TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIAS DE GESTAO

Exames: TECNOLOGIAS DE GESTAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  2.161 Palavras (9 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 9

MUDANÇA ORGANIZACIONAL

Cada indivíduo é único. É capaz de aprender e possuidor de habilidades que, quando devidamente estimuladas e desenvolvidas, podem trazer contribuições para o grupo e para a organização como um todo. (PLT).

A mudança tem sido a palavra de ordem no vocabulário moderno do administrador e tem o intuito de melhorar a eficiência da empresa, o nível de alcance de seus objetivos.

As empresas estão em mudanças constantes, influenciando e sofrendo influências, aprendendo continuamente. Elas devem estar sempre preparadas para mudar e adaptarem-se às novas exigências;

• Precisam conhecer o ambiente, tanto interno quanto externo, de tal forma que possam modificar seus processos, sempre que necessário para que suas respostas aconteçam na mesma velocidade com que o ambiente se desenvolve;

• Estar alinhadas aos avanços tecnológicos e às atualizações conceituais;

• Investir na capacidade das pessoas, oferecendo oportunidades de desenvolver novas habilidades para que realizem suas atividades com eficiência e eficácia superiores.

A mudança exige comprometimento, envolvimento e objetivos claramente estabelecidos entre todos os envolvidos. O grupo precisa saber para onde vai e quais são os caminhos para percorrer para que se atinja o objetivo. Quando se almeja mudança de comportamento do grupo, o grau de dificuldade e o tempo são maiores do que quando se envolve o conhecimento individual, pois estes contemplam aspectos motivacionais.

É necessário que exista uma liderança capaz de conquistar comprometimento e estimular a responsabilidade para com os resultados.

Toda mudança deve ser bem definida e delimitada.

Pessoas criativas e devidamente estimuladas tendem a trazer significativas contribuições para as empresas.

IMPORTÂNCIA DO GESTOR ORGANIZACIONAL

O gestor organizacional é um indivíduo que traz consigo experiências, conhecimento, competências e modelos mentais, permeados por valores e deve:

• Se atualizar constantemente e estar preparado para mudar tantas vezes quanto necessárias, para que o sistema seja ágil e flexível;

• Estar alinhado às necessidades e exigências do mundo contemporâneo;

• Fazer com que as pessoas da empresa aceitem fazer melhor, aquilo que já sabem fazer, buscando melhores resultados.

• Ser dinâmico;

• Possuir conhecimentos técnicos e conceituais;

• Compartilhar conhecimentos.

• Planejar estrategicamente;

CONSULTORIA

A consultoria é uma prestação de serviços, por sua vez, tem se apresentado com uma inclinação das mudanças globais dos negócios.

A contratação de um consultor ocorre porque a empresa tem um problema pontal e não possui um profissional para encontrar a solução, ou possui pessoa qualificada, mas não há tempo suficiente para a realização do projeto.

Os tipos de consultoria variam de acordo com porte da empresa.

As principais áreas para esse serviço em empresas globais são:

Estratégias e organização: que se destina a reestruturar a empresa;

Tecnologia de informação: Estratégias de segurança e TI;

Gestão de risco: adequação e regulamentação e adoção de modelos integrados;

Recursos humanos: que englobam a gestão do conhecimento e o desenvolvimento profissional, além de estratégias de RH.

Tanto o gestor quanto o consultor têm grandes desafios. Ao mesmo tempo em que precisam buscar conhecimento, devem cuidar para que este seja disseminado, com ética e responsabilidade.

PARADIGMAS:

É algo que vá servir de modelo ou exemplo a ser seguido em determinada situação. São normas orientadoras de um grupo que estabelecem limites e que determinam como um indivíduo deve agir dentro desses limites.

Paradigma é, de forma geral, tudo o que é praticado ou compreendido como certo e absoluto.

QUEBRA DE PARADIGMAS:

É importante observar que, o que hoje é considerado certo no ambiente organizacional amanhã poderá não ser. Quando ocorre essa mudança de pensamento, acontece o que chamamos de “quebra de paradigmas”. Essa quebra não deve ser considerada negativa, pois esse processo é o principal instrumento para se observar a evolução do pensamento da gestão empresarial.

O processo de quebra de paradigma ocorre pelos seguintes passos:

a) Velho paradigma (ou forma de pensamento);

b) Insatisfação com o velho paradigma e nascimento das necessidades;

c) Observação das necessidades;

d) Busca da resolução destas necessidades;

e) Concepção de um novo paradigma;

f) Aceitação do novo paradigma

g) Evolução do pensamento e da gestão empresarial.

CONCEITO DE GESTÃO:

Segundo o PLT - Gerir é o ato de gerenciar, administrar. Os gerentes tem um importante desafio: entender, refletir, agir, ensinar, coordenar pessoas, recursos materiais e naturais.

A gestão envolve todo um conjunto de trâmites que são levados a cabo para resolver um assunto e concretizar um projeto. Por gestão entende-se também a direção ou administração de uma empresa ou de um negócio.

A gestão do conhecimento se refere à transferência de conhecimentos e de experiências existentes entre os membros. Esse conjunto de conhecimentos e de experiência pode ser usado como sendo um recurso à disposição de todos os membros da organização.

Para o gestor da MNS (Comércio, Distribuição e Logística para Agronegócios, Comércio e Supermercado Ltda, Gestão é focar nos fins, na missão geral da empresa, ou seja, satisfazer necessidades de seres humanos, seja ele fornecedores, clientes, colaboradores, comunidade, meio ambiente e o grupo MNS.

GESTÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com