TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Tecnologia Gestão

Ensaios: Atps Tecnologia Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  3.414 Palavras (14 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 14

Curso: Ciências Contábeis

Disciplina: Tecnologias de Gestão

Grupo:

Lia de Paula Berbert Vieira RA: 7700652277

Lorrane Herdy Farias RA: 405774

Márcia Cristina Gomes de Carvalho RA: 408986

Márcia Silva Pinho RA: 7982682128

Thaís Pereira Pedroza RA: 405509

Tecnologias de Gestão

“Eu gosto do impossível porque lá a concorrência é menor.” (Walt Disney)

“Coragem é a principal qualidade de liderança, em minha opinião, não importa onde ela é exercida. Normalmente isso implica algum risco em especial nas novas empresas: coragem para iniciar e para permanecer.” (Walt Disney)

O assunto abordado neste presente artigo envolve metodologias, técnicas e a filosofia processual da gestão organizacional.

Toda a organização tem uma missão, nasce de um propósito e se sustenta do entusiasmo de alcançar objetivos, de atingir metas. Dentro do contexto organizacional, surgem as empresas que tem como maior objetivo a lucratividade, no entanto não existem e não sobrevivem por si só, são compostas e dirigidas por pessoas que necessitam de informações, conhecimentos, capacitação, técnicas e gerenciamento para permanecer em um contínuo desenvolvimento, uma contínua expansão.

Portanto, neste ciclo vital, as empresas surgem de uma finalidade particular, de uma missão, de um sonho de uma pessoa ou grupo de pessoas, e passa pelo planejamento, elaboração de estratégia, se estende pela administração até o alcance dos objetivos, onde desperta a pessoa do gestor, o seu perfil, suas características e seus desafios.

I Tópico

Tecnologia e Ferramentas da Gestão

Nos tempos remotos, as organizações, as empresas (grandes ou pequenas) eram voltadas para um comércio regional, limitado; a preocupação era atender as necessidades locais e não havia tanta preocupação com a concorrência e a competitividade, ao contrário dos tempos atuais, onde surge a incidência global, que vem inflamando cada vez mais o mercado consumidor, oferecendo semelhantes artigos, no entanto vindos de diversos fabricantes, exigindo do gestor tecnologia no âmbito da informação, equipamentos e relacionamento humano, no ponto de vista empresarial, pessoal e social, sem esquecer do comprometimento e responsabilidade ambiental.

Tamanhas são as exigências impostas pelo mercado globalizado, que o gestor moderno necessita constantemente se aperfeiçoar de forma criativa e ser dotado de habilidades democráticas, burocráticas, mas sobretudo, empreendedoras, ter a capacidade visionária para estar a frente de seus concorrentes, driblando os obstáculos da competitividade, utilizando novos métodos, uma comunicação eficaz e a quebra de paradigmas, sendo provedor de uma administração cautelosa e humanista, contrária à repressão e à imposição, mas estimulando o diálogo entre os colaboradores, os chamados Stakeholders, todos ligados direta e indiretamente à organização, propondo uma abertura para, se possível for, efetuar mudanças, que muitas ocasiões são vistas com uma certa resistência.

II Tópico

Mudança Organizacional

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.” (Charles Darwin)

O gestor contemporâneo enfrenta o grande desafio que são as mudanças. As mudanças são contínuas e ligeiras. É possível listar algumas mudanças que afetam diretamente a rotina de uma organização: mudanças na informação, na tecnologia cada vez mais veloz e avançada, mudança nos métodos, na cultura interna e externa, mudança nas necessidades humanas, na oferta, na procura, mudança nas exigências, na economia, na política, na moeda, mudanças climáticas. Este tornado de mudanças segue em direção às organizações exigindo delas também inovações e alterações e planos e planejamentos, inovação dentro do contexto gerencial, para que as empresas possam permanecer verticalmente e equilibradas no mercado global.

O gestor precisa dar às empresas um diferencial estratégico que possa distinguir a sua organização das demais, colocando-a em posição de liderança, com a competência de cativar os clientes e também retê-los, afinal clientes satisfeitos sempre trazem mais um cliente.

Porém não basta simplesmente aderir e/ou adequar-se às mudanças, é preciso que o gestor as entenda para simultaneamente atender aquilo que pedem as mesmas, para não perder a posição no mercado. O gestor precisa avaliar o aro que envolve a variação, a oscilação dos fatos e das necessidades, das rotas e dos pontos de chegada, porém o fator tempo não é um aliado, tendo em vista que o próprio tempo anda sem tempo, está acelerado e exausto. Adotar qualquer metamorfose na organização pode sinonimar perda ou ganho, por isso o gestor deve ser ousado para assumir riscos, precisa ser criativo e ético, pois sua conduta retrata a imagem da empresa, e a implantação de novos métodos mexe de modo concreto com a estrutura financeira da entidade, tanto no treinamento de pessoas, na compra de novos equipamentos, entradas (inputs) no processo, saídas (outputs), quanto aos investimentos, contratos, promoções e outros.

O gestor é um componente primordial de um subsistema, no entanto gerencia todo o sistema e é parte de comunicação entre o nível estratégico e o operacional, ainda que seja uma comunicação horizontal; o gestor acaba sendo sempre o intermediário, ele é o provedor do capital intelectual da empresa, estimula, promove, conquista, investe e proporciona a capacitação de seus colaboradores, a fim de agradar o cliente, que representa o bem maior da empresa.

Além do conhecimento explícito ou tático, o gestor se utiliza de algumas ferramentas para gerenciar as organizações.

III Tópico

Tecnologia de Gestão e Ferramentas

“Onde quer que você veja um negócio de sucesso, pode acreditar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com