TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TI Em Logistica

Artigos Científicos: TI Em Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  2.760 Palavras (12 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 12

Logística e a tecnologia da informação

Ana Laura Wiethaus Bigaton - alwb@prod.eesc.usp.br - EESC/USP

Edmundo Escrivão Filho - edesfi@prod.eesc.usp.br - EESC/USP

Resumo

Utilizando a metodologia de pesquisa bibliográfica para registrar os conceitos de logística, tecnologia da informação e de exemplos de uso de tecnologias da informação na logística, esse artigo objetiva evidenciar a importância da tecnologia da informação para uma gestão da logística eficiente e competitiva. Com a tecnologia da informação os processos logísticos são agilizados, além do que são baseados em informações confiáveis. O artigo mostra também uma alta relevância das ferramentas da tecnologia da informação (Sistema Roteirizador, Sistema de Entrega Administrada, Sistema de posicionamento e comunicação Automatic Vehicle Location, EDI, ECR, Data Warehouse etc) na alavancagem da logística na criação de valor para a empresa.

Palavras-chave: logística, tecnologia da informação e sistemas de informações

1. Introdução

Atualmente, devido às necessidades de satisfazer as demandas cada vez maiores do cliente, a logística tornou-se reconhecida como uma área de grande oportunidade. Em determinados setores, como na distribuição e no varejo, as empresas não podem ignorar a importância da logística em relação à lucratividade. É imperativo fornecer serviço ao cliente e que não seja superado por ninguém, e satisfazer totalmente às necessidades de escolha do produto, entrega em tempo e disponibilidade de estoques a um preço competitivo. Não somente a lucratividade, mas também a sobrevivência da empresa depende destas questões. Para a maioria, a definição mais amplamente utilizada da logística é "obter os produtos certos, no lugar certo, no momento certo, ao menor custo". Para diminuir custos se deve aplicar a logística na cadeia de suprimentos sem alterar a qualidade do produto final, ou seja, criar valor para a empresa aumentando sua lucratividade.

Uma grande força motriz na busca de melhorias de lucratividade no campo da logística, é o uso da tecnologia da informação, uma vez que essa é capaz de fornecer as informações certas no momento certo para tomar a decisão certa pelo motivo certo, e, portanto, melhorar os lucros, o que é fundamental.

2. Evolução da logística

As relações entre empresas surgiram e se desenvolveram paralelamente em um processo de especialização da produção em diversos setores econômicos. No início entendia-se a Logística como a responsável pela distribuição de produtos, no decorrer dos anos com as grandes mudanças na economia mundial, a crescente globalização, a mudança no perfil e exigências do cliente, a diminuição do ciclo de vida dos produtos e a elevada utilização da tecnologia, a logística foi abrangendo novas atividades ao longo da cadeia de produção, surgindo assim novos conceitos, desde a administração logística até a logística integrada, onde não se busca apenas a redução do custo de uma atividade individual (como o transporte, por exemplo), mas sim o custo logístico total da empresa - transporte, estocagem, armazenagem, processamento de pedidos, lotes de produção, de compras e serviço ao cliente.

Mais tarde forma-se o Council of Logistics Management (anteriormente National Council of Phisical Distribution Management) para desenvolver a teoria e a compreensão do processo logístico, promover a arte e a ciência de administrar os sistemas logísticos e ainda promover o diálogo e a evolução desse campo, operando sem fins lucrativos e em cooperação com empresas e instituições. Segundo o Council of Logisitic Management (CLM), administração logística é

o processo de planejar, implementar e controlar o fluxo e o armazenamento, eficiente e eficaz em termos de custo, matérias-primas, estoques em processo, produtos acabados e informações correlatas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de obedecer às exigências dos clientes (LAMBERT, 1999).

Com a globalização da economia, ou seja, com a integração dos mercados em nível mundial no sentido de que um produto e sua matéria-prima, independentemente de sua origem ou procedência possa estar sendo oferecido para consumo em qualquer parte do mundo, tornou-se condição essencial à integração das atividades na empresa. Passou-se a ser necessário a preocupação com o todo e, em 1998 o Global Supply Chain Forum define o Supply Chain Management (SCM), como a integração dos processos comerciais críticos desde o usuário final até os fornecedores originais, que fornecem produtos, serviços e informação que adicionam valor aos clientes e outros parceiros (LAMBERT, 1999).

Em face dessas mudanças, em 1998 o CLM, passou a definir a Logística como a parte do processo da cadeia de abastecimento que planeja, implementa e controla de forma eficaz e eficiente o fluxo de armazenamento de bens, serviços e informação relacionada, desde o ponto de origem a ponto de consumo de modo a atender aos requisitos dos clientes (LAMBERT, 1999). Assim logística deixou de ser mero coadjuvante para fazer parte do elenco principal, responsável por eliminar e diminuir custos, atender o cliente com confiabilidade, em tempo e hora, o que a torna um diferencial importantíssimo no mundo globalizado (MAZZEO, 2001). Segundo Christopher (1997, p. 2) “... o gerenciamento logístico pode proporcionar uma fonte de vantagem competitiva”.

Diante deste novo quadro, as empresas, através da logística, procuram uma vantagem competitiva que permite sobreviver à atual economia mundial. Elas precisam otimizar seus lucros, através da vantagem de custo ou da vantagem de percepção de valor pelo cliente. A logística começa a ser vista como um sistema integrado capaz de agregar valor por meio dos serviços prestados (FLEURY; WANKE; FIGUEIREDO, 2000).

Para Dornier et al. (2000, p.28) a tendência rumo a uma economia mundial integrada e a uma arena competitiva global está forçando as empresas a desenvolver estratégias para projetar produtos para um mercado global e maximizar os recursos da empresa ao produzi-los.

Dornier et al. (2000) também diz que a logística é como uma gestão de fluxos entre marketing e produção, e sendo assim, o processo logístico atravessa todas as áreas funcionais, criando então importantes interfaces, e por isso todas as organizações devem ser analisadas como um sistema no qual as diferentes áreas funcionais e os diferentes membros estão todos inter-relacionados. O autor (p. 41) ainda complementa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com