TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

T.I Tecnologia

Trabalho Escolar: T.I Tecnologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.920 Palavras (8 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

CENTRO DE INFORMÁTICA

PARADIGMAS DE LINGUAGENS COMPUTACIONAIS

BRUNO EDSON MARTINS DE ALBUQUERQUE FILHO

MARCELO RODRIGUES NUNES MENDES

PABLO DE SANTANA BARBOSA

OBJECT PASCAL

Trabalho apresentado sobre a história e características da linguagem Object Pascal aos professores Hermano Perrelli e Luis Menezes.

Recife, 20 de maio de 2004.

OBJECT PASCAL

1. Introdução

Nas páginas a seguir descreveremos resumidamente a linguagem Object Pascal. Não poderíamos, no entanto, deixar de falar um pouco sobre o ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) Delphi. Como veremos no restante deste artigo, há uma relação muito estreita entre essa linguagem e o IDE. O nosso objetivo aqui é dar uma visão geral dessa linguagem, procurando dar ênfase nas origens dela. O artigo começa com a descrição da origem da linguagem Object Pascal (e do Delphi). A seguir veremos características que tornam essa linguagem tão diferente da conhecida linguagem estruturada Pascal. Depois falaremos sobre a especificação e a utilização da Object Pascal.

2. Origem

2.1 Pascal e Object Pascal

Pascal foi definida em 1970 pelo Prof. Niklaus Wirth do Swiss Federal Institute of Technology (Zurich), como extensão do ALGOL (linguagem de programação voltada para computação científica). Em um congresso em Zurich, um comitê internacional designou o ALGOL como uma linguagem independente de plataforma. Isto deu mais liberdade para as características que eles poderiam colocar na linguagem, mas também tornou mais difícil a escrita de compiladores para ela. A carência de compiladores em muitas plataformas, combinada com sua carência de ponteiros e muitos tipos de dados básicos tais como caracteres, fez com que ALGOL não fosse amplamente aceito, o que fez com que essa linguagem acabasse quase totalmente abandonada, exceto como linguagem para descrição de algoritmos.

A especificação formal de Pascal foi publicada em 1971. O nome da linguagem foi dado em homenagem ao filósofo e matemático francês Blaise Pascal que inventou uma máquina de calcular mecânica. Pascal é bastante orientado a dados, dando ao programador a capacidade de definir tipos de dados personalizados. Com esta liberdade veio a rígida checagem de tipos, que garantiu que tipos não se misturariam. Pascal pretendia ser uma linguagem educacional, e foi amplamente adotada como tal. Pascal é de escrita mais livre, diferente de FORTRAN, assim os estudantes não tinham que se preocupar com formatação. Além disso, Pascal se parece muito com uma linguagem natural, tornando muito fácil o entendimento do código escrito com ele.

Object Pascal é a extensão orientada a objetos da linguagem Pascal que foi desenvolvida pela Apple em parceria com Wirth, inventor de Pascal. Ela descende de uma tentativa anterior de produzir uma versão orientada a objetos de Pascal, chamada ClasCal, que foi inicialmente utilizada nos computadores Lisa da Apple. Na realidade existiram poucas modificações na sintaxe de Object Pascal em relação a Pascal. Um novo tipo de dados foi adicionado, o objeto. Em adição, É possível especificar uma lista de procedimentos e funções, referenciados como métodos, para um tipo de objeto particular. Estes métodos definem as ações que aquele objeto deste tipo pode realizar. Como adiantamos na introdução essa linguagem tem uma estreita relação com o IDE Delphi, entenderemos como isso ocorre na próximo seção onde descreveremos de maneira breve a história da evolução do Turbo Pascal ao Delphi.

2.2 Borland Pascal

Com o lançamento, em novembro de 1983, do Turbo Pascal 1.0, a Borland iniciou sua jornada no mundo das Ferramentas e ambientes de desenvolvimento. Na criação do Turbo Pascal a Borland licenciou um núcleo de compilador, desenvolvido por Anders Hejlsberg, mais rápido e barato que os existentes na época. Turbo Pascal introduziu um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE), onde era possível editar o código, executar o compilador, observar os erros e voltar para as linhas que contém esses erros. O compilador Turbo Pascal foi um dos mais vendidos em todos tempos, o que tornou a linguagem popular em PC’s.

2.3 Delphi

Delphi foi uma proposta da Borland para uma nova geração de ambiente de desenvolvimento visual para Windows, baseado na linguem de programação Object Pascal. Após o desenvolvimento de Turbo Pascal 1.0, Anders se tornou o arquiteto de todas as versões do compilador Turbo Pascal e das primeiras três versões de Delphi. Como arquiteto chefe da Borland, Hejlsberg secretamente tornou Turbo Pascal numa aplicação de desenvolvimento de linguagem orientada a objeto, completa e com um ambiente realmente visual com suporte para acesso a banco de dados, assim se originou o Delphi.

História do Delphi

Tudo começou com a primeira versão do Delphi. Na época, a estratégia baseada em formulários e orientada a objetos, o compilador extremamente rápido, o ótimo suporte a banco de dados, a íntima integração com a programação Windows e a tecnologia de componentes atraíram a atenção da comunidade de desenvolvedores de software. O elemento, mais importante desse produto, no entanto, era a sua linguagem, Object Pascal, a fundação de todo o resto. O Delphi 2 apresentou novas características, como: objetos de múltiplos registros, suporte à automação OLE, o tipo de dados variante, um suporte e uma integração melhores com o Windows 95, o tipo de dados string longa e a herança visual de formulários. O Delphi 3 incluiu a tecnologia de visão de código, o suporte à depuração DLL, os modelos de componentes, o TeeChart, o Decision Cube, a tecnologia WebBroker, os pacotes de componentes, os ActiveForms e uma grande integração com o COM. O Delphi 4 incluiu o editor AppBrowser, novos recursos do Windows 98, melhor suporte a OLE e COM, componentes de bancos de dados estendidos e muitas adições e melhorias nas classes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com