TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TGA -Teoria Geral Da Administração

Monografias: TGA -Teoria Geral Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  5.142 Palavras (21 Páginas)  •  900 Visualizações

Página 1 de 21

CURSO: ENGENHARIA CIVIL

PROF.: MSc. ANTONIO TADEU

DISCIPLINA: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO- 2º SEM – 2014

RESUMO: CAPÍTULO 1 – ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO

Livro: Introdução à Administração

Autor: Antonio Cesar Amaru Maximiano

Textos complementares dos livros:

Livro: Teoria geral da administração

Autor: Francisco Lacombe

1-) Conceitos Básicos: Organizações

Tudo o que acontece por meio de organizações; são as organizações que executam, de uma forma ou de outra, quase todas as atividades na sociedade moderna. As organizações complexas constituem um dos elementos mais importantes nas sociedades atuais. As pessoas nascem em hospitais, são educadas em escolas, trabalham em uma ou outra organização e, de acordo com sua participação em atividades político-religiosas, com frequência, ocupam lugares em organizações. Em resumo, os membros das sociedades modernas tiram grande parte de sua satisfação material, social e cultural de organizações. O caminho para a compreensão do homem moderno e da sociedade em que vive conduz, portanto, ao estudo das organizações. As organizações obtêm, em média, desempenho tão superior aos indivíduos, que fica, quase sempre, difícil uma pessoa competir sozinha com aquilo que está sendo executado por uma organização.

Denominamos Organização um grupo de pessoas que se constitui formalmente para atingir objetivos comuns. Incluem-se nesta definição empresas, universidades, hospitais, escolas, creches, associações culturais, partidos políticos, sindicatos, clubes, condomínios, cooperativas, famílias, organizações não-governamentais, associações de classes profissionais, corporações militares, associações de moradores de bairro etc. Portanto, quase tudo é feito pelas organizações. Assim, desde tempos pré-históricos existem organizações.

1.1 A Organização Mais Simples Possível

A partir do momento em que os membros de um grupo aceitam uma liderança, está caracterizada a existência de uma organização, em que as pessoas aceitam a ascendência de um líder para julgar ou compor as diferenças entre os membros de um mesmo grupo e todos, por assim dizer, obedecem a esse líder. Essa organização se caracteriza, portanto, pela existência de um líder; os demais membros do grupo “se reportam”, ou seguem esse líder. Trata-se da forma mais simples possível de organização. Ela existe nas tribos mais primitivas da Pré-história e mesmo em outras espécies animais. Uma vez formada a organização, ela adquire vida própria e tem que ser administrada.

Assim temos, a forma mais primitiva de organização que é chamada Organização Radial, devido a forma de como é representada.

A forma Radial não é a mais usual para a representação gráfica de uma organização, mas o resultado prático será idêntico, se fizermos a representação da forma Usual, a qual exprime a organização simples.

Já na época dos povos primitivos, existiam organizações um pouco mais complexas do que as da forma Radial e Usual, e que conforme prova documental, existia a organização com o Nível Intermediário entre o Líder e seus Seguidores há, pelo menos, quatro mil anos.

1.2 Definição de Organização

Organização é a forma que assume toda associação humana para atingir um objetivo comum. “Edgar Schein” define organização como a coordenação racional das atividades de certo número de pessoas, que desejam alcançar um objetivo comum e explícito, mediante a divisão das funções e do trabalho e por meio da hierarquização da autoridade e da responsabilidade.

Organização é um sistema de atividades ou forças, de duas ou mais pessoas, conscientemente coordenadas” (“Chester Barnard”). Desse modo, segundo essa definição o “autor” considera três elementos essenciais da organização que são:

- A comunicação entre os indivíduos;

_ a motivação para contribuir e o

_ propósito comum.

Assim, para definir tanto a Administração quanto a Organização existem duas palavras-chave, que são Objetivos e Recursos.

A Organização é um grupo de pessoas que trabalham juntas sob orientação de um Líder, visando a um objetivo.

Uma Organização é um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivos (ou conjunto de objetivos). É o encontro de duas ou mais pessoas ou entidades em torno de um interesse em comum.

Portanto, as organizações são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns. Surgem como resposta à necessidade dos indivíduos de alcançar metas mais ambiciosas, impossíveis de serem atingidas individualmente, em virtude da complexidade e da variedade das tarefas inerentes ao trabalho a se efetuar.

Em primeiro lugar, todas as organizações têm um propósito ou uma finalidade. Os objetivos são inúmeros, desde produzir um produto, prestar um serviço, atender às necessidades sociais ou espirituais da sociedade, defender um país, entre muitos outros. Entretanto, é esse propósito que confere às organizações uma razão para existir. Em segundo lugar, todas as organizações são compostas por pessoas. Sem elas, as organizações não têm quem tome decisões com relação aos objetivos, nem quem realize um conjunto de tarefas de forma a alcançá-los. Além disso, as organizações possuem uma estrutura que define e delimita qual é o papel, a autoridade e quais são as responsabilidades de cada um dos seus membros. O desenvolvimento de uma estrutura organizacional envolve a definição de regras e procedimentos internos, a divisão do trabalho, a descrição de funções, o estabelecimento de relações de autoridade entre seus membros, entre outros. Assim, uma organização é uma entidade que possui um propósito; é composta por pessoas ou membros e tem uma estrutura de divisão de trabalho inerente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com