TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Gestão de Recursos Humanos

Tese: Tecnologia Gestão de Recursos Humanos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  Tese  •  1.808 Palavras (8 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 8

Faculdade Anhanguera de Limeira

ATPS de Empreendedorismo

Tecnologia Gestão de Recursos Humanos

Desafio: Elaborar um Plano de Negócios.

Passo 1-Introdução ao Empreendedorismo e O Processo Empreendedor.

Neste primeiro passo, fora analisado e estudado a Introdução ao Empreendedorismo, além do conceito foi possível perceber quando foi sua origem e intensificação, além de consequências imediatas por ele causadas. Após os conceitos primários houve uma análise de como entender o processo do empreendedor, como também, houve um estudo analítico da mortalidade das pequenas empresas a partir do ano de 1997 a 2001. Já no segundo capítulo do livro Empreendedorismo cujo autor citamos Dornelas, possuiu destaque para a Revolução do Empreendedorismo, bem como, a Evolução histórica das teorias administrativas. Ao final, houve uma narração sobre o Empreendedorismo no Brasil, uma análise histórica do surgimento do mesmo. Assim destacamos a aplicação das diferenças entre o Administrador e o Empreendedor e seus conceitos.

Passo 2-Auto Avaliação do perfil Empreendedor.

Embora compartilhem características semelhantes, existem grandes diferenças entre ser administrador e empreendedor.

As primeiras diferenças notadas serão explanadas a seguir, iniciando com o administrador, que possui como principais características ser orientado para o planejamento e controle, está mais relacionado aos processos gerenciais, a solução de conflitos e circunstâncias desfavoráveis para a empresa, além de possuir uma visão mais abrangente da organização.

Por outro lado, o empreendedor possui instinto visionário, diferenciado, portador de uma motivação. única, possui perfil da necessidade de reconhecimento e admiração, tem coragem para ousar, criar uma ideia nunca vista antes, embora nem sempre se faça presente nas corporações, está sempre focado nas oportunidades de mercado. Ao final, possui uma grande característica além de muitas como atem facilidade de identificar algo e transformá-lo em oportunidades presentes ou futuras.

No modo de exercer o trabalho podemos notar tais diferenças: Enquanto o administrador trabalha em base de diretrizes, o empreendedor trabalha mais com a criatividade e o aprendizado formal e diversificado.

Desta forma, percebe-se que todo administrador precisa ser empreendedor, por outro lado, nem todo empreendedor vê-se um administrador.

Quanto ao Exercício referido ao quadro 2.3 percebemos que: quando cobrados;

• Foco apenas nos lucros, esquecendo-se do poupar.

Passo 3- Criticas e Elogios.

Para um primeiro momento, estabelecemos comentários a seguir expostos:

Será preciso adquirir mais autoconfiança para lidar com as dificuldades que possam surgir, como o stress recorrente da rotina diária, além de pensar menos no dinheiro e mais nos resultados a serem alcançados, ter Fé no negócio como um todo.

Possuir senso de disciplina e vontade, começando pelo grau hierárquico, como, sócios, funcionários, co-funcionários terceirizados, tendo como resultado fiel ao cliente.

Concluímos que ser empreendedor não é tão fácil quanto parece, é preciso saber escolher uma equipe coesa, séria, disciplinada e com senso comum. Empreender não pode apenas basear-se num sonho, mas como colocá-lo em prática e mantê-lo no mercado competitivo, saber a hora de empreender e compreender, como cobrar e perceber, ter ânimo e força, ter feeling de mercado e senso critico para a compra e venda.

Para Dornelas (2008 p.22) “Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de idéias em oportunidade. E a perfeita implementação destas oportunidades leva a criação de negócios de sucesso”.

Entretanto Hashimoto (2006 p.8) que entre definições de empreendedorismo e empreendedor “estudos vão sempre apontar sobre o processo de criação de valor, seja por meio de emprego, lucro, crescimento, bem estar, empresas, inovação e mudanças”.

Timmons (1994) apud Dolabela (2003)

Tratando – se do exercício de auto avaliação a pontuação média do grupo finalizou em um total de 130 pontos, o que nos caracteriza com perfil empreendedor.

Tendo como pontos fortes:

• Saber a importância de conhecer as necessidades dos clientes e tomar medidas necessárias para concluir seus desejos;

• Se adaptar a novos desafios e situações-problema;

• Sentir e buscar motivações para metas, buscar crescimento e superar resultados propostos;

• Facilidade no convívio grupal e possuir iniciativa sempre que preciso;

• Ter perspectivas futuras.

Já os pontos fracos:

• Intolerância às incertezas e falta de estrutura, bem como, stress e conflitos diários;

• Insegurança para tomar novas decisões e implantar novas idéias define empreendedorismo como:

O empreendedorismo envolve definição, criação e distribuição de valor e benefícios para indivíduos, grupos, organizações e para a sociedade. Raramente é uma proposta de enriquecimento rápido; consiste, antes, na construção de valor em longo prazo e de uma corrente durável de fluxo de caixa. (DOLABELA, 2003, p.26)

Portanto pode-se dizer que Empreendedorismo é o ato de aproveitar oportunidades, inovar, planejar, arriscar, empenhar, ser perseverante, acreditar na idéia e transformar em realidade, este ato se aplica em qualquer área, seja um novo negócio, seja um novo processo ou um novo produto.

Já para o conceito de Empreendedor citamos Schumpeter (1949) apud Dornelas (2008 p. 22) diz que: “O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos ou materiais”.

O grupo não só compreendeu as diferenças entre Administrador como Empreendedor, mas desde já estabeleceu senso critico nas discussões, em ambos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com