TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TERCEIRIZAÇÃO E INFORMATIZAÇÃO DO RH

Casos: TERCEIRIZAÇÃO E INFORMATIZAÇÃO DO RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  2.777 Palavras (12 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Tutora EAD: Prof. Me. Luiz Manuel Palmeira

Tutora Presencial: Keiliane Garcia

Lucilene Pereira Costa RA 414632

Danilo J. Dos S. Costa RA 407563

José E. Sousa Júnior RA 419466

Maria Felix da Silva RA 414628

Mª de Jesus V. da Silva RA 409187

TENDENCIAS DE TERCEIRIZAÇÃO E INFORMATIZAÇÃO EM RH

São Luís / MA

2013

Lucilene Pereira Costa RA 414632

Danilo J. Dos Santos Costa RA 407563

José E. Sousa Júnior RA 419466

Maria Felix da Silva RA 414628

Maria de Jesus Viana da Silva RA 409187

TENDENCIAS DE TERCEIRIZAÇÃO E INFORMATIZAÇÃO EM RH

Atividade avaliativa: Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito para a avaliação da Disciplina de Tendências de terceirização e informatização em RH para a obtenção e atribuição de nota da Atividade prática e supervisionada.

São Luís / MA

2013

INTRODUÇÃO

A prática da terceirização como um processo ou técnica administrativa surgiu após o início da II Guerra Mundial, quando as indústrias bélicas norte-americanas passaram a delegar algumas atividades para empresas prestadoras de serviços, pois desejavam concentrar-se na atividade principal, voltada ao desenvolvimento e produção de armamentos. No Brasil, a palavra terceirização teria sido cunhada inicialmente dentro da empresa Riocell, tendo como significado apenas a contratação de outras pessoas ou de empresas para a realização de atividades não fins em qualquer organização. Entretanto, com o passar do tempo, com a evolução do conceito atribuído à terceirização, ela passou a ser vista como processo de gestão, pelo qual terceiros assumem algumas atividades estabelecendo relações de parcerias. Assim, a empresa preocupa-se em desempenhar somente as tarefas ligadas ao seu ramo de negócio. Os conceitos de terceirização evoluíram e a maioria dos autores sobre o tema enfatiza alguns elementos em comum, tais como parceria, qualidade e mudança. Os registros mencionam ainda as vantagens competitivas advindas de estratégias bem planejadas, decorrentes de saudável relacionamento entre cliente e fornecedor. Essa abordagem de relacionamento pressupõe a existência de uma ação solidária entre as partes, na qual há prevalência dos interesses mútuos pela qualidade. A adoção das novas práticas proporciona maior satisfação para todos os envolvidos no processo. Amato Neto (1995) descreve que a empresa moderna deveria dedicar-se às atividades e às operações que realmente possam traduzir-se em vantagens competitivas para a organização em si, concentrando-se em unidades de negócios, caracterizadas por apresentarem um número cada vez mais restrito de atividades. Deste modo, há diminuição do número de processos de produção, redução das estruturas administrativas e repasse de atribuições uma rede de outras organizações, que se tornam fornecedores contratados para desempenhar as atividades não essenciais.

OUTSOURCING I: UMA NOVA TENDENCIA DO MERCADO

Devido a constante procura pelo assunto terceirização, resolvemos pesquisar uma série de artigos que relatam experiências e formas de implantação correta de um serviço de terceirização, para que estes sirvam na tomada de decisão das ações do seu planejamento estratégico.

Portanto, temos visto surgir cada vez mais à tendência de terceirização nas empresas não apenas pela sua facilidade, mas também com um conceito extremamente amplo e passível de muitas discussões, sobre o que terceirizar, como e com quem.

TERCEIRIZAÇÃO

Segundo a Wikipédia “a terceirização ou outsourcing é uma prática que visa à redução de custo e o aumento da qualidade. È usar em larga escala por grandes corporações e, observada principalmente em empresas de telecomunicações, mineração, indústria e etc.”.

Em resumo, terceirizar seria passar um serviço, processo ou mesmo todo um departamento de uma empresa para que outra especializada no assunto a desenvolva.

 As Vantagens e Desvantagens de Terceirizar o Setor de RH

Primeiramente, o fato de esta outra empresa ser especializada em um determinado processo que apenas entrega a necessidade da produção do seu produto/serviço e não seja este seu maior diferencial no processo. Portanto neste caso, a terceirização visa melhorar a qualidade deste para que seja ampliada a percepção de valor ao seu cliente.

Em segundo e mais interessante, é que na maioria das vezes terceirizarmos traz um retorno financeiro maior para a empresa, uma vez que essa não terá de dispor de recursos próprios para financiar máquinas e equipamentos necessários para operacionalização deste processo internamente, além de os custos e responsabilidades trabalhistas ser da empresa terceirizada e não da sua empresa. Isto tudo influi diretamente no espaço físico necessário para a empresa, que tem relação direta aos custos físicos ao quadro de funcionários.

E por último, mas não final, destaco sua própria especialização em clientes. Possuindo agora maior tempo para tratar seu relacionamento com sua carta de clientes, você pode dedicar um maior tempo em fideliza lós, tempo que antes era utilizado para corrigir falhas ou na operacionalização de processos da empresa.

Bom, acima de todas as vantagens, terceirizar requer um planejamento estratégico árduo, devem-se analisar todos os fatores de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com