TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TGA-TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Exames: TGA-TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  1.441 Palavras (6 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 6

Classificação da administração científica

O mecanicismo é uma característica da Administração Científica onde as organizações eram vistas como um arranjo rígido, construídas a partir de um projeto e montadas como peças mecânicas. A máxima eficiência era procurada através da avaliação pormenorizada do seu funcionamento. O lado humano, as emoções e os relacionamentos foram ignorados. As pessoas eram consideradas preguiçosas e ineficientes e precisavam ser controladas e estimuladas financeiramente para que cumprissem suas obrigações.

Divisão do trabalho e especialização do operário

Ao verificar que o trabalho poderia ser melhor executado e de maneira mais econômica por meio da subdivisão das tarefas, chegou-se a conclusão que o trabalho de cada pessoa deveria, tanto quanto possível, se limitar a execução de uma única e simples tarefa predominante.

A especialização de tarefas ou especialização do trabalho parte do princípio fundamental que o trabalho pode ser realizado mais eficientemente se os funcionários tiverem a permissão de se especializarem.

Conceito

A especialização é uma consequência da divisão do trabalho e é a subdivisão do trabalho da organização em tarefas menores. Várias pessoas e unidades pela organização desempenham tarefas diferentes.

Devido ao grande número de tarefas que devem ser organizadas nas organizações a especialização pode se tornar uma necessidade. Assim, os funcionários dentro de cada departamento de uma empresa desempenham somente as tarefas relevantes à sua função especializada. Entretanto, todas as tarefas especializadas não podem ser desempenhadas de maneira totalmente independente.

Pelo fato de todas as unidades constituírem uma organização maior, deve existir algum grau de comunicação, coordenação e cooperação entre elas. A coordenação refere-se a procedimentos que ligam as varias partes da organização para que se alcance a missão global da empresa.

Os professores de Harvard Paul Lawrence e Jay Lorsch 3 apresentaram importantes contribuições sobre esse tema. Descreveram estruturas organizacionais segundo duas dimensões principais: diferenciação (que provém da especialização e da divisão do trabalho) e integração (o termo que utilizam para coordenação).

Uma consequência da especialização e da divisão do trabalho é a diferenciação. Uma diferenciação alta é quando há muitas subunidades e especialistas que pensam de modo diverso. A diferenciação horizontal entre unidades diferentes em níveis semelhantes é chamada de departamentalização. A especialização de tarefas pode levar ao aumento do alcance de controle dos níveis mais altos da hierarquia organizacional, uma vez que o número de subordinados pode ser maior com a especialização. Explorar vantagens comparativas: A especialização de tarefas permite a empresa a combinar os funcionários com as tarefas baseadas com suas habilidades e interesses.

Menores despesas com treinamento: Com tarefas especializadas cada empregado é treinado para completar apenas uma função, reduzindo os custos de treinamento. A não especialização de tarefas faz com que os empregados sejam treinados para mais de uma função o que pode ser mais caro.

Os trabalhos são menores e podem ser feitos de maneira eficiente.

Desvantagens

Menor possibilidade de explorar sinergias (complementaridades) entre tarefas.

Custos de coordenação: As atividades dos empregados especializados têm que ser coordenadas e isso podem levar à sobrecarga de supervisores e também desenvolver procedimentos para coordenar as atividades pode ser muito caro.

Menor flexibilidade para realocar pessoas para outras funções e/ou departamentos.

Miopia funcional: empregados especializados tendem a focar em suas funções individuais.

Segundo Daft, “com muita especialização, os funcionários são isolados e fazem apenas um único serviço entediante. Muitas empresas estão aumentando os serviços para proporcionar maiores desafios ou atribuindo equipes às tarefas para que funcionários possam circular entre os vários serviços desempenhados pela equipe.”

Exemplo

O exemplo que melhor ilustra a especialização do trabalho e de tarefas é uma linha de montagem automotiva, onde cada funcionário desempenha a mesma tarefa repetidamente. Não seria eficaz fazer com que um funcionário construísse todas as partes do carro inteiro ou grande numero de serviços não relacionados.

Discussão

Assim, a especialização do trabalho não pode ser considerada algo obsoleto uma vez que esta continua contribuindo para a eficácia e eficiência da organização, fazendo com que a empresa aumente seus níveis de produtividade. Entretanto, a especialização também não pode ser considerada uma fonte inesgotável de produtividade já que o uso dela também pode acarretar em desvantagens como o aumento do custo de coordenação ou problemas como a desmotivação dos empregados. 6.

Portanto, pode-se dizer que a especialização de tarefas gera economia e aumento da produtividade em certos tipos de trabalhos, mas também pode acarretar problemas quando levada a extremos.

Visão microscópica do homem

A Administração Científica visualiza cada empregado individualmente, ignorando que o trabalhador é um ser humano e social. A partir de sua concepção negativista do homem - na qual as pessoas são preguiçosas e ineficientes - Taylor enfatiza o papel monocrático do administrador: "A aceleração do trabalho só pode ser obtida por meio da padronização obrigatória dos métodos, da adoção obrigatória de instrumentos e das condições de trabalho e cooperação obrigatórias. E essa atribuição de impor padrões e forçar a cooperação compete exclusivamente à

gerência". "O esquema de Taylor implica na proliferação do trabalho desqualificado que coexiste com uma estrutura administrativa monocrática, alienante, na qual a principal virtude é a obediência às ordens.

Ao lado dessa concepção atomística do homem há outra decorrência da visão microscópica do trabalhador. Apesar de Taylor e seguidores terem se preocupado com a adequação dos dois elementos que constituem a essência do trabalho - as características do homem e as características da máquina essa preocupação inicial não chegou a confirmar-se em seus trabalhos posteriores. Os engenheiros americanos limitaram-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com