TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Gestão

Ensaios: Tecnologia Gestão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  5.593 Palavras (23 Páginas)  •  894 Visualizações

Página 1 de 23

ETAPA 1

• IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA:

EMPRESA TEC MAX S/A Localizada na Rua da Osvaldo Cruz –9549. Atua no mercado de tecnologia desde ano 2003. Missão: “Nossa Tecnologia é Feita Para Pessoas e Com as Pessoas” Valores: Atitudes e Comportamentos; - Valores Pessoais; - Valores da Organização; - Crenças de uma Organização são praticadas através das Pessoas.

Escolhemos esta Empresa por ter a melhor estrutura e tecnologia, sendo a maior empresa de Tecnologia do Brasil. (fonte: Edvaldo Moura; Supervisor Técnico do Departamento de Qualidade – STDQ).

Conceito Institucional: A Mudança tem sido a palavra de ordem no vocabulário do moderno administrador de empresas e pessoas devem aprender rápido, tanto que é possível observar em muitas organizações, a existência de programas especiais para ouvir sugestões e ideias dos colaboradores para transformação ou adaptação que possibilitem a melhoria continua dos processos fabris de serviços ou administrativos. Desafios da Empresa: Os profissionais de Tecnologia da Informação tem um importante desafio: como definir novos modelos e promover a internalização destes para que as pessoas da empresa aceitem aprender novamente aquilo que já sabem fazer. Política Empresarial: A política interna da empresa deve premiar ou promover os agentes que compartilham o conhecimento e trabalham em equipe, evitando tais ações para com os que não o fazem.

• A IMPORTÂNCIA DO GESTOR ORGANIZACIONAL

Uma Gestão Empresarial bem-sucedida deve focar, principalmente, no fator humano e, em particular, no perfil do gestor que sabe integrar objetivo, ação e resultado através de pessoas. Um Gestor Baseado em Valor zela pelo princípio de colocar o ser humano em primeiro lugar, ou seja, ele cria condições para a expansão pessoal e o crescimento dos membros do time, forma equipes coesas e comprometidas com os objetivos fixados, estimulando-os a encarar dificuldades como desafios ou limites a serem superados. O Gestor Baseado em Valor agrega valor, priorizando o que realmente faz a diferença na condução do negócio: equipe capacitada e motivada, organização fluida, serviços e produtos diferenciados, conhecimento compartilhado, investimento em benefício maior que custo. No mundo de hoje, pouco adianta a técnica, se não houver no gestor a constante busca de excelência. A meu ver, existem três excelências-chave: excelências comportamentais, que busca formar uma equipe de talentos e líderes; excelências gerenciais, que busca avançar na Gestão Empresarial com suporte da tecnologia de informação e excelência operacional, alinhando propósito, pessoas e processo. É através do equilíbrio destas excelências que o Gestor Baseado em Valor supera seus limites e ajuda os outros no mesmo propósito. O Gestor Baseado em Valor sabe que sozinho não consegue chegar aos resultados esperados. Portanto ele busca o apoio da sua equipe. Fator de sucesso é uma liderança que exige do gestor que ele pratique o que prega, que derrube barreiras entre ele e sua equipe, que busque o feedback sobre sua performance sem medo de críticas. Ele deve ser visível quando as coisas vão mal, invisíveis quando as coisas vão bem, e, principalmente, precisa saber delegar, na proporção de 20% direcionando e corrigindo e 80% do tempo dando autonomia, espaço e responsabilidade aos membros da equipe. Assim, o Gestor Baseado em Valor torna-se o facilitador para alcançar o sucesso. No seu dia-a-dia, o Gestor Baseado em Valor dirige seu trabalho como se estivesse sentado num cockpit, numa cabine de comando, interagindo com os subordinados, colegas e superiores, mantendo sempre a visão total do "painel de controle". É neste raio de ação que o gestor monitora os sete comandos-chave da sua área de atuação, tais como: Objetivos ousados; Estratégia com foco e responsabilidade; Prioridades que impacta no resultado – de fato; Pessoal preparado e atuante; Produto ou serviço diferenciado; Processo racionalizado e cliente satisfeito (externo ou interno). Todo líder é um gestor, mas nem todo gestor é um líder. O líder consegue que a equipe seja o espelho da sua gestão empresarial, conquista seguidores, faz com que seus liderados se expandam, ajuda o negócio a crescer e, por fim, faz a empresa vencer.

• A IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA

Todos necessitamos, vez ou outra, de uma consultoria, seja na explicação de um simples extrato bancário, na localização de um endereço ou na elaboração do imposto de renda. Até mesmo os clientes, antes de adquiri rum produto, consultam amigos ou outros clientes para opinar a respeito. Na empresa e na vida profissional não é diferente. Simplificando, consultoria é aconselhar, direcionar. É ajudar enxergar o que outrora era obscuro. O consultor é o psicanalista do seu negócio. Ele tem uma visão privilegiada em relação a empresa e ao profissional, pois observa tudo de um ângulo diferente.Ele traça os caminhos, elaboram diagnósticos, faz com que se aprenda a traçar estratégia sem precisar ditar regras. Analisa os resultados levantados, não desprezando as qualidades do consultado, e sim as colocando à mostra, dentro da sua realidade. Antes de planejar algo, ele se preocupa com a realidade da sua empresa. Por meio do levantamento de informações, criar diagnósticos para auxiliar na mudança da situação atual. O consultor consegue apontar o potencial que a empresa tem (seus pontos fortes), e ajudar no planejamento feito pelo próprio empresário, orientando-o a se organizar no tabuleiro e a jogar com segurança, sendo criterioso, inovador, inteligente, mas acima de tudo, estrategista. Portanto, não se deve ter receio em consultar com um profissional ou grupo de profissionais, já que a consulta fornecida pode significar o sucesso da carreira ou a sobrevivência da empresa.

• MUDANÇA ORGANIZACIONAL E QUEBRA DE PARADIGMA

Mudança organizacional é o conceito e a ação de mudança em toda uma organização. Geralmente essa mudança consiste numa reorganização fundamental e drástica na maneira de operar. Começando com uma avaliação organizacional, ela muda a maneira de perceber, pensar e desempenhar. Mudanças na missão e visão, gerenciamento de processos, tecnologia e estratégia empresarial são áreas que determinarão algum tipo de transformação organizacional. A liderança pode fazer uma grande diferença e sua importância está se intensificando, no que se refere ao sucesso organizacional e na quebra de paradigmas. Entretanto, muitas organizações ainda conhecem pouco sobre as qualidades e a prática de uma liderança organizacional eficiente e do gerenciamento de mudanças. O paradigma, portanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com