TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA GERAL DE SISTEMA

Artigo: TEORIA GERAL DE SISTEMA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 5

TEORIA GERAL DE SISTEMA

RELATÓRIO 2

TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

São necessários dentro de uma organização diversos tipos de sistema, um sistema não consegue atender as necessidades de uma empresa, que são dividas em níveis organizacionais onde cada nível recebe um tipo de sistema, sendo especifico para cada nível, As Empresas se dividem em três níveis, que são Operacional, Tático e Estratégico e os sistemas existentes são: Sistemas de processamento de transações (SPT), Sistemas de Informação Gerencial (SIG), Sistemas de apoio a Decisão (SAD) e Sistemas de Informação executiva (SIE) no qual esta ultima é responsável pelo nível estratégico. Preciso entender as funções desses Sistemas no caso de um Administrador, seja eles via web ou Desktop, no qual são responsáveis pelas mudanças organizacionais e administrativas. Outro fator importante é que os administradores precisam de uma visão ampla, pelo fato de eles serem treinados para gerenciar uma linha de produto e não uma organização inteira. Falaremos agora sobre os diversos tipos de Sistemas suas característica e funções.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL (SIG)

Esse Sistema é responsável pelo suporte de gerencia através de relatórios

Tem como finalidade auxiliar o Gestor, pois alguns administradores.

Gerencia suas empresas sem planejamento, às vezes ocasionando decisões equivocadas. Os sistemas SIG podem contribuir com a tomada de decisão em informações atuais, fazendo com que haja uma diminuição no tempo de resposta.

Existem diversas maneiras de definir esse sistema, mas resumidamente o sistema SIG transforma dados em estruturas decisórias da empresa, na verdade ele auxilia no processo de decisão, fazendo com que os planejamentos, controle e operação das empresas, organizações enfim, possam ser executadas num modo bem eficaz.

Para melhor entender o processo o sistema funciona da seguinte maneira:

Entrada e saída de dados -> Processamento de Dados -> Saída de Produtos de Informação.

Para que o Sistema tenha um perfeito funcionamento é necessário um envolvimento adequado tendo ciência que esse sistema é apenas um apoio, competência das pessoas que irão estar envolvidas em todo o processo, confiar e ter total conhecimento deste sistema, os dados tem que estar sempre atualizados, estes são alguns fatores para que o SIG tenha uma ótima implementação ,desenvolvimento e sustentação dentro da Empresa.

SISTEMA DE APOIO A DECISÃO (SAD)

O Sistema de Apoio a Decisão também auxilia o nível de Gerencia fazendo com que as decisões sejam rápidas e com antecedência, esse sistema utiliza as informações do SIG e SPT eles utilizam informações internas e externas como preços de produtos concorrentes. O SAD possui algumas características, essas características são:

• Manipulam grande quantidade de dados

• Flexibilidade de relatórios e de apresentação

• Suas orientações são gráficas e também textuais

• Execução de Analise e comparações complexas com a utilização de software avançados

• Analise a analise por simulações e por metas

Esses sistemas são compostos por SGBD sistema de gerencia de banco de dados e SGBM sistema de gerencia e banco de modelos entre os recursos de um SAD estão Suportes nas diferentes frequências de decisões, suporte para diferentes estruturas de problemas, suporte para diversos níveis de tomada de decisão, suporte nas fases do modelo e processo decisório. O SAD pode ser aplicado em áreas como: diagnostico medico, preparo do solo para plantio, produção de aviões, controle de irrigação do solo e para meteorologia O Sad utiliza banco de dados internos e externos proporcionando assim uma solução par ao funcionamento da empresa auxiliando a tomada de decisão.

SISTEMAS DE PROCESSAMENTO DE TRANSAÇÕES (SPT)

Esses sistemas auxiliam o nível operacional da empresa, são sistemas básicos. As tarefas repetitivas dentro da organização são realizadas por este sistema, temos tarefas como controle de estoque, sistema de cobrança, contabilidade folhas de pagamentos, etc. Na parte contábil da empresa o sistema realiza Processamento de pedido, controle de estoque, Fatura, Conta a Receber, Conta a Pagar, Compras, Recebimento, Expedição, Recursos Humanos contabilidade em Geral. Cada sistema de SPT necessita de entrada e alimentação de dados, processamento e armazenamento, geração de documentos e relatórios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com