TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TELEFONIA FIXA

Pesquisas Acadêmicas: TELEFONIA FIXA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  2.047 Palavras (9 Páginas)  •  747 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

Dentro de várias tecnologias existentes, modernas e eficientes, com inúmeros aplicativos, existe uma tecnologia que resiste até hoje : a telefonia fixa.

O modulo de telefonia fixa, é composto de 30 unidades.

Inicia na sua história ao longo do mundo até a convergência entre os mais diversos sistemas, como internet, televisão e demais tecnologias.

O objetivo desde modulo, é fornecer conhecimentos e metodologias sobre a evolução dos Sistemas Telefônicos e o seu progresso até aos dias atuais.

Existe muitas vezes a dúvida sobre separação entre Computação e Telefonia. È normal essa questão, mas tudo é derivado da convergência das áreas de telecomunicações e computação, que gradualmente foram-se integrando, e contribuindo expressivamente para o fenômeno da globalização.

Interessante observar que, o modulo de telefonia fixa permite não só o conhecimento histórico e cientifico da tecnologia, mas abrange conteúdos técnicos sobre a capacidade de cada sistema e os diversos níveis de operação.

Dentro do trabalho apresentado, o foco será as tecnologias mais recentes e suas aplicações.

Também neste trabalho, será dado ênfase às duvidas que apareceram ao longo do estudo do modulo de telefonia fixa.

È obvio a importância de conhecer e entender o desenvolvimento da telefonia e sua evolução tecnológica. Mas daremos mais ênfase à globalização, fenômeno provocado por essa evolução.

É importante ressaltar, que a evolução consistiu em descobrir, aprender, testar e melhorar essa tecnologia.

Hoje, usamos telefones, internet, falamos com outra parte do mundo e não temos conhecimento das mudanças que trouxeram facilidades para que as pessoas mantivessem uma conversa ao telefone.

Cientistas como Graham Bell , Watson, Maxwell, Hertz, e muitos outros contribuíram para o conhecimento e aperfeiçoamento da telefonia.

Mas logo nos primórdios, surgiu a idealização de Centrais Telefônicas, solução adotada até hoje.

A solução de concentrar, num único ponto vários usuários, permitindo que estes possam comunicar-se entre si através de um único caminho até a central e compartilhando os recursos disponíveis, é notório em todas as convergências da tecnologia das telecomunicações, mas claro, numa escala de proporções inimagináveis à 100 anos atrás.

Novas otimizações e tecnologias foram sendo implementadas na evolução do sistema telefônico, com sistemas mais desenvolvidos e mais alcance.

Em 1895, Guilherme Marconi dava inicio a uma nova fase nas telecomunicações através da primeira patente de um aparelho transmissor sem fio.

Mais novidades na área da telecomunicações, estavam a caminho na época dos anos 40 e 50, com as várias inaugurações de sistemas de telefonias móveis.

È a partir desde ponto que continuaremos o desenvolvimento do trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO

A preocupação de se comunicar, sempre esteve presente no meio da sociedade globalizada. Ao longo do desenvolvimento dos primeiros telefones já havia a importância de compreender o uso de telefones públicos, permitindo às pessoas de várias classes sociais puderem se comunicar.

È obvio que o interesse comercial sempre moveu a conquista pela descoberta de tecnologias mais sofisticadas, com o objetivo sensibilizar a população para utilizá-las no seu dia a dia.

Ao ‘provocar’ esse interesse e dependência na população, para fazer uso dos telefones públicos e ao mesmo tempo conscientizar da facilidade e da rapidez das comunicações, gerando o sentimento de proximidade das pessoas, é obvio que teria que haver novas infra-estruturas para atender a essa demanda.

Novos equipamentos e estruturas foram surgindo: Serviço Telefônico Fixo Comutado (SFTC), permitindo o serviço local, serviço de longa distância nacional e internacional, e outros elementos que caracterizam um sistema de telefonia fixa dentro deles o Terminal Telefônico, Rede de Acesso, e o aperfeiçoamento da imprescindível Central Telefônica.

Conforme informado na apostila, a Central Telefônica [...]” é o elemento mais significativo de uma rede de telefônica e tem como funções: Interligação, concentração, gestão, distribuição e tarifação das chamadas geradas pelos assinantes.”

Ainda dentro das funções da Central Telefônica, podemos destacar as seguintes:

Atendimento, Recepção de informação, Processamento da informação, Teste de ocupado, Interconexão, Alerta, Supervisão e Envio de informação.

Atualmente, as centrais são dispositivos de comutação totalmente eletrônica, conhecidas como Centrais de Programa Armazenado (CPA’s) onde predomina a utilização de computadores.

As vantagens são inúmeras de uma Central Telefônica eletronicamente comutada. Citamos algumas dessas características: Flexibilidade, Facilidade para os assinantes, Discagem Abreviada, Transferência e restrição de chamadas, detalhamento de conta telefônica, bem como outras demais facilidades como Velocidade, economia, qualidade e potencial para outros serviços.

As centrais elétricas são classificadas em publica e privada.

As centrais públicas por sua vez são classificadas dentro da abrangência e os tipos de ligações: Central Local, Central Tandem e Central de Transito.

Interessante observar o termo Central Tandem e circuitos Tandem. São centrais e circuitos que interligam centrais locais ou interurbanas. Durante a pesquisa sobre este item e obvio com o apoio da professora coordenadora, concluí-se que uma central Tandem interliga centrais através de juntores e não possui terminais de assinantes, isto é, não liga linha de assinantes.

Trata-se de uma EVOLUÇÃO no sistema de comutação entre centrais, que permitiu acelerar a comunicação e ao mesmo atender um número muito maior de assinantes.

Trata-se de uma questão de ARQUITETURA, que permitiu maior agilidade e capacidade de prestação de serviços.

A arquitetura antiga das centras telefônicas, era semelhante às pequenas mercearias que víamos nos bairros antigamente - os clientes eram atendidos diretamente pelo proprietário, que conhecia a todos e prestava um atendimento vip, porém a um custo mais alto, menor número de mercadoria e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com