TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TGA- TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Dissertações: TGA- TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 3

Quais foram os impactos desta evolução teórica no desenvolvimento das competências dos trabalhadores?

A administração surgiu da necessidade de administrar as organizações corretamente, em sua origem à palavra significa “prestar serviço ao outro”. Cada autor tem uma visão e um conceito diferente sobre a administração, porém na visão de quase todos os autores é um sistema que têm inúmeras variáveis que correspondem sempre para o alcance final de resultados. Mas, para isso é preciso articular, planejar, organizar, direcionar e controlar todas as atividades da organização.

A teoria geral da administração (TGA) surgiu em decorrência da teoria das organizações. A teoria administrativa enfatiza os aspectos mais importantes como:

 Ênfase nas tarefas: Excelência operacional que se traduz em produtos e serviços de alta qualidade;

 Estrutural: Integração e articulação interna de recursos e competências;

 Pessoas: Participação, envolvimentos, engajamento de todos;

 Tecnologia: Infraestrutura tecnológica com base para informações;

 Ambiente: Foco nos clientes, fornecedores, e concorrentes;

 Competitividade: Foco em competências e em resultados sustentáveis.

O surgimento das teorias da administração foram os impactos para a evolução teórica, as principais abordagens foram: A Teoria Clássica, onde cada funcionário fazia apenas uma parte do processo produtivo e ao somar toda a força de trabalho finalizar-se-ia o produto desejado. Teoria da Burocracia, essa teoria procurava cobrir todas as áreas da organização, sendo uma estrutura social racionalmente organizada, possibilitando a padronização dentro da empresa.E a Teoria Estruturalista, essa abordagem de Thompson é a mais sociológica, concentrando-se sobre determinantes estruturais do comportamento. Para ele, entende-se por “estrutura“ as qualidades de persuasão que tornam possível explicar e prever a situação. Por “função “ entende-se o resultado prático de uma ação, reação, acontecimento em relação há algum valor ou grupos de valores. Já o “cargo” entende-se por um sistema de direitos e deveres em uma situação de interação.

Henry Fayol foi um dos principais autores da Teoria Clássica, com ênfase na estrutura, os principais enfoques foram: organização formal, princípios gerais da administração, e funções do administrador.

Max Weber autor da Teoria Burocrática com ênfase também na estrutura, seus principais enfoques foram: organização formal burocrática (criação em papéis), racionalidade organizacional, sociedade de classes, tradicional, carismática, racional, legal e burocrática.

Vitor A.Thompson principal autor da Teoria Estruturalista, com ênfase na estrutura e ambiente, os principais enfoques foram: atualização dos enfoques clássicos, racionalização de recursos e otimização das tarefas.

Na realidade essas teorias surgiram como respostas para os problemas das empresas, em relação a isso, todas foram satisfatórias, essas teorias entre outras ao longo dos anos foram adaptadas e utilizadas com sucessos dentro das empresas.

Com as exigências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com