mercados a nível mundial, qualquer matéria-prima, mercadoria ou prestação de serviço, independentemente de sua origem pode ser utilizado ou consumido em qualquer parte do mundo. Passou então a ser necessário a preocupação com “o todo”.

Palavras-chave: Logística, Código de Barras, Etiqueta Inteligente, Tecnologia Rfid.

1 INTRODUÇÃO

Visando mostrar a evolução da padronização do consumo, a ordem para produtos e serviços estarem ao nosso alcance, a Logística vem para mostrar sua eficiência e capacidade de prover o necessário para o nosso dia dia, e para melhorar o desempenho logístico do mercado de um modo geral, a tecnologia se faz presente em todas as etapas do Processo Logístico.

Através de mecanismos que facilitam e auxiliam as atividades logísticas, a Codificação tem papel fundamental para esse bom desempenho, a utilização do Código de Barras, Etiquetas Inteligentes, e outras formas de identificação, somam-se a tecnologias de rastreamento e monitoramento para que tudo siga da melhor forma possível desde a entrega da matéria-prima na industria até a entrega do produto acabado ao consumidor final.

2 LOGÍSTICA

Definição – É o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo. (CHRISTOPHER, 2002, p.2)

Missão da Logística - A principal missão da Logística é dispor a mercadoria ou serviço certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas, ao mesmo tempo em que fornece a maior contribuição à empresa.

Importância da Logística – Um processo logístico efetivo é essencial para satisfazer o cliente e ganhar vantagem competitiva. Melhorar a qualidade do serviço que a Logística fornece aumenta a satisfação do cliente e apoia a sua lealdade. Isso, por sua vez, leva ao aumento da participação do mercado e a maior margem de lucro. Ao mesmo tempo, focalizar as reais necessidades do cliente elimina custos de serviços não valorizado. Melhorar a produtividade do processo logístico também reduz custos. Juntas, essas ações ajudam a tornar os produtos e serviços mais atraentes no mercado.

É tolice imaginar, nos dias de hoje, o mundo sem Logística, afinal tudo o que consumimos depende dela (a Logística). Todos os produtos e serviços que consumimos, de uma forma ou de outra, precisa da Logística para chegar até nós e facilitar nossa vida. Portanto, como o próprio conceito propõe: o produto/serviço certo, no lugar certo e nas condições ideais para consumo.

As empresas, através da logística, procuram uma vantagem competitiva que permite sobreviver á atual economia mundial. Para ajudar a logística as empresas tem a ajuda de alguns processos como: O Supply Chain Management (SCM) é a integração dos processos comerciais, W.M.S. (Warehouse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com